Três Inovações Relacionadas ao Mês de Sha’bān – Shaykh Muḥammad bin Ṣāliḥ Al-‘Uthaymīn

tres inov sha'ban.jpg

bismillah (1)

Shaykh Muḥammad bin Ṣāliḥ Al-‘Uthaymīn, que Allāh tenha misericórdia dele, disse:

“Eu gostaria de alertar contra três coisas que são feitas no mês de Sha’bān:

Primeiro:

Entre as massas de muçulmanos em geral existem muitas pessoas que acham que a noite da metade de Sha’bān (ou seja, 15 de Sha’bān) é Laylat ul-Qadr (A Noite do Decreto) e que uma pessoa (que reza nessa noite) ganha a recompensa que foi mencionada na Sunnah (ou seja, que seus pecados anteriores seriam apagados). Mas o que é sabido é que a Laylat ul-Qadr ocorre no mês do Ramaḍān e a evidência para isso é o dito de Allāh, tabāraka wa ta’ālā, no Qur.ān:

إِنَّا أَنزَلْنَاهُ فِي لَيْلَةِ الْقَدْرِ

“Em verdade, Nós o fizemos descer (esse Qur.ān) na noite de Al-Qadr. ” [Sūrah Al-Qadr (97):1]

E o dito de Allāh, ta’ālā:

حم * وَالْكِتَابِ الْمُبِينِ * إِنَّا أَنزَلْنَاهُ فِي لَيْلَةٍ مُّبَارَكَةٍ ۚ إِنَّا كُنَّا مُنذِرِينَ * فِيهَا يُفْرَقُ كُلُّ أَمْرٍ حَكِيمٍ

“Ḥā, mīm. Pelo Livro evidente que faz as coisas claras. Em verdade, Nós o fizemos descer (este Qur.ān) em uma noite abençoada. Em verdade, Nós somos alertadores [para a humanidade, de que o Nosso Tormento alcançará aqueles que descreem na Nossa Unicidade de Senhorio e na Nossa Unicidade de adoração]. Nela (nessa noite) é decretada toda questão de ordenamento.” [Sūrah Ad-Dukhān (44):1-4]

Esse é o texto que é claro que o Qur.ān foi descido na Laylat ul-Qadr, na qual as questões de ordenamento são decretadas. Então Allāh, ta’ālā, também diz:

شَهْرُ‌ رَ‌مَضَانَ الَّذِي أُنزِلَ فِيهِ الْقُرْ‌آنُ هُدًى لِّلنَّاسِ وَبَيِّنَاتٍ مِّنَ الْهُدَىٰ وَالْفُرْ‌قَانِ

“O mês do Ramaḍān, no qual foi descido o Qur.ān, uma orientação para a humanidade e provas claras para a orientação e o critério (entre o certo e o errado).” [Sūrah Al-Baqarah (2):185]

Esta é uma prova clara e certa de que a Laylat ul-Qadr acontece no mês do Ramaḍān. Aliás, ela acontece em (uma dentre) as dez últimas (noites) do Ramaḍān.

Segundo:

Algumas pessoas marcam essa noite (da metade de Sha’bān) em especial para estabelecer orações à noite e jejuar durante o dia, baseadas sobre aḥādīth fracos. Já que esses aḥādīth não são autênticos, então marcar essa noite da metade de Sha’bān em especial para o estabelecimento de orações noturnas não deveria ser feito.

Mas se uma pessoa está no hábito de acordar para as orações noturnas, então ele deve rezar na noite da metade de Sha’bān como ele reza em qualquer outra noite, sem marcá-la como uma ocasião especial. De forma similar, uma pessoa não deve fazer disso uma ocasião especial para jejuar somente na metade de Sha’bān porque nada desse tipo foi relatado do Profeta ﷺ.

Mas se uma pessoa nos três dias de al-Bīḍ (ou seja, os dias precedidos por noites de lua cheia) e eles são os dias 13, 14 e 15 (no calendário lunar). Então se uma pessoa jejua nesses três dias, então seu jejum estará de acordo com a Sunnah. Mas uma pessoa não deve acreditar que isso (jejuar nesses três dias de Sha’bān) é melhor do que jejuar em qualquer outro mês, mesmo embora o Profeta ﷺ costumasse jejuar muito nesse mês de Sha’bān, mais do que em qualquer outro mês. Às vezes ele jejuava por quase o mês inteiro, exceto por poucos dias.

Terceiro:

Algumas pessoas preparam comida em especial em 15 de Sha’bān e convidam outras para isso ou elas a distribuem entre os vizinhos e parentes, acreditando que há mais virtude se uma pessoa faz isso especialmente nessa noite. Mas eu digo: a questão não é assim (como elas percebem). Nada foi legislado de que uma pessoa deva marcar essa noite através de especialmente preparar comida, ou convidar as pessoas para comer, ou dar ṣadaqah (caridade). Esse é (um dia) como qualquer outro dia: uma pessoa deveria preparar comida nesse dia da maneira que ele faz em qualquer outro dia do ano.

Essas são as três bid’āt (inovações) na qual algumas pessoas caíram, contra as quais eu gostaria de alertar.”

Fonte: “Majmū’ Al-Fatāwā” (7/279-281), do Shaykh Muḥammad bin Ṣāliḥ Al-‘Uthaymīn

Tradução original: http://ilm4all.blogspot.com.br/2015/05/the-three-bidaat-regarding-month-of.html

Traduzido originalmente por: Abu Sahl Fahad Barmem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s