A Vida Deste Mundo e a Próxima Vida (Islām 1.4)

(Artista: Bruna Bittar)

Ākhirah: A Próxima Vida

De acordo com o Islām, a morte não é o final. É o começo de um estágio novo e eterno na vida de uma pessoa. Os muçulmanos acreditam que a vida acontece através de três estágios:

  1. A vida deste mundo.
  2. A vida no túmulo, entre este mundo e a próxima (chamado de Barzakh)
  3. A Próxima Vida.

As duas primeiras são vidas temporárias, mas o estágio final é eterno. Esta vida é a preparação para a Próxima Vida. O Qur.ān e os Ahāḍīth (singular: haḍīth) descrevem em detalhes vividos os eventos depois da morte como um alerta para os negligentes e um encorajamento para os virtuosos.

Vida Após a Morte

Dos Pilares da Fé (Īmān) está a crença na Próxima Vida. Quando uma pessoa morre, sua alma sai do seu corpo e é retornada depois que ele é enterrado e ele escuta os passos dos seus companheiros a medida que eles se afastam. E então a pessoa será questionada por dois Anjos, chamados de Munkar e Nakīr, em seu túmulo sobre seu Senhor, sua Religião e seu Profeta. Dependendo de como ele responde a essas perguntas ou ele é recompensado com o conforto e bênção ou é punido. Este estágio é conhecido como Barzakh:

“Até que, quando a morte surpreender algum deles [dentre os que associam parceiros com Allāh] este dirá: ‘Ó Senhor meu, mande-me de volta (à terra), afim de eu praticar o bem que negligenciei!’ Pois sim! Tal será a frase que dirá! E ante eles haverá a Barzakh [barreira que os deterá] até o Dia em que forem ressuscitados.” [Alcorão (23): 99-100]

Então o morto espera até a Hora Final quando o mundo chegar a um fim. Depois todos da humanidade são reunidos e julgados por seu Criador, de acordo com sua virtuosidade e adoração a Allāh, o Altíssimo.

[PARA SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO CLIQUE NO LINK AQUI]

O Último Dia e Julgamento

Os muçulmanos acreditam que Allāh trará esse universo e o mundo ao fim e somente Ele sabe quando será. O Anjo Isrāfil foi criado para tocar a trombeta que fará com que todo ser vivo pereça e morra. Ele vai soprar pela segunda vez e eles ressuscitarão de volta à vida no Dia da Ressurreição, o Dia do Julgamento. Eles estarão nus e incircuncisos com o Sol se aproximando. Todo mundo que já viveu será chamado diante de Allāh para julgamento e o livro da vida serão apresentados a eles e depois disso as suas ações serão pesadas. Aqueles cujas boas ações são mais pesadas que as más ações deles, eles estarão em bênção, alegria e felicidade. Quanto aquele cujas más ações são mais pesadas do que as boas ações, então eles estarão em terror esperando o seu terrível destino. Se o livro deles é apresentado a eles na sua mão direita, eles irão para o Paraíso. Se eles pegam isso (ou seja, o livro) na sua mão esquerda, então eles irão para o Fogo. Neste momento, os Profetas, os crentes confiáveis, os mártires e os virtuosos intercederão pelos crentes pecadores com a permissão de Allāh, para que eles sejam salvos da punição do Fogo. O principal intercessor neste Dia será o Profeta Muḥammad ﷺ. Ele intercederá para as pessoas com Allāh buscando que o julgamento comece.

Paraíso e Inferno

O Paraíso para os crentes é a recompensa que Allāh lhes dará por seu Tawhīd (Monoteísmo Puro) – significando: para aqueles que singularizam Allāh com a adoração em exclusão de outros. O Paraíso é proibido para aqueles que associam parceiros com Allāh na adoração. Allāh diz:

“Aquele que adorar outro além de Allāh, então Allāh fez do Paraíso proibido para ele e sua morada será o Inferno.”

Há muitas descrições no Qur.ān e na Sunnah do Paraíso e do Inferno. O Paraíso é descrito como os jardins da felicidade:

“Estarão sobre leitos incrustados com ouro e pedras preciosas, reclinando neles, frente a frente, onde lhes servirão meninos imortais. Com vasos, jarras e taças cheias de vinho fluido, que não lhes provocará dor de cabeça nem intoxicação. E (também lhes servirão) as frutas de sua predileção e carne das aves que desejarem. E terão as Houris (mulheres leais e bonitas) de cândidos olhares (como esposas para os virtuosos).” [Alcorão (56): 15-22]

E é claro que cada mulher virtuosa e crente estará com seu marido, a quem Allāh embelezará e ficará mais bonito do que ela jamais poderia ter imaginado.

