Risālah: a Mensagem Que Foi Transmitida de Allāh Para os Seres Humanos (Islām 1.3)

bismillah (1)

A Risālah é a “Mensagem” que foi transmitida de Allāh para os seres humanos por meio da Profecia. Um profeta é aquele que transmite as “notícias” e as “informações” do seu Senhor. As palavras “Profeta” e “Mensageiro” são frequentemente usadas de forma intercambiável pelos muçulmanos. No entanto, existem algumas diferenças sutis. Os muçulmanos acreditam que o Islām foi revelado ao primeiro dos Profetas, o “Pai” da humanidade, Ādam (Adão, que a paz esteja com ele), e é, portanto, a primeira religião da humanidade. O Companheiro do Profeta Muḥammad ﷺ, Ibn `Abbās, que Allāh esteja satisfeito com ele, disse que humanidade estava adorando Allāh unicamente por dez gerações depois do Profeta Adão, então apareceram cinco homens virtuosos que depois de algum tempo faleceram. O satanás depois disso apareceu ao povo na forma de uma pessoa e astuciosamente convenceu o povo a fazer estátuas e imagens desses homens virtuosos como símbolos e lembrança. Anos depois, uma vez que o satanás os fez esquecer o motivo da fabricação dessas estátuas, ele apareceu mais uma vez e convenceu-os de que seus antepassados faziam atos de adoração com essas estátuas. Foi assim que a idolatria entrou nos seres humanos. Foi então que Allāh enviou o Mensageiro, Nūh (Noé) aos humanos para guiá-los de volta à Religião de Allāh. Este chamamento das pessoas de volta continuou com Profeta depois de Profeta até o envio do Profeta Muḥammad ﷺ, o Profeta Final.

Os Profetas:

Os Profetas são seres humanos escolhidos por Allāh, o Altíssimo, para desempenhar um papel especial como transportadores da Sua Revelação. Existem algumas narrações proféticas que afirmam que Allāh enviou 124.000 Profetas e 315 Mensageiros. O Alcorão nomeia 25 nomes ímpares e mais alguns são nomeados nos ahadīth (nas narrações). A diferença entre Profeta e Mensageiro é que um Mensageiro traz consigo uma nova Revelação de Allāh, enquanto o Profeta é designado a confirmar e estabelecer a Revelação que já foi revelada. Os mais notáveis dos Mensageiros são cinco: Noé (Nūh), Abraão (Ibrāhīm), Moisés (Mūsā), Jesus (Īsā) e Muḥammad – que a paz e as bênçãos de Allāh estejam sobre todos eles. Eles são conhecidos como os Mensageiros do da “Resolução Firme”. Os Judeus acreditam em Moisés, os Cristãos acreditam em Moisés e Jesus e os Muçulmanos em Moisés, Jesus, Muḥammad [que a paz esteja sobre todos eles]. Os Profetas receberam Livros e nós sabemos os nomes de alguns poucos: A Torá (Taurāt) que foi revelada a Moisés, os Salmos (Zabūr) que foi revelado a Davi (Dawūd), os Evangelhos (Injīl) que foi revelado a Jesus e o Alcorão (Qur.ān) que foi revalado a Muḥammad ﷺ. Os muçulmanos acreditam que cada Profeta trouxe a mesma religião e completou o que ele foi comandado completamente. Cada Profeta conduziu a uma boa vida e foi enviado por Allāh como um exemplo a ser seguido pelas outras pessoas.

Todos os Profetas são tratados com respeito e honra – é proibido descrer em qualquer um deles, zombar deles ou criticá-los. Por esse motivo, os muçulmanos sempre suplicam a Allāh por eles e pedem a paz, as bênçãos e as saudações de Allāh toda vez que eles são mencionados. É por isso que você encontra as palavras “que a paz esteja com ele” ou “que paz e as bênçãos de Allāh estejam com ele”, sendo frequentemente usadas pelos muçulmanos ao mencionar os Profetas.

Allāh diz no Alcorão:

Disseram: “Sede Judeus ou Cristãos que estareis guiados.” Dize (para eles, ó Muḥammad ﷺ): “Qual! Seguimos o credo de Abraão, o monoteísta, que jamais se contou entre os idólatras.” [Alcorão 2: 135]

E também: “Allāh enviou os Profetas como portadores de boas novas e como alertadores.” [Alcorão 2: 213]

ATIVIDADE:

Escolha um Profeta que veio antes de Muḥammad ﷺ e ache o que o Qur.ān e a Sunnah diz sobre sua vida.

DICA DE ESTUDO:

Em um exame sobre a “Risālah”, é esperado que você conheça alguns dos Profetas e os deveres de um Profeta.

O Islām ensina que aquela mensagem trazida pelos Profetas anteriores foi alterada pelo povo depois que os Profetas faleceram e foi alterada a tal ponto que não representava mais o chamado à Religião de Allāh.

Somente o Alcorão é visto como um Livro Revelado preciso e inalterado. Os muçulmanos acreditam que cada uma das mensagens anteriores foi transmitida perfeitamente pelos Profetas, mas depois foram parcialmente esquecida, incompreendida ou distorcida pelo povo. Isso significa, por exemplo, que a Taurāt e o Injīl são as palavras inegáveis de Allāh, mas depois entraram neles sérias distorções que os fizeram serem considerados não confiáveis. E que permanece o caso até este dia.

Os Anjos:

As Palavras de Allāh são trazidas para os Mensageiros através de um Anjo.

Os anjos são seres criados da luz que são totalmente obedientes a Allāh e que não cometem pecados. Os muçulmanos não acreditam que o Satanás (Iblīs) era um “anjo caído”, ao contrário, Allāh declarou no Qur.ān que ele era dentre os Jiin.

O Anjo encarregado com a Revelação é o Anjo Gabriel (Jibrīl). Há também os Anjos que registram as ações dos humanos e leva esses registros para o Céu. Esses registros são registrados em um livro que será apresentado como evidência na frente de Allāh no Dia do Julgamento. Há dois Anjos (Munkar e Nakīr) que irão questionar as pessoas nos seus túmulos com relação ao seu Senhor, sua Religião e o Profeta enviado para a humanidade. Há um Anjo (Isrāfīl) designado a sobre a Trombeta para a Hora ser estabelecida.

Simbolismo e Imagens

As pessoas, algumas vezes, associam a lua crescente e a estrela com o Islām e considera isso como sendo um emblema do Islām. Este é um conceito errado e que não tem base no Qur.ān e no Ahaḍīth.

ATIVIDADE:

  1. Explique o que os Muçulmanos entendem pela palavra Profeta.
  2. Nomeie o primeiro e o último Profeta de acordo com o Islām.
  3. Nomeie os livros que sabemos que foram revelados a quatro dos Mensageiros.
  4. Como os Profetas receberam a Mensagem deles de Allāh?

Tradução: ‘Aishah Barletta

Tradução original: https://www.abukhadeejah.com/educate-yourself-islam-1-3-risalah-the-message-that-was-communicated-from-allah-to-the-human-beings-redstone-academy/

Traduzido originalmente por: Abu Khadeejah ‘Abdul-Wahid

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s