Onde o Imām Mālik Colocava Suas Mãos na Oração e Por Quê? – Shaykh Sulaymān Ar-Ruḥaylī

Muwatta
Al-Muwatta’ – Livro do Imam Malik bin Anas

bismillah (1)

Pergunta: Alguns dos nossos irmãos rezam com suas mãos abaixadas quando estão em pé na oração. Quando nós lhes dizemos para colocar as mãos deles sobre o peito, eles dizem: “Nosso Madh-hab (Escola de Jurisprudência) é Mālikī. Nós rezamos com nossas mãos abaixadas ao nosso lado.” O Imām Mālik rezou com suas mãos abaixadas ao lado dele?

Shaykh Sulaymān: Não há dúvida – ó, irmãos – a Sunnah é colocar a mão direita sobre a mão esquerda no peito durante a oração. O Imām Mālik, que Allāh tenha misericórdia dele, é dentre os Imāms da Sunnah e um erudito com grande virtude nessa Ummah (nação). Ele costumava exaltar a Sunnah com intensa veneração. Ele costumava dizer: “Os ditos de toda pessoa podem ser aceites ou rejeitados, exceto os da pessoa desse túmulo.” E ele apontava para o túmulo (do Profeta ﷺ) porque ele estava em Madīnah, na Mesquita do Mensageiro de Allāh (ﷺ). Devido à sua sincera intenção, Allāh lhe deu seguidores e ele continua a ser lembrado e aqueles depois dele suplicam (para Allāh) por ele – que Allāh tenha misericórdia dele e lhe recompense com o bem por conta da Ummah de Muḥammad (ﷺ).

O Imām Mālik narrou no Muwaṭṭa’ que o Mensageiro de Allāh (ﷺ) costumava colocar sua mão direita sobre sua mão esquerda durante a oração. E era a prática do Imām Mālik, que Allāh tenha misericórdia dele, que se ele visse que havia uma razão que um ḥadīth não deveria ser implementado, ele dizia no fim do ḥadīth: “E nossa ação não está de acordo com isso”, significando que a ação (dos eruditos) do Povo de Madīnah não estava de acordo com isso. Então nós devemos ver: o Imām Mālik, que Allāh tenha misericórdia dele, disse isso no fim da narração desse ḥadīth? A resposta é não, ele não disse. E com isso nós sabemos que o Imām Mālik agia de acordo com esse ḥadīth.

Então se chega alguém dos dizendo: “Então por que é dito que o Imām Mālik rezava com suas mãos abaixadas ao seu lado?”

Eu digo: Al-Ḥāfiẓ Ibn ‘Abdul-Barr Al-Mālikī mencionou em At-Tamhīd, que o Imām Mālik, que Allāh tenha misericórdia dele, foi ordenado a tomar uma posição como juiz e ele recusou. Isso é porque, quem quer que seja apontado como um juiz foi sacrificado sem uma faca. Portanto, ele recusou ser apontado como um juiz e então ele apanhou por causa disso e seu braço ficou incapacitado. Consequentemente, ele não era capaz de levantar seu braço. Então aqueles que o viram rezando assim, transmitiram isso dele achando que isso era devido ao seu Madh-hab, enquanto na realidade não era do seu Madh-hab – que Allāh tenha misericórdia dele.

Durante o fim da vida do Imām Mālik, que Allāh tenha misericórdia dele, ele não saía para a oração em congregação. Então nós dizemos que é do Madh-hab do Imām Mālik que um homem não saia para a oração em congregação? Não, nunca! Pelo contrário, o Imām Mālik, que Allāh tenha misericórdia dele, ficou doente durante o fim da sua vida com uma doença que lhe impediu de ir para o Masjid (mesquita). Ele costumava dizer: “Nem todo mundo com uma desculpa (válida) é capaz de revelar sua desculpa”. Isso é porque sua desculpa estava escondida das pessoas e não era condizente para se mencionar.

Portanto, nós dizemos: Nossa crença é que o Madh-hab do Imām Mālik era colocar a mão direita sobre a mão esquerda na oração, porque ele narrou isso no seu Muwaṭṭa’. Os quatro Imāms – Imām Abū Ḥanīfah, Imām Mālik, Imām AshShāfi’ī e Imām Aḥmad – todos disseram com as suas palavras: “Quando um ḥadīth for autêntico (Ṣaḥīḥ), então ele é o meu Madh-hab.” E o Imām Mālik autenticou o ḥadīth de colocar a mão direita sobre a esquerda na oração e a evidência é que ele o relatou em Al-Muwaṭṭa’. Portanto, nós dizemos: Colocar a mão direita sobre a mão esquerda na oração é o Madh-hab deste nobre Imām, que Allāh tenha misericórdia dele e o perdoe.

 

Tradução: Yahyā Simões

Áudio do Shaykh: https://phaven-prod.s3.amazonaws.com/files/audio_part/asset/1715316/OGZ8O4uQkXBuL9B_saprLHurGTE/Imam_Malik_prayer.mp3

Tradução original: http://mtws.posthaven.com/where-did-imam-malik-place-his-hands-during-prayer-and-why

Traduzido originalmente por: Raha bin Donald Batts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s