1) Em verdade, Allāh criou o mundo e tudo o que está nele para adorarem-No Sozinho. Ele enviou o Mensageiro ﷺ para chamar as pessoas para o Tawḥīd (Monoteísmo Puro, a singularização de Allāh) e o Nobre Qur.ān está relacionado com a ‘Aqīdah (Crença) do Tawḥīd na maioria dos seus capítulos e ele explica o mal do Shirk (associação de parceiros com Allāh, seja na adoração ou Seus Atributos) para o indivíduo e a sociedade. Shirk é a razão para a destruição nessa vida e a razão para a destruição eterna no Fogo da Vida Eterna.
2) Em verdade, todos os Mensageiros começaram seu chamado com o Tawḥīd, com o qual eles foram comandados por Allāh a transmití-lo às pessoas. Ele, O Altíssimo, disse:
وَمَا أَرْسَلْنَا مِن قَبْلِكَ مِن رَّسُولٍ إِلَّا نُوحِي إِلَيْهِ أَنَّهُ لَا إِلَٰهَ إِلَّا أَنَا فَاعْبُدُونِ
E Nós não enviamos qualquer Mensageiro antes de ti (ó, Muhammad ﷺ), exceto que nós o Inspiramos (dizendo): Lā ilāha illā Ana [nada tem o direito de ser adorado, exceto Eu (Allāh)], então adorai-Me (Sozinho e a mais ninguém). [Sūrah Al-Anbiyā. (21):25]
O Mensageiro de Allāh ﷺ ficou em Makkah por treze anos enquanto chamava seu povo para o Tawḥīd de Allāh e ele chamou para [adorar a] Ele Sozinho, sem associar qualquer coisa com Ele. Foi em relação a essa questão que Allāh revelou o seguinte versículo ao Seu Nobre Mensageiro ﷺ:
قُلْ إِنَّمَا أَدْعُو رَبِّي وَلَا أُشْرِكُ بِهِ أَحَدًا
Dize: “Em verdade, eu chamo ao meu Senhor e eu não associo qualquer parceiro a Ele”. [Sūrah Al-Jinn (72):20]
O Nobre Mensageiro ﷺ educou seus seguidores sobre o Tawḥīd desde o tempo da infância e ele disse ao filho do seu tio paterno, seu primo ‘Abdullāh bin ‘Abbās:
وَإِذَا سَأَلْتَ فَاسْأَلْ اَللَّهَ, وَإِذَا اِسْتَعَنْتَ فَاسْتَعِنْ بِاَللَّهِ
“E quando tu pedires, então pede a Allah e quando buscares ajuda, então busca ajuda de Allah.” [Ḥasan Ṣaḥīḥ, Tirmidhī]
Esse Tawḥīd é em realidade a religião do Islām, que é construída sobre isso, e qualquer outra coisa além disso não é aceita por Allāh.
3) Em verdade, o Mensageiro ﷺ ensinou seus Companheiros a começar seu chamado às pessoas com o Tawḥīd, então ele disse a Mu’ādh bin Jabal, quando ele o enviou ao Yêmen:
“Então que a primeira coisa que tu os chames, seja a adoração [somente] a Allāh.”
E em outra narração:
“…que eles adorem a Allāh Sozinho.” [Bukhārī e Muslim]
4) Tawḥīd é incorporado no testemunho de que “Nada tem o direito de ser adorado, exceto Allāh e Muhammad é Mensageiro de Allāh”. Seu significado é que não há ser algum que é digno de merecer adoração, exceto Allāh e que não há adoração, exceto aquela com a qual o Mensageiro de Allāh ﷺ veio. É esse testemunho que permite um incrédulo entrar no Islām, já que ele (o testemunho) é a chave do Paraíso e aquele que testemunha isso e crê nisso, entra no Paraíso enquanto ele não o invalidar com o Shirk (associação de parceiros a Allāh) ou uma palavra de Kufr (incredulidade).
5) Os incrédulos Quraysh ofereceram ao Mensageiro de Allāh ﷺ reinado, riqueza, esposas e outros além disso dentre os prazeres dessa vida em troca de que ele abandonasse o chamado para o Tawḥīd e abandonasse os ataques contra os ídolos. No entanto, ele não desejava aquilo deles – pelo contrário, ele continuou seu chamado e suportou os ataques violentos junto com seus Companheiros, até que o chamado ao Tawḥīd foi vitorioso depois de treze anos, depois do qual Makkah foi conquistada e os ídolos foram destruídos. O Mensageiro de Allāh ﷺ recitou:
وَقُلْ جَاءَ الْحَقُّ وَزَهَقَ الْبَاطِلُ ۚ إِنَّ الْبَاطِلَ كَانَ زَهُوقًا
E dize: “A Verdade veio e a falsidade desapareceu. Em verdade, a falsidade é compelida a desaparecer. [Surah Al-Isrā. 17:81]
6) Tawḥīd é a preocupação de um Muslim na sua vida, então ele começa sua vida com o Tawḥīd e ele termina sua vida com o Tawḥīd. Sua tarefa em vida é estabelecer o Tawḥīd e chamar para o Tawḥīd, já que o Tawḥīd unifica os crentes e lhes junta sobre a declaração do Tawḥīd.
Então nós pedimos a Allāh para fazer a declaração do Tawḥīd (Lā ilāha illā Allāh) nossas últimas palavras nesse mundo e nós pedimos a Ele para juntar os muçulmanos sobre a declaração do Tawḥīd.
Tradução: Yahyā Simões
Fonte: “The Methodology of the Saved Sect” – Shaykh Muhammad Jamīl Zaynū
Tradução original: http://spubs.com/sps/sp.cfm?subsecID=TAW01&articleID=TAW010007&articlePages=1
Traduzido originalmente por: Abu Nasir