Os Eventos do Último Dia – Shaykh Al-Islām Ibn Taymīyah

baqi-post

bismillah (1)

Seção: E da crença no Último Dia está a crença em tudo o que o Profeta (ﷺ) nos informou do que vai acontecer após a morte.

Então eles (o Povo da Sunnah) acreditam na fitnah (teste) do túmulo e na punição no túmulo e na recompensa no túmulo. Quanto à fitnah: então em verdade as pessoas serão testadas em seus túmulos. Será dito ao homem: “Quem é o teu Senhor? E qual é a tua religião? E quem é o teu Profeta?” Então:

يُثَبِّتُ اللَّهُ الَّذِينَ آمَنُوا بِالْقَوْلِ الثَّابِتِ فِي الْحَيَاةِ الدُّنْيَا وَفِي الْآخِرَةِ ۖ وَيُضِلُّ اللَّهُ الظَّالِمِينَ ۚ وَيَفْعَلُ اللَّهُ مَا يَشَاءُ

“Allāh manterá firme aqueles que crêem com a palavra firme na vida terrena e na vida eterna.” [Sūrah Ibrāhīm (14):27]

O crente dirá: “Meu Senhor é Allāh, o Islām é a minha religião e Muḥammad (ﷺ) é o meu profeta.” Quanto ao cético, ele dirá: “Ah, ah! Eu não sei, eu ouvi as pessoas falarem algo e então eu disse isso.” Ele será golpeado com um martelo de ferro e gritará com um grito que será ouvido por todas as coisas, menos o homem. Se o homem ouvisse isso, ele morreria. Então depois desse teste vem ou a recompensa ou a punição, até que a Ressurreição Maior seja estabelecida.

Seção: Sobre a Ressurreição Maior

Então as almas retornarão de volta aos seus corpos e a Ressurreição sobre a qual Allāh informou no Seu Livro, na língua do Seu Mensageiro (ﷺ) e sobre a qual os muçulmanos estão em ijmā’ (consenso) será estabelecida.

O Segundo Evento a Ocorrer no Dia da Ressurreição

Então as pessoas se levantarão dos seus túmulos diante do Senhor dos Mundos estando descalços, nus e não circuncidados.

O Terceiro Evento a Ocorrer no Dia da Ressurreição

E então o sol será trazido próximo a eles.

O Quarto Evento a Ocorrer no Dia da Ressurreição

E eles serão arreados com suor (ou seja, o suor pode chegar até a altura da boca deles como uma rédea fica na boca de um cavalo).

O Quinto Evento a Ocorrer no Dia da Ressurreição

Então as balanças (que pesam as ações) serão estabelecidas e as ações dos servos serão pesadas com elas.

فَمَن ثَقُلَتْ مَوَازِينُهُ فَأُولَٰئِكَ هُمُ الْمُفْلِحُونَ

وَمَنْ خَفَّتْ مَوَازِينُهُ فَأُولَٰئِكَ الَّذِينَ خَسِرُوا أَنفُسَهُمْ فِي جَهَنَّمَ خَالِدُونَ

“Então aqueles cujas Balanças forem pesadas, eles serão os bem-sucedidos. E aqueles cujas Balanças forem leves, eles serão aqueles que perderam a si mesmos e no Inferno serão eternos.” [Sūrah Al-Mu.minūn (23):102-103]

O Sexto Evento a Ocorrer no Dia da Ressurreição

E os dawāwīn (registros) serão espalhados. Eles são as páginas contendo as ações. Há aquele que pega o seu livro pela sua mão direita e há aquele que pega o seu livro com a mão esquerda ou por trás das suas costas, como Ele, subḥānahu wa ta’ālā, disse:

وَكُلَّ إِنسَانٍ أَلْزَمْنَاهُ طَائِرَهُ فِي عُنُقِهِ ۖ وَنُخْرِجُ لَهُ يَوْمَ الْقِيَامَةِ كِتَابًا يَلْقَاهُ مَنشُورًا

اقْرَأْ كِتَابَكَ كَفَىٰ بِنَفْسِكَ الْيَوْمَ عَلَيْكَ حَسِيبًا

“E Nós atamos todas as ações do homem ao seu pescoço e no Dia da Ressurreição Nós traremos para ele um livro que ele encontrará aberto. (Será dito a ele): ‘Lê teu livro. Tu serás suficiente como acertador de contas contra ti nesse Dia.’” [Sūrah Al-Isrā. (17): 13-14]

O Sétimo Evento a Ocorrer no Dia da Ressurreição

E Allāh acertará as contas das criações. Ele estará sozinho com seu servo crente e lhe fará reconhecer os seus pecados, como isso é descrito no Livro e na Sunnah. Quanto aos kuffār (incrédulos), eles não prestarão contas com a contagem do peso das suas ḥasanāt (boas ações) e suas sayy.āt (faltas, más ações) porque eles não tem ḥasanāt alguma para eles. Mas as suas más ações serão calculadas, então eles as reconhecerão e serão desgraçados por elas.

