Por que o Mês do Ramaḍān é Destacado com Excelência Particular? Shaykh Al-Fawzān

bismillah (1)

Allāh favorece Seus servos e concede a eles a capacidade de alcançar este mês, o mês do Ramaḍān – o mês que virá sobre você em breve; um mês que é um hóspede gentil em nossas vidas; um mês verdadeiramente imenso cujas virtudes Allāh enumerou em Seu glorioso Livro. Ele, O Altíssimo, disse:

شَهْرُ رَمَضَانَ الَّذِي أُنزِلَ فِيهِ الْقُرْآنُ هُدًى لِّلنَّاسِ وَبَيِّنَاتٍ مِّنَ الْهُدَىٰ وَالْفُرْقَانِ ۚ فَمَن شَهِدَ مِنكُمُ الشَّهْرَ فَلْيَصُمْهُ ۖ وَمَن كَانَ مَرِيضًا أَوْ عَلَىٰ سَفَرٍ فَعِدَّةٌ مِّنْ أَيَّامٍ أُخَرَ ۗ يُرِيدُ اللَّهُ بِكُمُ الْيُسْرَ وَلَا يُرِيدُ بِكُمُ الْعُسْرَ وَلِتُكْمِلُوا الْعِدَّةَ وَلِتُكَبِّرُوا اللَّهَ عَلَىٰ مَا هَدَاكُمْ وَلَعَلَّكُمْ تَشْكُرُونَ – 2:185

“Então, quem de vós que testemunhe (a lua crescente da primeira noite de) o mês (do Ramaḍān), então que ele jejue esse mês. E quem quer que esteja doente ou em uma viagem, o mesmo número de dias (deve ser refeito dentre os outros dias. Allāh vos intenciona a facilidade e não a dificuldade. Ele quer que cumpris o mesmo número (de dias) e glorificai a Allāh por ter-vos orientado, a fim de que Lhe agradeçais.” [Al-Baqarah (2): 185]

O Profeta ﷺ daria as boas novas aos Companheiros, raḍiAllāhu ‘anhum, no começo do Ramaḍān. Ele ﷺ mencionaria as virtudes e suas bençãos (desse mês) para que eles pudessem tomar vantagem delas.

A felicidade ao entrar no mês do Ramaḍān é uma felicidade pelas bençãos e favores de Allāh sobre Seus servos. Allāh, O Altíssimo, declarou:

“Diga: ‘Que eles se alegrem na Generosidade de Allāh e em Sua Misericórdia (ou seja, no Islām e no Qur.ān); Isso é melhor do que aquilo que eles acumulam (de riqueza)’.” [Yunus (10): 58]

Portanto, alegrar-se com a Generosidade de Allāh e com Sua Misericórdia é louvável – e, é claro, a intenção não é que uma pessoa tenha uma vida longa apenas para satisfazer seus desejos e prazeres. Em vez disso, a excelência de ter uma vida longa é que uma pessoa aumenta em atos de obediência que a aproximam de Allāh, O Altíssimo – e o mês do Ramaḍān tem imensas virtudes específicas além dos outros meses, e são elas:

  1. Neste mês, o ān foi revelado, o que significa que começou a ser revelado neste mês. Então, continuou a ser revelado ao Profeta ﷺ de acordo com eventos e situações que ocorreram ao longo de sua vida, até sua morte. O fato de o Qur.ān ter sido revelado neste mês nos mostra a grande virtude deste mês, que Allāh destacou com a revelação do Qur.ān. É por esta razão que a recitação do Qur.ān é mais excelente e ganha-se uma recompensa maior por recitá-lo, mesmo que a recitação do Qur.ān seja desejável em todos os momentos, mas sua recitação neste mês reúne mais recompensa para uma pessoa. O Anjo Jibrīl, alayhis-salām, descia sobre o Profeta ﷺ em todas as noites deste mês para revisar e estudar o Livro de Allāh. Então ele ﷺ teria tempo livre para recitar o Qu.ān neste mês com o propósito de recordar e adorar Allāh.
  2. Allāh obrigou o jejum neste mês sobre todos da Ummah, e Ele, O Altíssimo, fez disso um Pilar do Islām. O Profeta ﷺ disse:

“O Islām é: que você testemunhe que nenhuma divindade tem o direito de ser adorada além de Allāh e Muḥammad é o Mensageiro de Allāh; que você estabeleça a oração; pague o Zakāt; jejue no mês do Ramaḍān; e realize a Peregrinação (Hajj) para a Casa, se houver a capacidade de fazê-lo.” [Muslim, nº 8]

Ele, O Altíssimo, estabeleceu o jejum no mês do Ramaḍān como o quarto pilar do Islām – portanto, o jejum é uma obrigação para todo o muçulmano, homem e mulher, se eles atingiram a idade adulta e são livres de loucura. Se uma pessoa rejeita a obrigação de jejuar no mês do Ramaḍān [rejeita este Pilar], então é incrédula por consenso.* Quem afirma a obrigação, mas abandona o jejum no mês ou em parte do mês, esse cometeu um crime grave e é considerado pecaminoso. Em um país muçulmano, ele é obrigado a jejuar e é punido com um forte castigo discricionário até se arrepender. Portanto, o jejum é uma obrigação, cumprindo o dever dentro de um mês ou preparando jejuns perdidos após o mês para quem tem uma desculpa válida. Allāh, O Altíssimo, disse:

