Segure-se Firmemente no Livro e na Orientação – Ibn Abī Dawūd (M 316H)

bismillah (1)

Ibn Abī Dawūd as-Sijistānī, rahimahullāh, o compositor, declarou na primeira linha de po
esia:

“Apegue-se à corda de Allāh e siga as orientações. Então seja uma pessoa inovada para ter sucesso.”

Shaykh Al-Fawzān disse: “Assim, o compositor, rahimahullāh, começa a poesia dizendo: “Apegue-se à corda de Allāh” isto é, apegue-se, ó Muslim, à corda de Allāh e isso é o Qur.ān e a Sunnah. E isto é tomado do dito de Allāh, o Altíssimo:

“E apeguei-vos, todos, à corda de Allāh (isto é, este Qur.ān) e não vos separeis.” [Āli ‘Imrān (3): 103]

E também o dito do Mensageiro de Allāh ﷺ: “Quem viver por muito tempo verá muitas coisas diferentes, então fique com a minha Sunnah e a Sunnah dos Khalifas bem guiados depois de mim. Segure-os firmemente e morda-os com os seus dentes molares. E cuidado com os assuntos novos introduzidos [na Religião], pois todo assunto novo introduzido é uma bid´’ah (inovação) e toda bi’dah é um desvio. ”¹

Portanto, essa linha específica de poesia é retirada do Qur.ān e da Sunnah, e isto comanda a segurar-se firmemente à corda de Allāh. E a corda de Allāh é o Qur.ān e a Sunnah do Seu Mensageiro ﷺ , ou para colocar de outra maneira, nós dissemos: A Corda de Allāh é Sua Revelação que Ele revelou ao Seu Mensageiro, seja o Qur.ān ou a Sunnah.

O dito do autor: “Apegue-se a Corda de Allāh.” Significando: segure-se firmemente a isto, assim como Ele, o Altíssimo disse: “E segure-se firmemente à Corda de Allāh.”

E o Profeta ﷺ disse:

“Allāh está satisfeito com três questões: Que você adore a Ele e não associe parceiros com Ele na adoração. Que você segure-se firmemente à Corda de Allāh, completamente unidos e não se dividam. E que dê conselhos sinceros àqueles que Allāh fez chegar até você.” ²

Desses três está segurar-se firmemente à Corda de Allāh, porque isso protege da separação, divisão e divergência. Divergência e divisão não acontecem, exceto devido a ausência de agarra-se ao Livro de Allāh e a Sunnah do Seu Mensageiro ﷺ, assim como ocorreu com o Povo do Livro , embora Allāh lhes tenha enviado a Tawrāt (Torá) e o Injīl (Evangelho). No entanto, quando abandonaram o apego à Corda de Allāh, eles se dividiram e diferiram.

Por esse motivo, Ele disse:

وَلَا تَكُونُوا كَالَّذِينَ تَفَرَّقُوا وَاخْتَلَفُوا مِن بَعْدِ مَا جَاءَهُمُ الْبَيِّنَاتُ ۚ وَأُولَٰئِكَ لَهُمْ عَذَابٌ عَظِيمٌ
“Não sejais como aqueles que se dividiram e discordaram entre si depois de lhes terem chegado as evidências, porque esses sofrerão um severo castigo.” [Āli ‘Imrān (3): 105]

Este é o caminho do Povo do Livro, eles abandonaram o livro do seu Senhor, então eles se separaram. Este é o resultado inevitável para quem não retira sua religião e sua ‘Aqīdah (crença) do Livro de Allāh e da Sunnah de Seu Mensageiro ﷺ. Portanto, o resultado final é diferirem e se separarem. Allāh, o Altíssimo, disse:

