O Assassinato do Shaykh Sulaymān bin ‘Abdillāh bin Muḥammad bin ‘Abdil-Wahhāb

oldsword

bismillah (1)

O autor da primeira explicação do Kitāb At-Tawḥīd, “Taysīr Al-‘Azīz al-amīd“.

Al-Imām al-Muaddith ashShaykh Sulaymān bin ‘Abdillāh bin Muammad bin ‘Abdil-Wahhāb (m. 1233 H), raimahullāh, era neto do Shaykh ul-Islām Muammad ibn ‘Abdil-Wahhāb (raimahullāh). Ele foi morto, com 33 anos de idade, pelo representante dos Otomanos, Ibrāhīm Pasha, o filho de Muammad ‘Alī Pasha (líder do Egito).

Esse Ibrāhīm Pasha veio a Dir’īyah para demolir o Estado Salafī. Shaykh Muammad bin Ibrāhīm Āl AshShaykh (raimahullāh) disse na introdução de Taysīr Al-‘Azīz al-amīd (pág. 13) que Ibrāhīm Pasha trouxe junto com ele cantoras, instrumentos musicais, bebidas alcoólicas. Além de oficiais militares franceses, oficiais navais ingleses estavam presentes, assim como médicos italianos. Nem uma única vez o Adhān foi ouvido do acampamento deles!

Eles trouxeram o Shaykh Sulaymān bin ‘Abdillāh na frente de Ibrāhīm Pasha em 1233 H. (1818 d.C.) enquanto havia o tocar dos instrumentos musicais e cantoria. O ódio de Pasha e o desejo de humilhar este sábio o fizeram levá-lo ao cemitério. Uma vez lá, ele ordenou os soldados a ficarem em pé ao redor do Shaykh com o rifles apontados para ele.

Então ele comandou cada soldado a atirar uma bala cada no corpo do Shaykh. O corpo do Shaykh foi feito em pedaços. Shaykh Sulaymān tinha 33 anos de idade quando o assassinaram (que Allāh o aceite como shahīd [mártir] pela Sua causa). Os soldados foram então comandados a juntar sua carne e seus membros.

Então Ibrāhīm Pasha foi ao pai do Shaykh Sulaymān (raimahullāh), ao Imām ‘Abdullāh bin Muammad bin ‘Abdil-Wahhāb a fim de completar o ódio, inveja e rancor que ele tinha no seu coração perverso. Ele pretendia humilhar o Imām ‘Abdullāh e machucá-lo com as notícias do assassinato do seu filho: “Nós matamos o seu filho.” Esse paciente e virtuoso pai (raimahullāh) respondeu: “Mesmo se você não o tivesse matado, ele teria morrido.”

Fonte: Vide “Al-Imām al-Muaddith Sulaimān b. ‘Abdullāh Āl AshShaykh“, de AshShimrānī, introdução do Shaykh Ṣāli bin ‘Abdil-‘Azīz Āl AshShaykh, págs. 67-68).

Tradução original: http://www.abukhadeejah.com/the-killing-of-shaikh-sulaimaan-b-abdullaah-b-muhammad-b-abdul-wahhaab/

Traduzido originalmente por: Abu Khadeejah ‘Abdul-Wahid

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s