O Que É Obrigatório para o Novo Muçulmano Fazer e Abandonar – Shaykh Ṣāliḥ Al-Fawzān

bismillah (1)

Todos os louvores são para Allāh e que a Sua menção e a paz estejam sobre nosso Profeta Muḥammad, sua família e seus Companheiros. Prosseguindo:

Allāh criou a criação para a Sua adoração. Allāh, Exaltado seja, disse:

وَمَا خَلَقْتُ الْجِنَّ وَالإِنسَ إِلاَّ لِيَعْبُدُونِ

E Eu não criei os Jinn e os humanos, exceto para Me adorarem [Sozinho]. [Sūrah AdhDhāriyāt (51):56]

Eles não devem adorar a Allāh, exceto através daquilo que Ele legislou. Ele enviou Seus Mensageiros para clarificar para as pessoas aquilo que Ele legislou aos Seus servos, pois a adoração com outro [meio] além daquilo que Ele legislou é inválida. Ele selou [o envio de] os Mensageiros com Muḥammad ﷺ e Ele fez obrigatório sobre todas as pessoas segui-lo. Allāh, Exaltado seja, disse:

قُلْ يَا أَيُّهَا النَّاسُ إِنِّي رَسُولُ اللَّهِ إِلَيْكُمْ جَمِيعًا

Dize [ó, Muḥammad ﷺ]: “Ó, humanidade! Em verdade, eu sou o Mensageiro de Allāh para todos vós.” [Sūrah Al-A’rāf (7):158]

Então aquele que não acredita em Muḥammad é um incrédulo. A religião de Muḥammad ﷺ é Al-Islām e Allāh não aceitará qualquer religião além dele. Allāh, Exaltado seja, disse:

وَمَنْ يَبْتَغِ غَيْرَ الإِسْلامِ دِيناً فَلَنْ يُقْبَلَ مِنْهُ وَهُوَ فِي الآخِرَةِ مِنْ الْخَاسِرِينَ

E quem quer que busque outra religião além do Islām, isso jamais será aceito dele e na Vida Eterna ele será dentre os perdedores.  [Sūrah Āl ‘Imrān (3):85]

O Islām, com o qual o Profeta Muḥammad ﷺ veio, tem cinco pilares:

  1. O testemunho de que nada tem o direito de ser adorado, exceto Allāh e que Muḥammad é Mensageiro de Allāh;
  2. O estabelecimento da Oração;
  3. O pagamento da Zakāh;
  4. O Jejum do Ramaḍān;
  5. Fazer a Peregrinação à Casa Sagrada de Allāh, se a pessoa tiver capacidade.

O Que Deve Fazer Aquele que Entra no Islām

Ele deve pronunciar os dois testemunhos e então deve cumprir com os Pilares do Islām, como se segue:

Primeiro: Ele deve dizer abertamente:

أشهد أن لا إله إلا الله وأشهد أن محمد رسول الله

Ash-hadu an lā ilāha illa Allāh wa ash-hadu anna Muḥammadan Rasūl-ullāh (Eu testemunho que não há deus verdadeiro, nada digno de adoração, exceto Allāh e eu testemunho que Muḥammad é Mensageiro de Allāh).

Segundo: Ele deve rezar as cinco orações: Fajr (Oração da Alvorada), Ẓuhr (Oração do Meio-Dia, momento do zênite do sol), ‘Asr (Oração da Tarde), Maghrib (Oração do Pôr-do-Sol) e ‘Ishā (Oração da Noite), a cada noite e dia pela duração da sua vida. O Fajr é de duas Rak’āt (unidades da oração), Ẓuhr é de quatro Rak’āt, ‘Asr é de quatro Rak’āt, Maghrib é de três Rak’āt, ‘Isha é de quatro Rak’āt.

Ele não reza, exceto depois de ter feito a ablução (wuḍū) – isso é através de lavar seu rosto inteiro (boca, nariz e rosto), lavar as mãos (até e) incluindo os cotovelos, passar a mão na cabeça (e dedos nas orelhas) e lavar os pés até os tornozelos com água pura.

Terceiro: Se ele tem dinheiro que é excedente daquilo que ele necessita, então ele deve dar 2,5% dele como Zakāh (Caridade) aos pobres e necessitados todo ano. Se sua riqueza não excede aquilo que ele necessita, então não há Zakāh taxado sobre ele.

Quarto: Ele deve jejuar o mês do Ramaḍān. Ele é o nono mês do ano Hijrī (ou seja, o ano do calendário islâmico). Ele deve deixar de comer, beber e ter relações com a sua esposa do aparecer da alvorada até o pôr-do-sol. Ele pode comer, beber e ter relações com sua esposa somente à noite.

Quinto: Se ele tem valor monetário e capacidade física, então ele deve fazer a Peregrinação à Casa de Allāh uma vez na sua vida. Se ele não tem o valor monetário ou a capacidade física, devido à idade avançada ou uma doença crônica, então ele pode delegar alguém para fazer o Hajj por ele uma vez.

Sexto: O resto dos atos de obediência são coisas que completam esses Pilares.

Aquilo que o Novo Muçulmano Deve Abandonar

Primeiro: Ele deve abandonar o Shirk em todas as suas formas – e isso é a adoração de outro além de Allāh. Dentre isso está a súplica, o sacrifício para eles e o juramento por eles.

Segundo: Ele deve abandonar a Bid’ah (inovação nas questões da religião) – e isso são atos de adoração que o Mensageiro de Allāh, Muḥammad ﷺ, não legislou. Isso é devido ao dito dele :

من عمل عملًا ليس عليه أمرنا فهو رد

“Quem quer que faça um ato [de adoração] que não é dessa nossa questão (ou seja, da religião), então isso será rejeitado.” [Muslim]

Significando, isso não será aceito.

Terceiro: Ele deve abandonar a usura, jogos de azar, suborno, mentira nos negócios e a venda de substâncias e mercadorias proibidas.

Quarto: Ele deve abandonar a fornicação/adultério, que é ter relações com outra pessoa além da esposa legalmente [permissível] para ele. E ele deve abandonar a homossexualidade, que é relações com alguém do mesmo sexo.

Quinto: Ele deve abandonar o consumo de intoxicantes (álcool, drogas etc.), comer carne de porco e aquilo que foi abatido/sacrificado para outro além de Allāh e [também não deve] comer os animais já encontrados mortos.

Sexto: Ele deve abandonar o casamento com as(os) incrédulas(os), com a exceção das mulheres do Povo do Livro (ou seja, judias e cristãs).

Sétimo: Ele deve se separar da sua esposa incrédula se ela não é do Povo do Livro, ao menos que a incrédula abrace o Islām junto com ele e ela faça isso durante o seu período prescrito de espera.

Oitavo: Se a circuncisão não vai prejudicá-lo, então ele deve ser circuncidado por um médico muçulmano.

Nono: Se ele é capaz de se mudar da terra dos incrédulos para a terra do Islām, então ele deve se mudar. Caso contrário, ele deve permanecer na sua terra enquanto se apegando à sua religião.

Escrito por Ṣāliḥ bin Fawzān Al-Fawzān

– Membro do Comitê dos Eruditos Maiores (Kibār Al-‘Ulamā)

19 de Rabī’ Al-Awwal de 1433 H.

 

Tradução: Yahyā Simões

Fonte: http://www.alfawzan.af.org.sa/node/13814

Tradução original: http://mtws.posthaven.com/what-is-obligatory-upon-the-new-muslim-to-do-and-to-abandon-shaykh-saalih-al-fawzaan

Traduzido originalmente por: Raha bin Donald Batts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s