شَهْرُ رَمَضَانَ الَّذِي أُنزِلَ فِيهِ الْقُرْآنُ هُدًى لِّلنَّاسِ وَبَيِّنَاتٍ مِّنَ الْهُدَىٰ وَالْفُرْقَانِ ۚ فَمَن شَهِدَ مِنكُمُ الشَّهْرَ فَلْيَصُمْهُ ۖ وَمَن كَانَ مَرِيضًا أَوْ عَلَىٰ سَفَرٍ فَعِدَّةٌ مِّنْ أَيَّامٍ أُخَرَ ۗ يُرِيدُ اللَّهُ بِكُمُ الْيُسْرَ وَلَا يُرِيدُ بِكُمُ الْعُسْرَ وَلِتُكْمِلُوا الْعِدَّةَ وَلِتُكَبِّرُوا اللَّهَ عَلَىٰ مَا هَدَاكُمْ وَلَعَلَّكُمْ تَشْكُرُونَ – 2:185

“Então, quem de vós que testemunhe (a lua crescente da primeira noite de) o mês (do Ramaḍān), então que ele jejue esse mês. E quem quer que esteja doente ou em uma viagem, o mesmo número de dias (deve ser refeito dentre os outros dias. Allāh vos intenciona a facilidade e não a dificuldade. Ele quer que cumpris o mesmo número (de dias) e glorificai a Allāh por ter-vos orientado, a fim de que Lhe agradeçais.” [Al-Baqarah (2): 185]

Então neste versículo, Ele obrigou o jejum sobre todo muçulmano, seja cumprindo no mês ou refazendo depois os dias perdidos, para o doente e o viajante.

  1. Allāh fez uma noite neste mês que é melhor do que mil meses:

“Em verdade, revelamos o Qur.ān, na noite do Al-Qadr (Decreto). E o que te fará entender o que é a Noite do Decreto? A Noite do Decreto é melhor do que mil meses [isto é, adorar Allāh nessa noite é melhor do que adorá-Lo mil meses (83 anos e 4 meses)]. [Ela é] Paz! (toda essa noite, há Paz e Bondade de Allāh para Seus servos crentes) até o aparecimento do amanhecer.” [Al-Qadr (97): 1-5]

Al-Qadr é verdadeiramente uma grande noite. Allāh fez os atos de obediência esse mês melhor do que mil meses de ações para aquele que é concedido sucesso por Allāh para tirar vantagem disso. E esta noite é apenas neste mês, com exclusão de outros meses.

  1. Das virtudes deste mês é que o Profeta ﷺ legislou para nós ficarmos em pé em oração para a oração do Tarāwīh – e essa oração é especifica para o Ramaḍān. É realizada em congregação, no Masjid, assim como o Profeta ﷺ orou com seus Companheiros, na congregação, durante a noite, e então deixou de lidera-los em congregação, com medo de que fossem tomados como uma obrigação, e eles não seriam capazes de cumpri-la. Depois de sua morte, os Companheiros e os Khalifas corretamente orientados estabeleceram isso mais uma vez – eles faziam a oração do Tarāwīh nas mesquitas. E os muçulmanos continuaram essa tradição até hoje. É uma Sunnah estabelecida; um sinal distintivo do Islām. O Profeta ﷺ disse:

“Quem realizar a oração noturna durante o Ramaḍān com Imān e esperançoso em recompensa, seus pecados anteriores serão perdoados.” [Al-Bukhārī, nº 1904]

E ele ﷺ disse:

“Quem permanecer com o Imām na oração noturna até que ele termine, seus pecados anteriores serão perdoados.” [Al-Bukhārī, nº 1901]

Todas essas narrações estabelecem a tradição de realizar a Oração da Noite no Ramaḍān, o que indica a excelência deste mês. Allāh tornou a Oração da Noite opcional em suas noites e o jejum obrigatório em seus dias – ambos atos virtuosos, ambos atos de bondade. Portanto, aproveite, que Allāh tenha piedade de você, desses atos particulares de obediência e proximidade com Allāh – e reduza sua atenção a este mundo e de se ocupar com questões mundanas para que possa se beneficiar do tempo que lhe foi atribuído neste mês, concentrando-se nos vários atos de obediência e adoração, como a lembrança de Allāh, recitação do Qur.ān, reclusão na mesquita (i’tikāf), aumento nas orações opcionais e assim por diante.

Tradução: ‘Aishah bint Humberto Barletta As-Salafiyyah

Fonte: Khutbah al-Minbariyyah, vol. 5, pág. 256-259.

Why is Ramadān singled out with particular excellence to the exclusion of other months? – Benefits from Shaikh Al-Fawzān

Traduzido originalmente por: Abu Khadeejah ‘Abdul-Wahid

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