O Oitavo Evento a Ocorrer no Dia da Ressurreição

E nas ‘Araṣāt (terras planas) da Ressurreição está al-Ḥaw(cisterna) preparado para o Profeta (ﷺ). Sua água é mais branca que o leite e mais doce que o mel. Seus recipientes são tão numerosos quanto as estrelas do céu, seu comprimento é de um mês (de viagem) e sua largura é de um mês (de viagem). Quem quer que beba um gole dele, nunca mais terá sede depois disso.

O Nono Evento a Ocorrer no Dia da Ressurreição

E o Sirāt será colocado sobre o Inferno – ele é a ponte entre o Paraíso e o Fogo.

As pessoas vão passar sobre ele de acordo com a extensão das suas ações. Dentre eles há quem vai passar como um piscar de olhos; e dentre eles há quem vai passar como um raio; e dentre eles há quem vai passar como o vento; e dentre eles há quem vai passar como um cavalo muito rápido; e dentre eles há quem vai passar como um camelo de montaria; e dentre eles há quem vai passar correndo; e dentre eles há quem vai passar andando; e dentre eles há quem vai passar se arrastando; e dentre eles há quem vai ser apanhado e jogado no Inferno, pois em verdade sobre a ponte há ganchos que apanharão as pessoas de acordo com as suas ações. Então quem quer que passe sobre o Ṣirā entrará no Paraíso.

Então quando eles passarem sobre ele (o Ṣirā), eles serão parados sobre uma Qanṭarah (pequena ponte) entre o Paraíso e o Fogo. Então alguns deles serão vingados por outros deles. Então, depois deles terem sido limpos e purificados, será permitido para eles entrarem no Paraíso.

O Décimo Evento a Ocorrer no Dia da Ressurreição

O primeiro a quem será aberto o Portão do Paraíso é Muḥammad (ﷺ). E a primeira das nações a entrar no Paraíso é a sua nação.

O Décimo Primeiro Evento a Ocorrer no Dia da Ressurreição

Há para ele (o Profeta ﷺ) três formas de intercessão durante a Ressurreição:

Quanto à primeira intercessão, ele intercederá pelas pessoas em pé (no Dia do Juízo) até que o Julgamento seja feito entre eles, após os Profetas Ādam, Nūḥ, Ibrāhīm, Mūsā e ‘Īsā bin Maryam terem recusado a fazer a intercessão, até que isso chegue a ele.

Quanto à segunda intercessão, ele intercederá pelo Povo do Paraíso para que eles entrem no Paraíso. Essas duas formas de intercessão são específicas para ele.

Quanto à terceira intercessão, ele intercederá por aqueles que merecem o Fogo. Essa intercessão é para ele e para o resto dos Profetas, os Ṣiddīqīn (os verídicos) e outros além deles. Ele intercederá para quem quer que mereça o Fogo para que ele não entre nele; ele intercederá para quem quer que tenha entrado dele, que ele seja removido dele. E Allāh removerá pessoas do Fogo sem intercessão, melhor dizendo, através da Sua Graça e Sua Misericórdia.

O Décimo Segundo Evento a Ocorrer no Dia da Ressurreição

E permanecerá no Paraíso locais vagos, não ocupados pelas pessoas da vida terrena. E Allāh elevará algumas pessoas para lá e Ele as fará entrar no Paraíso.

O que Também Faz Parte da Crença no Dia da Ressurreição

E os tipos que não estão incluídos no acerto de contas na morada final, e a recompensa e a punição, e o Paraíso e o Fogo: os detalhes em relação a isso são mencionados nos Livros descidos do céu (ou seja, os Livros Revelados), nos relatos de conhecimento relatados sobre os Profetas e no conhecimento herdado de Muḥammad (ﷺ) – o que satisfaz e é suficiente (como fonte autêntica). Então, quem quer que busque por isso, encontrará isso.

Fonte: Tradução para a língua inglesa de “Sharḥ Al-‘Aqīdah Al-Wāsiṭīyah” (Commentary on Shaykh Al-Islām Ibn Taymiyyah’s Sharḥ Al-‘Aqīdah Al-Wāsiṭīyah) vol. 2, págs. 155-261, do Shaykh Muḥammad bin Ṣāliḥ Al-‘Uthaymīn (raḥimahullāh).

Foi traduzido somente o texto de Al-‘Aqīdah Al-Wāsiṭīyah e não da explicação.

Um comentário em “Os Eventos do Último Dia – Shaykh Al-Islām Ibn Taymīyah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s