O Inferno é o castigo por rejeitar Allāh, descrer em Seus Mensageiros e Seus Livros revelados, afastando-se de Sua única adoração e adorando outros seres ao seu lado. Para este grupo, o Inferno é uma morada eterna. Para os crentes pecadores que adoravam Allāh sozinho, mas caíam em atos de desobediência como fornicação, consumo de álcool, roubo e assim por diante – para eles, o Inferno não é eterno, mas um lugar temporário do qual eles eventualmente sairão e entrarão no Paraíso para permanecer ali para sempre. O Inferno é um lugar terrível – o Profeta ﷺ disse:

“Vi o Inferno e nunca vi nada mais aterrorizante do que ele.” Ele é mantido no lugar por 70.000 reinos, cada reino tem 70.000 Anjos segurando isto. Allāh descreveu isso:

“Estarão no meio de ventos abrasadores e na água fervente. E nas sombras da negra fumaça, sem nada para refrescar nem mesmo para o bem.” [Alcorão (56): 42-44]

“Existem dois oponentes (os crentes e os incrédulos), que disputam entre si acerca do seu Senhor. Quanto aos incrédulos, serão cobertos com vestimentas de fogo e lhes será derramada, sobre as cabeças, água fervente, a qual derreterá tudo quanto há em suas entranhas, além da totalidade de suas peles. E para eles haverá clavas de ferro (para puni-los). Toda vez que eles quiserem fugir do fogo, por angústia, serão retornados e lhes será dito: ‘Provai o tormento do fogo! ’” [Alcorão (22)19-22]

No tempo do Profeta ﷺ, seus Companheiros e dos primeiros crentes, essas descrições foram vistas como descrição do que realmente aconteceria no Paraíso e no Inferno, embora sabendo que o Paraíso é muito mais excepcional do que aquilo que pode ser percebido e o Inferno é muito mais aterrorizante do que se pode imaginar. Mais ou menos um século após a morte do Profeta ﷺ, surgiram seitas racionalistas como os “Mu’tazilites” e os “Jahmites” que questionavam a existência física do Paraíso e do Inferno. Mais tarde, alguns que se aprofundaram na filosofia grega e indiana pensaram que o inferno e o paraíso são meros estados de alegria e miséria espirituais, e as descrições do Alcorão eram metafóricas. Os muçulmanos sustentam que o Paraíso (Jannah) e o Inferno (Jahannam) são exatamente como Allāh e o Seu Profeta ﷺ descreveram. De acordo com os muçulmanos ortodoxos (os Salafis), representações pictóricas do Paraíso e do Inferno não são permitidas, pois ambas são provenientes dos assuntos do invisível (Ghayb) e, como tal, ninguém sabe como realmente serão.

A maioria dos muçulmanos usa o termo “incrédulo” (árabe: Kāfir) para descrever os não-muçulmanos. O termo se refere a qualquer pessoa que não crê no que foi revelado pelo Mensageiro Muḥammad ﷺ. Não é usado como um insulto, mas sim como um termo religioso distinguindo um muçulmano de um não-muçulmano.

A Importância da Crença na Próxima Vida

A Vida depois da morte garante que as pessoas serão recompensadas e punidas pelas ações que elas fizeram neste mundo – então isso faz a vida justa. A esperança do Paraíso encoraja as pessoas a fazerem o bem, enquanto a ameaça do Inferno as desencoraja das más ações. Os muçulmanos acreditam que a vida vale a pena, por mais difícil que seja, porque leva a algo melhor e eterno para as pessoas virtuosas. É, portanto, um pilar fundamental do Islām.

ATIVIDADE:

  1. É razoável acreditar na vida após a morte? Por quê?
  2. Como a vida de uma pessoa pode ser afetada por sua crença na vida após a morte?
  3. “Os muçulmanos obedecem a Allāh somente porque estão assustados.” Você concorda? Explique o seu ponto de vista.
  4. “Um Deus que pune as pessoas não é compassivo.” O que você acha? Explique a sua opinião.

Tradução: ‘Aishah Barletta

Tradução original: https://www.abukhadeejah.com/the-life-of-this-world-and-the-hereafter-1-4-islam/

Traduzido originalmente por: Abu Khadeejah ‘Abdul-Wahid

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s