A Felicidade e a Tristeza Estão Conectadas com às Suas Ações

bismillah (1)

“A recompensa é de acordo com as ações, de modo que cada pessoa colhe o que semeia: a felicidade e a tristeza estão conectadas às suas ações.” Abu Khadeejah Abdul-Wāhid Alam

Todos os louvores são devidos a Allāh, o Senhor dos mundos. E que a paz e as bênçãos de Allāh estejam sobre o Mensageiro, sua família, seus Companheiros e seus verdadeiros seguidores.

É verdade que cada pessoa colherá o que ele planta e a recompensa que recebe é de acordo com seus atos. Portanto, ações virtuosas sobre a Sunnah junto com um coração sincero levam a um bom fim e a uma imensa recompensa de Allāh, cedo ou tarde, e sua recompensa é garantida. Allāh declarou:

مَنْ عَمِلَ صَالِحًا مِّن ذَكَرٍ أَوْ أُنثَىٰ وَهُوَ مُؤْمِنٌ فَلَنُحْيِيَنَّهُ حَيَاةً طَيِّبَةً ۖ وَلَنَجْزِيَنَّهُمْ أَجْرَهُم بِأَحْسَنِ مَا كَانُوا يَعْمَلُونَ

“A quem praticar o bem, seja homem ou mulher, enquanto é um verdadeiro crente, em verdade, concederemos uma boa vida (neste mundo com respeito, contentamento e provisão lícita) e premiaremos com uma recompensa de acordo com a melhor das suas ações (na Vida Futura).” [An-Nahl (16): 97]

Quanto aos que vagam nas trevas sem nenhuma preocupação com seu dever para com Allāh e em serem virtuosos, então para eles há um triste final. Assim, eles também colherão o que plantam.

وَمَنْ أَعْرَضَ عَن ذِكْرِي فَإِنَّ لَهُ مَعِيشَةً ضَنكًا وَنَحْشُرُهُ يَوْمَ الْقِيَامَةِ أَعْمَىٰ

“Mas quem quer que se afaste da Minha Lembrança (isto é, nem acreditando neste Qur.ān nem agindo sobre suas ordens) em verdade, para ele haverá uma vida de dificuldade e Nós o congregaremos cego no Dia da Ressurreição.” [Tāhā (20): 124]

Deste modo, Allāh dá uma boa vida e uma boa recompensa baseada em ações virtuosas. E Ele dá uma vida difícil àquele que se afasta de Sua Lembrança e obediência. Portanto, quanto mais alguém se afasta da lembrança de Allāh, mais dificuldades e aflições ele enfrenta.

Este é o caso mesmo que ele tenha uma vida mundana de luxúrias e conforto, porque no seu coração, ele é triste, sozinho e depressivo; e está constantemente passando por estados de tristeza e angústia, dificuldades contínuas sem fim. Por esse motivo, você encontra muitas pessoas sempre procurando uma saída para seus sentimentos atormentados. Por isso, eles usam álcool e drogas para ajudá-los a esquecer suas agonias. Ou eles recorrem a outras diversões, como bares, boates, músicas frívolas, sexo casual e visitas a prostitutas. Esses prazeres de curto prazo são construídos em sociedades irreligiosas e liberais para fazer as pessoas esquecerem suas misérias e interior vazio.

Eles viajam de lugar para outro, nunca se sentindo fixo no lugar onde estão e sem se sentirem tranquilos e à vontade. Muitos nem encontram conforto com suas famílias, pois passam grande parte do tempo longe deles.

Em última análise, eles não são confortados pela riqueza, embora os engane por um tempo, nem pulando de uma relação para outra ou por um ponto alto induzido por drogas. Eles buscam a felicidade que nunca lhes chega e continua ilusória. Portanto, esse sentimento vazio é a recompensa rápida e precoce do seu comportamento injusto, ingratidão e desobediência ao seu Criador, Allāh. E a punição e o tormento deles no futuro serão ainda mais severos:

لَّهُمْ عَذَابٌ فِي الْحَيَاةِ الدُّنْيَا ۖ وَلَعَذَابُ الْآخِرَةِ أَشَقُّ ۖ وَمَا لَهُم مِّنَ اللَّهِ مِن وَاقٍ

“Sofrerão um castigo na vida mundana; porém, o da Próxima Vida será mais severo ainda e não terão defensor algum ante Allāh.” [Ar-Ra’d (13): 34]

Al-Imām Ibn Al-Qayyim, rahimahullāh, disse:

“Quando lendo o dito de Allāh: ‘Em verdade, os virtuosos estarão em deleite. E os perversos estarão no Fogo’¹, você não deve imaginar que isto é específico somente para a Próxima Vida. Em verdade, os virtuosos estão em felicidade e deleite em três lugares: neste vida, no túmulo deles e na Próxima Vida. E os perversos estão em um estado do Fogo em todos os três lugares.”

