Salvando a Alma no Ramaḍān e os Graus dos Perdedores Nesse Mês – Shaykh Al-Fawzān

WestNewMoon

bismillah (1)

Tire vantagem desse mês, que Allāh te mostre misericórdia, porque para muitos de vocês esse mês não vai retornar. Então agarre essa oportunidade com qualquer que seja a capacidade que Allāh te deu – e com qualquer empenho que Ele (subḥānahu wa ta’ālā) te facilitou dos atos de obediência e encorajamento para você. Então, reconheça o status desse mês e dê a ele o direito que ele merece através da obediência a Allāh, o Exaltado. Aumente nas súplicas, na busca do Seu perdão e em arrependimento para Ele, pois a chegada desse mês é boa para o muçulmano. Então se um muçulmano se esforça na obediência para Allāh ao longo do ano, então esse mês é somente um aumento sobre o bem que ele esteve fazendo. Quanto ao muçulmano que esteve falhando na obediência para Allāh ao longo do ano, então ele se arrepende para Allāh nesse mês e então começa sua vida de outra maneira – e então continua sobre a obediência a Allāh mesmo depois desse mês. E se ele era uma pessoa para quem a punição do Fogo se tornou uma obrigação devido aos seus pecados maiores ou pecados que levam à sua destruição, então ele deve se arrepender para Allāh (subḥānahu wa ta’ālā) e então Allāh vai perdoá-lo e livrá-lo do Fogo. Há uma narração atribuída ao Profeta (ﷺ) em que é dito:

O começo do mês do Ramaḍān é uma misericórdia; seu meio é perdão; e seu final é a libertação do Fogo. [1]

O mês inteiro é uma misericórdia de Allāh, perdão para os servos e libertação do Fogo para os pecadores. Um muçulmano não deve se privar da bem desse mês: seja pelo aumento das ações virtuosas que precederam este mês, como era o hábito dos Predecessores Virtuosos (os Salaf); ou por se arrepender das suas próprias deficiências e assim preencher as deficiências com atos de piedade e obediência; ou que uma pessoa se arrependa a Allāh dos pecados maiores e transgressões hediondas que necessitam do Fogo para ele, para que Allāh possa livrá-lo dessa punição.

Assim esse é um mês extraordinário, um período gentil e generoso, então dê a ele seu verdadeiro valor e status com atos de obediência e piedade. Allāh, tabāraka wa ta’ālā , disse:

يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا كُتِبَ عَلَيْكُمُ الصِّيَامُ كَمَا كُتِبَ عَلَى الَّذِينَ مِن قَبْلِكُمْ لَعَلَّكُمْ تَتَّقُونَ

ثُمَّ بَعَثْنَا مِن بَعْدِهِم مُّوسَىٰ بِآيَاتِنَا إِلَىٰ فِرْعَوْنَ وَمَلَئِهِ فَظَلَمُوا بِهَا ۖ فَانظُرْ كَيْفَ كَانَ عَاقِبَةُ الْمُفْسِدِينَ

أَيَّامًا مَّعْدُودَاتٍ ۚ فَمَن كَانَ مِنكُم مَّرِيضًا أَوْ عَلَىٰ سَفَرٍ فَعِدَّةٌ مِّنْ أَيَّامٍ أُخَرَ ۚ وَعَلَى الَّذِينَ يُطِيقُونَهُ فِدْيَةٌ طَعَامُ مِسْكِينٍ ۖ فَمَن تَطَوَّعَ خَيْرًا فَهُوَ خَيْرٌ لَّهُ ۚ وَأَن تَصُومُوا خَيْرٌ لَّكُمْ ۖ إِن كُنتُمْ تَعْلَمُونَ

شَهْرُ رَمَضَانَ الَّذِي أُنزِلَ فِيهِ الْقُرْآنُ هُدًى لِّلنَّاسِ وَبَيِّنَاتٍ مِّنَ الْهُدَىٰ وَالْفُرْقَانِ ۚ فَمَن شَهِدَ مِنكُمُ الشَّهْرَ فَلْيَصُمْهُ ۖ وَمَن كَانَ مَرِيضًا أَوْ عَلَىٰ سَفَرٍ فَعِدَّةٌ مِّنْ أَيَّامٍ أُخَرَ ۗ يُرِيدُ اللَّهُ بِكُمُ الْيُسْرَ وَلَا يُرِيدُ بِكُمُ الْعُسْرَ وَلِتُكْمِلُوا الْعِدَّةَ وَلِتُكَبِّرُوا اللَّهَ عَلَىٰ مَا هَدَاكُمْ وَلَعَلَّكُمْ تَشْكُرُونَ

“Ó vós que credes! Estai-vos prescritos Aṣ-Ṣiyām (o jejum) como ele foi prescrito para aqueles antes de vós, para que tenhais Taqwā [i.e. a piedade das pessoas que temem muito a Allāh (se abstém de todos os tipos de pecados e más ações que Ele proibiu) e amam muito a Allāh (realizam todos os tipos de boas ações que Ele ordenou)]. [Jejuareis] por um número fixado de dias, porém quem de vós estiver doente ou em uma viagem, então o mesmo número de dias [deve ser refeito depois]. E para aqueles que podem jejuar com dificuldade (como um homem velho, etc.) eles tem a escolha de jejuar ou alimentar um Miskīn (pessoa pobre) para cada dia. Mas quem quer que faça o bem pela própria vontade (além do que é obrigatório), isso é melhor para ele. E que vós jejueis, isso é melhor para vós, se vós ao menos soubésseis. O mês do Ramaḍān foi o mês que foi revelado o Qur’ān, uma orientação para a humanidade e evidência clara para a orientação e o critério (entre o certo e o errado). Então, quem quer de de vós que ver a lua crescente da primeira noite do mês do Ramaḍān ele deve jejuar. E quem quer que esteja doente ou em viagem, [deverá jejuar] depois o mesmo número de dias. Allāh vos deseja a facilidade e Ele não vos deseja a dificuldade, mas cumpri o mesmo número (de dias) e glorificai Allāh [i.e. dizendo o Takbīr (Allāhu Akbar – Allāh é o Maior)] por ter vos orientado, a fim de que sejais gratos a Ele. [Sūrah Al-Baqarah (2):183-185]

Seja agradecido a Allāh, que Ele lhe deu a oportunidade de alcançar esse abençoado mês. Para muitos bons muçulmanos esse mês é uma benção para eles, uma bondade e uma salvação do Fogo e um elevação da posição deles devido ao fato que eles se mantém ocupados sobre a obediência a Allāh e adorando-O.