وَإِنَّ هَٰذِهِ أُمَّتُكُمْ أُمَّةً وَاحِدَةً وَأَنَا رَبُّكُمْ فَاتَّقُونِ فَتَقَطَّعُوا أَمْرَهُم بَيْنَهُمْ زُبُرًا ۖ كُلُّ حِزْبٍ بِمَا لَدَيْهِمْ فَرِحُونَ
“E sabei que esta vossa religião (do Monoteísmo Islâmico) é uma única religião e Eu sou o vosso Senhor. Temei-me, pois! Porém, os povos dividiram a sua religião entre eles em seitas, cada grupo regozijando-se em sua crença.” [Al-Mu’minūn (23): 52-53]

Cada um deles inventou para si um Madhhab (doutrina) e um Manhaj (metodologia), na qual eles se opunham aos outros. Então, a partir daí, ocorreram grandes tribulações e muitos males contra os quais não havia proteção, exceto por se apegar ao Livro de Allāh e à Sunnah de Seu Mensageiro ﷺ; e esse é a ‘Aqidāh (crença) pela qual Allāh (o Majestoso) reúne o povo. Allāh, o Perfeito e Altíssimo, mencionou:

وَإِن يُرِيدُوا أَن يَخْدَعُوكَ فَإِنَّ حَسْبَكَ اللَّهُ ۚ هُوَ الَّذِي أَيَّدَكَ بِنَصْرِهِ وَبِالْمُؤْمِنِينَوَأَلَّفَ بَيْنَ قُلُوبِهِمْ ۚ لَوْ أَنفَقْتَ مَا فِي الْأَرْضِ جَمِيعًا مَّا أَلَّفْتَ بَيْنَ قُلُوبِهِمْ وَلَٰكِنَّ اللَّهَ أَلَّفَ بَيْنَهُمْ ۚ إِنَّهُ عَزِيزٌ حَكِيمٌ
“Mas, se intentarem enganar-te, fica sabendo que Allāh é suficiente. Ele foi Quem te apoiou com o Seu Socorro e com o dos crentes e foi Quem uniu os seus corações. E ainda que tivesses despendido tudo quanto há na terra, não terias conseguido unir seus corações, mas Allāh os uniu, porque é Poderoso, Prudentíssimo.” [Al-Anfāl (8): 62-63]

Não é a doação de presentes abundantes que une os corações, nem a abundância de riqueza; ao contrário, essas questões aumentam os corações em descontentamento e ódio mútuo, não importa quanta riqueza seja gasta, ela não trará harmonia entre os corações. Aquilo que traz harmonia entre os corações e os une é o Qur.ān e a Sunnah. E Allāh, o Mais Perfeito e Altíssimo, nos alertou, daquilo em que as nações anteriores entraram em divisão após as provas terem chegado a eles, tanto que Allāh, o Perfeito e Altíssimo, declarou em um verso em que Ele disse:

وَمَا تَفَرَّقَ الَّذِينَ أُوتُوا الْكِتَابَ إِلَّا مِن بَعْدِ مَا جَاءَتْهُمُ الْبَيِّنَةُ
“E o Povo do Livro (Judeus e Cristãos) não se dividiram senão depois de ter chegado a evidência clara (isto é, o Profeta Muḥammad ﷺ e tudo o que lhe foi revelado).” [Al-Bayyina (98): 4]

Deste modo, eles não tinham desculpa para o que fizeram! Isso ocorre porque Allāh explicou isso para eles! No entanto, eles abandonaram essa clara prova e evidência e, portanto, se dividiram e se separaram.