Adicionalmente, dos efeitos malignos dos pecados e da desobediência estão as aflições que recaem sobre a terra e seu povo com relação à escassez de água, condições climáticas extremas, como tempestades severas, falha de cultivo e frutas e a destruição de residências. Allāh declarou em seu Livro:

ظَهَرَ الْفَسَادُ فِي الْبَرِّ وَالْبَحْرِ بِمَا كَسَبَتْ أَيْدِي النَّاسِ لِيُذِيقَهُم بَعْضَ الَّذِي عَمِلُوا لَعَلَّهُمْ يَرْجِعُونَ

“O mal (pecados, desobediência a Allāh etc) surgiu na terra e no mar por causa do que as mãos dos humanos lucraram. E Allāh os fará provar parte do que eles fizeram. Quiçá assim eles retornem (se arrependendo e implorando Seu Perdão).” [Ar-Rūm (30): 41]

Quanto mais as pessoas se empenham nos pecados mais Allāh os punem e os afligem:

“E Allāh os fará provar parte do que eles fizeram…” Então eles somente provam uma parte das conseqüências das suas ações perversas. E se Allāh fosse puni-los com a totalidade do que eles merecem, nem um animal poderia permanecer para eles para o seu benefício na terra.

Dos efeitos dos pecados das pessoas é que elas são atingidas por terremotos, inundações, ventos destrutivos e tornados. Quantos milhares e milhares morrem todos os anos nesses “desastres naturais” e quantos mais ficam desabrigados e destituídos? Buscamos refúgio em Allāh e em Sua Segurança de tais calamidades.

O Profeta ﷺ disse:

“A Hora não será estabelecida até que o conhecimento é tirado [pela morte dos Sábios], terremotos serão freqüentes, o tempo passará rápido, aflições irão aparecer, assassinatos aumentarão e o dinheiro será abundante entre vocês.”2

O Profeta ﷺ disse: “Haverá nesta Ummah (nação) colapso da terra, transformação de pessoas em animais e lançamento de pedras do céu.” Ele disse que seria quando: “As mulheres cantoras, instrumentos musicais e consumo de álcool s tornassem generalizados.”3

Ele ﷺ também disse:

O Profeta ﷺ disse: “Haverá pessoas da minha Nação que tornarão a fornicação, usar seda, tomar intoxicantes e instrumentos musicais admissíveis… Allāh os destruirá durante a noite, fazendo com que a montanha caia sobre eles, transformando outros em macacos e porcos…”4

Dos efeitos malignos dos pecados e da desobediência dos humanos é que Allāh não mande a chuva. Allāh disse:

قُلْ أَرَأَيْتُمْ إِنْ أَصْبَحَ مَاؤُكُمْ غَوْرًا فَمَن يَأْتِيكُم بِمَاءٍ مَّعِينٍ

“Dize-lhes (ó Muḥammad ﷺ): Diga-me! Se a vossa água desaparecesse na terra quem poderia lhe trazer água corrente? [Al-Mulk (67): 30]

Dos efeitos malignos dos pecados é que as pessoas são afligidas com doenças crônicas que os médicos e os hospitais não podem curar. E isso é paralelo ao fato de que Allāh não enviou uma doença, exceto que com ela, Ele envia a cura. No entanto, quando as pessoas desobedecem a seu Senhor, então Ele retém deles o conhecimento do remédio como uma punição.

Al-Imām Ibn Al-Qayyim, rahimahullāh, disse:

“Dos efeitos malignos dos pecados é que isso leva a um tempo de vida menor e a remoção das bênçãos. Assim como o tempo de vida é estendido pela virtuosidade, então é encurtado pelas ações perversas… Desse modo, assim como a vida é estendida devido a causas específicas, é também, reduzida devido a causas específicas. Então Allāh decreta o que quer que Ele queira com causas que Ele criou que leva a seus resultados finais particulares.”5

Significando que os pecados são uma causa que leva a uma vida curta por quem quer que Allāh queira.

Dos efeitos malignos dos pecados é que a liderança acaba nas mãos dos mal feitores, tiranos e opressores que ganham autoridade sobre aqueles que os merece devido a seus pecados. Então esse tipo de liderança é uma punição sobre o povo. Nações pecadoras são frequentemente afligidas com revoluções, guerras, protestos, aprisionamentos e perda de segurança em suas cidades e vilas. Allāh disse:

وَضَرَبَ اللَّهُ مَثَلًا قَرْيَةً كَانَتْ آمِنَةً مُّطْمَئِنَّةً يَأْتِيهَا رِزْقُهَا رَغَدًا مِّن كُلِّ مَكَانٍ فَكَفَرَتْ بِأَنْعُمِ اللَّهِ فَأَذَاقَهَا اللَّهُ لِبَاسَ الْجُوعِ وَالْخَوْفِ بِمَا كَانُوا يَصْنَعُونَ