E dentre as pessoas, há aquelas que entram nesse mês arruinados, tendo transgredido contra suas almas com pecados e ações ruins – então eles não se arrependem a Allāh e eles não prestam atenção para esse mês e o que ele contém de bondade e bênçãos – então eles passam por esse mês como eles fizeram os outros meses. Eles são privados das suas bênçãos e eles saem dele da mesma maneira que entraram, sem se beneficiar de qualquer maneira:

أُولَٰئِكَ الَّذِينَ طَبَعَ اللَّهُ عَلَىٰ قُلُوبِهِمْ وَسَمْعِهِمْ وَأَبْصَارِهِمْ ۖ وَأُولَٰئِكَ هُمُ الْغَافِلُونَ

“Eles são aqueles cujos corações, audição (ouvidos) e visão (olhos) Allāh selou! E eles são os desatentos!” [Sūrah An-Naḥl (16): 108]

E disse:

,وَلَا تَكُونُوا كَالَّذِينَ نَسُوا اللَّهَ فَأَنسَاهُمْ أَنفُسَهُمْ ۚ أُولَٰئِكَ هُمُ الْفَاسِقُونَ

“E não seja como aqueles que esqueceram a Allāh (i.e. tornaram-se desobedientes) e Ele os fez esquecerem-se de si mesmos (i.e. deixou-os esquecerem de fazer ações virtuosas). Esses são os Fāsiqūn (i.e. rebeldes, desobedientes a Allāh).” [Sūrah Al-Ḥashr (59): 19]

Então essas pessoas não são elevadas nesse mês, eles não sabem sua importância e valor – e eles privam a si mesmos. Nós pedimos a Allāh pelo bem-estar.

Então há alguns que não veem esse mês, exceto como um mês da comida, bebida, excesso, ir para restaurantes e encher seus estômagos – e indo ao excesso nas compras e no comer. Eles não sabem que esse é um mês de jejum e não um mês de desejos. Esse é um mês de jejum, de se levantar em oração à noite e adoração – ele come o que é suficiente para ele e cumpre com os vários atos de obediência.

E há algumas outras pessoas que são até piores que isso: eles gastam as suas noites nesse mês acordados fofocando, assistindo filmes de fantasias, argumentando, jogando cartas, engajados em conversas vãs, conversas inúteis e tolices. E quando o Fajr chega, eles dormem e permanecem assim até o sol se pôr à noite! Eles não fazem a oração e eles não lembram de Allāh (‘azza wa jall). Para essas pessoas é um mês de permanecer acordado durante a noite e dormir durante o dia. Eles perdem as orações obrigatórias e desperdiçam o seu tempo – isto é o que o mês do Ramaḍān significa para eles, do começo até o fim. Então qual é o benefício que eles alcançaram? Em vez disso eles somente acumularam para eles mesmos nesse mês pecados e perda. Nós pedimos a Allāh por segurança e o bem-estar.

Então está sobre aquele que é afligido por essas questões que ele se arrependa a Allāh (subḥānahu wa ta’ālā) e que ele se apresse em se arrepender – que ele retifique sua alma antes que ela seja tomada. Isso é porque se uma pessoa perder riqueza, propriedade, família ou filhos, isso é uma aflição mais fácil para ele – mas perder a sua religião e perder a alma é muito pior e nós buscamos refúgio em Allāh disso.

فَاعْبُدُوا مَا شِئْتُم مِّن دُونِهِ ۗ قُلْ إِنَّ الْخَاسِرِينَ الَّذِينَ خَسِرُوا أَنفُسَهُمْ وَأَهْلِيهِمْ يَوْمَ الْقِيَامَةِ ۗ أَلَا ذَٰلِكَ هُوَ الْخُسْرَانُ الْمُبِينُ

“Então adorai o que quiserdes em vez d’Ele! Dize (ó Muḥammad (): “Os perdedores são aqueles que perderão a si mesmos e suas famílias no Dia da Ressureição. Inquestionavelmente, isso é a perda evidente.” [Sūrah Az-Zumar (39): 15]

Então temam a Allāh o Poderoso e Majestoso, ó, servos de Allāh – e prestem atenção à excelência desse mês. Aproveite do que vai beneficiá-lo e aproximá-lo de Allāh (tabāraka wa ta’ālā). Faça esse mês uma causa para elevar sua posição diante de Allāh e um meio de expiar e lavar seus pecados.

[1] Parte do ḥadīth relatado por Ibn Khuzaymah, mas ele tem Ibn Jad’ān na cadeia de transmissão e ele é fraco.

 

Tradução: Yahyā Simões

Fonte: Khuṭub al-Minbarīyah, Vol. 5, págs. 259-262

Tradução original: http://www.abukhadeejah.com/saving-ones-soul-in-ramadan-and-the-grades-of-losers-in-this-month-benefits-from-shaikh-al-fawzan/

Traduzido originalmente por: Abu Khadeejah ‘Abdul-Wahid

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