Ele, o Altíssimo, disse:

وَلَا تَكُونُوا كَالَّذِينَ تَفَرَّقُوا وَاخْتَلَفُوا مِن بَعْدِ مَا جَاءَهُمُ الْبَيِّنَاتُ ۚ وَأُولَٰئِكَ لَهُمْ عَذَابٌ عَظِيمٌ
“Não sejais como aqueles que se dividiram e discordaram entre si depois de lhes terem chegado as evidências, porque esses sofrerão um severo castigo.” [Āli ‘Imrān (3): 105]

Ele, o Altíssimo, afirmou ainda:

كَانَ النَّاسُ أُمَّةً وَاحِدَةً فَبَعَثَ اللَّهُ النَّبِيِّينَ مُبَشِّرِينَ وَمُنذِرِينَ وَأَنزَلَ مَعَهُمُ الْكِتَابَ بِالْحَقِّ لِيَحْكُمَ بَيْنَ النَّاسِ فِيمَا اخْتَلَفُوا فِيهِ ۚ وَمَا اخْتَلَفَ فِيهِ إِلَّا الَّذِينَ أُوتُوهُ مِن بَعْدِ مَا جَاءَتْهُمُ الْبَيِّنَاتُ بَغْيًا بَيْنَهُمْ ۖ فَهَدَى اللَّهُ الَّذِينَ آمَنُوا لِمَا اخْتَلَفُوا فِيهِ مِنَ الْحَقِّ بِإِذْنِهِ ۗ وَاللَّهُ يَهْدِي مَن يَشَاءُ إِلَىٰ صِرَاطٍ مُّسْتَقِيمٍ
“No princípio os povos constituíam uma só nação. Então, Allāh enviou os Profetas com boas-novas e advertências e com eles Ele enviou o Livro, com a verdade, para julgar as divergências entre as pessoas. E somente aqueles a quem (as Escrituras) foram dadas diferiram quanto a isso depois que as provas claras lhes chegaram, odiando uns aos outros. Porém, Allāh, com Sua Graça, orientou os crentes para a verdade quanto àquilo que é causa das suas divergências; Allāh encaminha a quem Lhe apraz à Senda Reta.” [Al-Baqarah (2): 213]

Por esta razão, o Profeta ﷺ costumava dizer quando estava em pé para a oração à noite:

“Ó Allāh, o Senhor de JIbrāīl (Gabriel), Mikā’īl (Miguel) e Isrāfīl ()! O Originador e Criador dos Céus e da Terra! O Conhecedor do Incognoscível e do Cognoscível! Tu és o Único que julgará entre seus servos naquilo em que eles diferem! Guia-me sobre o que eles diferem da verdade, por Tua Permissão. De fato Tu guias a quem quer que queira à Senda Reta.”³

Esta é uma súplica poderosa, pela qual Allāh protege o muçulmano de desejos, tribulações e maldade.

¹ Abu Dawūd, nº4607; At-Tirmidhī disse: “o ḥadīth é ḥasan-sahīh”, nº 2676; Ibn Mājah, 42-43; Ahmad, 4/126-127; Ad-Dārimī, 95; Ibn Abī Āsim em As-Sunnah, 1/17-20; At-TAbarānī em Al-Kabīr, 617-624; Al-Hākim em Al-Mustadrak, 1/95, do ḥadīth de Al-‘Irbād bin Sāriyah (I).

² Coletado por Muslim, nº 10, 1715, do ḥadīth de Abu Hurayrah, radiAllāhu ‘anhu, e o palavreado é: “Em verdade, Allāh está satisfeito com três questões…Ele está satisfeito que você O adore sozinho e que você não associe parceiros com Ele na adoração. Que você agarre-se firmemente à Corda de Allāh completamente unidos e não se dividam… E Ele odeia para você: fofocas, perguntas abundantes e desperdício de riqueza.”

³ Coletado por Muslim, nº 200 e 770.

Tradução: ‘Aishah Barletta

Tradução original: https://www.abukhadeejah.com/hold-fast-to-the-book-and-the-guidance-by-ibn-abee-dawood-died-316h/

Traduzido originalmente por: Abu Khadeejah ‘Abdul-Wahid

Fonte original: Sharh al-Mandhūmatil-Hā’iyyah do Shaykh Sālih Al-Fawzān na explicação do poema “Al-Hā’iyyah” de Ibn Abī Dawūd, part 2.

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