O Qur.ān: Sua Revelação e Compilação [PARTE 1] (Islām 1.5)

bismillah (1)

islam 1.5

Imagem: Bruna Bittar

Crenças & Fontes de Autoridade

O Qur.ān é um Livro Sagrado que os muçulmanos acreditam que foi revelado para Muḥammad ﷺ, o último dos Profetas. O Qur.ān foi revelado  a ele gradualmente, pouco a pouco, durante um período de 23 anos – desde o seu chamado para ser profeta em 610 até pouco antes de sua morte em 632. Os muçulmanos acreditam que Allāh não fala diretamente à humanidade; ao contrário, Ele os criou, depois enviou a eles Mensageiros para informá-los que Allāh os criou e ordena que O adorem. Isso é para distinguir quem dentre a humanidade terá fé em um Senhor que eles não verão ou falarão até depois da morte. A revelação é transmitida à humanidade através do Anjo Jibrīl (Gabriel). Allāh disse:

“É inconcebível que Allāh fale diretamente ao homem, a não ser por revelações, ou veladamente, ou por meio de um mensageiro, mediante o qual revela, com o Seu beneplácito, o que Lhe apraz; sabei que Ele é Prudente, Altíssimo. E também te inspiramos com o Ruhan (uma Inspiração, uma Misericórida) por ordem Nossa, antes do que não conhecias o que era o Livro, nem a fé; porém, fizemos dele uma Luz, mediante a qual guiamos quem Nos apraz entre os Nossos servos. E tu certamente te orientas para uma Senda Reta. A Senda de Allāh, a Quem pertence tudo quanto existe nos céus e na terra. Acaso, não retornarão a Allāh todas as coisas?” [Ash-Shurā (42): 51-53]

As experiências da revelação sobre o Profera ﷺ foram fortes e difíceis de suportar. Às vezes, ele trema e suava (mesmo em um dia frio) quando os versículos lhe eram enviados. Ele ﷺ disse em um ḥadīth:

“Às vezes é como o toque de um sino, essa forma de inspiração é a mais difícil de todas e passa depois que eu entendi o que é inspirado. Às vezes o Anjo vem na forma de um homem e fala comigo e eu entendo o que ele diz.” [Coletado por Al-Bukhārī]

Muitos dos versículos revelados foram respostas a perguntas que o Profeta ﷺ e seus Companheiros precisavam de resposta ou os versículos foram revelados em resposta a situações em que os muçulmanos se encontravam. Estes são, de fato, situações que as pessoas ainda se encontram. Por exemplo: jejuar em uma jornada ou enquanto estiver doente, como realizar abluções para orações ou o que fazer se não encontrar água etc.

Compilação do Qur.ān

O Alcorão foi transmitido a Muḥammad ﷺ, ele o recitou a seus Companheiros, alguns dos quais memorizaram, enquanto outros o escreveram em pergaminho, couro e até osso. Havia muitos memorizadores do Alcorão, e esse continua sendo o caso até hoje. A primeira compilação oficial do Alcorão foi feita em Madīna, a cidade do Profeta, após sua morte. O Alcorão foi revelado por Allāh em vários dialetos dos árabes. Todos eles memorizados pelo povo. Em 650, o Khalifa Uthmān, que Allāh esteja satisfeito com ele, decidiu, após consulta com outros Companheiros Seniores, que uma versão oficial escrita do Alcorão era necessária devido ao medo de que as recitações variantes pudessem causar confusão, a morte dos memorizadores e o medo de que algumas pessoas pudessem não lembrar da recitação corretamente. O processo foi iniciado em aproximadamente em 633 pelo Khalifah Abu Bakr depois de um grande corpo de memorizadores foi morto na batalha de Yamama. Abu Bakr fez uma compilação e depois passou para o Khalifa Umar, que passou para sua filha Hafsa, a esposa do Profeta ﷺ. Uthmān pegou esta cópia de Hafsa e nomeou um comitê de três que eram muito proficientes, e deles havia Zaid Ibn Thābit (inicialmente nomeado por Abu Bakr). Uthmān disse a eles:

“No caso que vocês discordem de Zaid Ibn Thābit em qualquer ponto do Qur.ān, então escreva isto no dialeto do Quraish, o Qur.ān foi revelado na língua dele.”

Eles cumpriram seu dever e, quando escreveram muitas cópias, Uthmān devolveu os manuscritos originais a Hafsah. Ele então enviou a todas as províncias muçulmanas uma cópia do que haviam copiado e ordenou que todos os outros materiais do Alcorão, escritos em manuscritos fragmentados ou cópias inteiras, fossem queimados. É importante observar que a cópia de Hafsah não foi destruída, o que indica que estava de acordo com a compilação “Uthmānic”. Tudo isso provando que o Alcorão que os muçulmanos têm hoje é de fato o mesmo recitado pelo Profeta Muḥammad ﷺ.

Qur.ān: A Fala de Allāh transmitida por Jibrīl a Muḥammad ﷺ. O Livro que é a Revelação Final de Allāh para a humanidade.

Surah:  Um capítulo do Alcorão. O Alcorão consiste em 114 Suratas a primeira Surah é curta e é chamada de Al-Fātihah. É recitado pelos muçulmanos em todas as orações. Al-Fātihah é seguida por suratas mais longas. De um modo geral, as suratas mais longas estão no início do Alcorão e as mais curtas no final.

Āyah: Cada capítulo (ou Surah) possui em versículos ou āyāt (plural de āyah). A Al-Fātihah tem 7 āyāt.

Pessoas com dúvidas: Algumas pessoas não acreditam que Muḥammad ﷺ foi visitado por um Anjo ou que ele recebeu revelação do Todo-Poderoso Deus. Como os muçulmanos respondem a esta idéia?

Sumário

Você deve conhecer e entender os relatos muçulmanos da revelação e da compilação do Alcorão. Foi revelado por 23 anos por meio do Anjo da Revelação, Jibrīl. A versão “oficial” de `Uthmān foi concluída em 650, apesar de sua compilação ter começado com Abu Bakr.

Questões:

Quanto tempo durou a revelação do Alcorão?

O que aconteceu com o Profeta quando ele estava recebendo a revelação?

Em que foram escritos os versículos do Alcorão pela primeira vez?

Por que Uthmān decidiu que era necessária uma versão escrita oficial do Alcorão?

O que é uma Surah?

O que é uma ayah?

Quantos capítulos existem no Alcorão? E qual é a ordem geral deles?

Tradução: ‘Aishah Barletta

Texto original: https://www.abukhadeejah.com/the-quran-and-its-revelation-and-compilation-part-1-islam-1-5/

 Texto escrito originalmente por: Abu Khadeejah ‘Abdul-Wahid

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s