Allāh, o Senhor da Criação, o Único (Islām 1.2)

bismillah (1)

0e1305b6-53a5-4d36-ac1c-169c3ba56432

O Islām ensina que Allāh é O Ímpar, O Singular, O Único que merece adoração. Não há nada como Ele. Imagens de Allāh não podem ser desenhadas e Ele não é comparado a Sua criação. Por esta razão, ao contrário de alguns dos livros e casas dos cristãos e hindus, você não achará imagens ou fotos de Allāh. As Mesquitas nunca contêm imagens de Allāh visto que Allāh não pode ser visualizado. Ao invés disso, algumas Mesquitas são decoradas com manuscritos árabes e mesmo com versículos do Alcorão. Os Sábios Muçulmanos ortodoxos tais como Ibn ‘Uthaymīn, Ibn Bāz e Al-Albānī mencionaram a proibição de decorar as Mesquitas com os versículos do Alcorão desta maneira, visto que isso nunca foi feito pelo Profeta, que a paz esteja com ele, ou seus Companheiros.  O propósito do Alcorão nunca foi para decoração, mas, ao contrário, para recitação, reflexão, entendimento e ações.

A. Nenhuma visão pode abrange-Lo, mas o Seu domínio está sobre a visão de tudo.

Os humanos somente sabem sobre Allāh e o que Ele lhes transmitiu por meio do Alcorão e da Sunnah. Eles apenas podem descrevê-Lo com os Nomes e Atributos com os quais Ele se descreveu ou com o que o Mensageiro, que a paz e as bênçãos de Allāh estejam com ele, O descreveu. Os Nomes e Atributos não podem ser atribuídos a Ele com base nas opiniões ou intelectos dos humanos. Allāh disse: “O diabo comanda você com atos lascivos, pecados e falar sobre Allāh sem conhecimento.” Ele também disse: “Não prossiga com aquilo que você não tem conhecimento.” Por exemplo, é estritamente proibido falar sobre os Nomes, Atributos e ações de Allāh sem referência ao Alcorão e à Sunnah. Nomes não podem ser inventados para Allāh, como “O Pai”. Esse nome não é encontrado no Alcorão ou na Sunnah, portanto, não pode ser atribuído a Allāh.

Allāh é maior do que qualquer coisa que possamos imaginar. Os Muçulmanos repetem as palavras “Allāhu Akbar” (Allāh é o Maior) muitas vezes em um dia para que possam se lembrar da Sua Grandiosidade e Habilidade sobre tudo que existe. Ele mesmo, em Sua Essência (Dhāt), é O Altíssimo (Al-`Aliyy) sobre a Sua criação e sobre os Sete Céus, distinto e separado do que Ele criou. Os Salafis consideram uma heresia acreditar que Allāh está dentro da criação, dentro dos animais, dos túmulos, árvores e humanos. Ele é, portanto, com a Sua criação no sentido de que Ele os assiste, os protege, os sustenta, os ouve e é completamente ciente do que quer que eles façam. Então, Ele próprio está acima da criação, mas Ele está com eles na Sua visão, audição, proteção e conhecimento; e Ele tem o completo controle do Universo. Uma vez uma criada foi levada ao Profeta Muḥammad, que a paz esteja sobre ele, que perguntou: “Onde está Allāh?” Ela respondeu: “Acima dos céus.” Ele perguntou: “Quem sou eu?” Ela respondeu: “O Mensageiro de Allāh.” Então ele, que a paz esteja com ele, disse ao seu mestre: “Liberte-a, pois ela é de fato uma crente.” [Coletado por Muslim]

Allāh disse:

“Tal é Allāh, vosso Senhor! Ninguém tem o direito de ser adorado além d’Ele, Criador de tudo! Adorai-O sem associar parceiros com Ele, porque é o Guardião de todas as coisas.” [Alcorão (6): 102-103]

No Dia do Julgamento os crentes verão o seu Senhor, como uma recompensa d’Ele, como Allāh disse:

“Neste Dia algumas faces estarão radiantes, olhando para o seu Senhor.” [Alcorão (75): 22-23]

B. Os Nomes de Allāh

De acordo com a Sunnah autêntica, Allāh tem mais de noventa e nove Nomes. Algumas pessoas tem o pensamento incorreto que Seus Nomes são limitados a 99. Quando uma pessoa analisa o Alcorão e a Sunnah, pode-se concluir facilmente que existem mais de 99 nomes. No entanto, há um haḍīth do Profeta ﷺ que afirma que quem memoriza 99 Nomes dentre os Nomes de Allāh e os entende e age de acordo com eles, então Allāh o fará entrar no Paraíso.