“Allāh exemplifica com o relato de uma cidade (Makkah) que vivia segura e tranqüila à qual chegavam de todas as partes abundantes provisões; porém (seus habitantes) foram ingratos as mercês de Allāh. Então Allāh os fez sofrer fome e terror extremos pelo que haviam cometido.” [An-Nahl (16): 112]

Tudo isso, então, é resultado da ingratidão com Allāh, não reconhecendo Seus favores e virando as costas da Sua adoração e obediência. Esta é a razão para a fraqueza da Ummah (Nação) e dos Muslims. É a razão do por que há dificuldades em nossas comunidades, entre nossos familiares, entre os esposos, nas nossas casas e com nossos filhos. É uma causa de disputa e divergência entre os Muslims. Então, se virar para Allāh em adoração e obediência seguindo a Sunnah do Profeta ﷺ precisamente, sem inovações, Allāh os recompensa com provisão abundante e tranqüilidade na alma, mesmo se a provisão deles é pequena – e o Paraíso é para eles na Próxima Vida.

Olhe para a quantidade de pecados em que os Muslims estão engajados dentro das suas casas e do lado de fora nas ruas. Olha para as obrigações que são abandonadas e quantas pessoas estão envolvidas em pecados maiores. Muitas casas muçulmanas nem mesmo rezam e eles vivem na ponta da faca em termos de Īmān (fé). As mulheres muçulmanas deixam suas casas sem se cobrirem, sem o ḥijāb prescrito, exibindo suas belezas; e os homens e mulheres flertam uns com os outros sem vergonha e sem temor a Allāh.

Se nós pararmos esse desprezo pelos comandos de Allāh, pararmos essa criação tóxica da próxima geração, pararmos em concordar com a ribā (juros) e cometer pecados maiores, então as aflições sobre nós como indivíduos e como Ummah (Nação) não irá aumentar. Desde modo cada pessoa faz aquilo que for da sua capacidade de acordo com sua força. Ele pode retificar primeiramente ele mesmo e sua família, então os outros. E se ele não faz isso, então ele deve se preparar para as calamidades que irão aumentar! E quando atacam, abrangem o pecador e aqueles que não ordenam o bem e proíbem o mal. Allāh diz no Seu Livro:

فَلَمَّا نَسُوا مَا ذُكِّرُوا بِهِ أَنجَيْنَا الَّذِينَ يَنْهَوْنَ عَنِ السُّوءِ وَأَخَذْنَا الَّذِينَ ظَلَمُوا بِعَذَابٍ بَئِيسٍ بِمَا كَانُوا يَفْسُقُونَ

“Mas quando se esquecem das exortações que foram dadas a eles, salvamos aqueles que pregavam contra o mal e infligimos os que erraram com um severo tormento por sua transgressão.” [Al-A’rāf (7): 165]

Que todo Muslim saiba que eles irão colher a recompensa que eles semeam de ações, cedo ou tarde.

Então tema Allāh, ó Muslims, e se apressem a fazerem boas ações, peçam perdão dos seus pecados e esperem pela recompensa de Allāh, pois Ele é O Mais Generoso e o Mais Bondoso.

Nós pedimos a Allāh que nos conceda sucesso para adorá-Lo e obedecê-Lo como Ele merece – nós pedimos a Ele que nos perdoe e nos mostre misericórdia. E todos os louvores são devidos a Allāh, o Senhor dos mundos. E que a paz e as bênçãos de Allāh estejam sobre o Mensageiro, sua família, seus Companheiros e os verdadeiros seguidores.

1 Al-Infitār: 13-14.

2 Al-Bukhārī, nº 1036.

3 Tirmidhī, nº 2212, ḥasan.

4 Al-Bukhārī, nº 5590.

5 Veja Khutub Al-Minbariyyah, 2/142 do Shaykh Al-Fawzān.

Tradução: ‘Aishah Barletta

Tradução original: https://www.abukhadeejah.com/you-reap-what-you-sow-in-recompense-for-your-deeds/

Traduzido originalmente por: Abu Khadeejah ‘Abdul-Wahid

2 comentários em “A Felicidade e a Tristeza Estão Conectadas com às Suas Ações

  1. “A Hora não será estabelecida até que o conhecimento é tirado [pela morte dos Sábios], terremotos serão freqüentes, o tempo passará rápido, aflições irão aparecer, assassinatos aumentarão e o dinheiro será abundante entre vocês.”2. Todos os sábios estão mortos ?

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    1. As-salamu ‘alaykum wa rahmatullahi wa barakatuh, ukhti. Barakallahu fik, al hamdu lillah, não todos, mas são cada vez menos, que Allah os preserve. Entre eles podemos citar nosso amado Shaykh Salih Al-Fawzan, Shaykh Rabee’ b. Haadee al-Madkhalee e alguns outros (poucos)…

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