Todos os Nomes de Allãh são lindos:

“A Allāh pertencem os mais lindos Nomes, então O chame por eles.” [Alcorão (7): 180]

Allāh é chamado para satisfazer as necessidades de alguém, adorá-Lo, glorificá-Lo e mostrar gratidão. Dos Nomes de Allāh estão: Ar-Rahmān (O Misericordioso), Al-Basīr (Aquele que tudo vê), Al-Hakīm (O Sábio), Ar-Razzāq (O Provedor de Sustentação), Al-Qawwiyy (Todo-Poderoso), Al-Jawād (O Mais Generoso), Al-`Alīm (O Todo Sabedor), AshShāfī (O Curador) e muitos mais.

Cada Nome de Allāh significa de verdade o que significa [aparentemente] e carrega o significado de um atributo para Ele. Por exemplo, o nome de Allāh, O “Misericordioso”, na verdade significa que Ele é O Misericordioso, e Ele tem o Atributo de Misericórdia e essa misericórdia é derramada sobre Sua criação.

O muçulmano usa esses nomes para buscar suas necessidades de Allāh. Então uma pessoa doente diz: “Ó Curador (AshShāfī), Tu és Aquele que cura, então me cure.” Aquele que precisa de misericórdia [diz]: “Ó Misericordioso, tem piedade de mim. Ó Provedor do Sustento, alimenta a mim e a minha família”, e assim por diante.

Questões:

  1. Se uma pessoa soubesse com certeza que Allāh o estava observando (embora soubesse que Ele está acima da Sua criação) e protegendo-a de danos e que Ele a ouve, isso alteraria seu comportamento ou não?
  2. Qual efeito o conhecimento dos Nomes e Atributos de Allāh tem sobre a vida de um muçulmano? Por exemplo, sabendo que Allāh é Misericordiador, O Provedor, O Sustentador, O Curador, O Sábio, O Todo-Poderoso, Aquele que tudo vê, O Generoso, etc. Que efeito isso tem sobre a vida de uma pessoa?

C. Allāh é o Misericordioso (Ar-Rahmān), o Misericordiador (Ar-Rahīm)

O muçulmano adora Allāh cinco vezes no dia na “Salah” (orações diárias) que envolve ficar em pé, recitar, curvar e prostrar. Esta oração envolve a pronunciação de “Bismillāhir Rahmānir Rahīm”, que significa: “Começo com o nome de Allāh, O Misericordioso, O Misericordiador”. O muçulmano que ora pronuncia essas palavras pelo menos 17 vezes por dia.

Essas palavras lembram aos muçulmanos que Allāh é misericordioso com eles e deseja o bem a eles, e lhes concede recompensas que eles não podem enumerar. Ele sabe pelas dificuldades que estão passando e conhece as necessidades deles e perdoa aqueles que pecaram que se voltam para Ele em arrependimento. Os muçulmanos começam todas as suas ações dizendo “bismillāh”, que significa: “eu começo em nome de Allāh”. É um lembrete de que não há movimento ou poder, exceto pela Vontade de Allāh, e que eles O estão servindo e cumprindo Seus mandamentos.

Dica: (…) Você deve ser capaz de vincular a crença em Allāh com as atitudes e comportamentos que essas crenças levam em termos de moralidade, honestidade e bom comportamento.

Resumo: Agora você deve entender a crença islâmica com relação ao Dhāt (Essência) de Allāh: que Allāh está muito acima de Sua criação, Ele tem Nomes e Atributos que têm significados reais que afetam a criação e as atitudes dos muçulmanos.

“E eles não estimam Allāh como deveriam! No Dia da Ressurreição, a terra, integralmente, caberá na Sua Mão e os céus serão rolados na Sua Mão Direita. Glorificado e Exaltado seja de tudo quanto Lhe associam!” [Alcorão (39): 67]

Então Allāh não pode ser abrangido pelo intelecto dos humanos. As pessoas só sabem sobre Allāh o que Ele revelou na Revelação.

Tradução: ‘Aishah Barletta

Tradução original: https://www.abukhadeejah.com/educate-yourself-islam-1-2-allah-the-lord-of-creation-the-unique-redstone-academy/

Traduzido originalmente por: Abu Khadeejah ‘Abdul-Wahid

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s