Sunni [Sunitas] e Shi’ah [Xiita ou Chiita] (Islām 1.12)

bismillah (1)

Os Sunni

Depois que o Profeta ﷺ morreu, houve diferenças de opinião sobre como os muçulmanos deveriam ser liderados e quem deveria receber a liderança e a autoridade. Os Companheiros do Profeta ﷺ concordaram que apenas o Qur.ān (Alcorão) e a Sunnah tinham autoridade para dizer às pessoas o que fazer. Eles decidiram, depois de examinar a Sunnah, que Abu Bakr as-Siddīq, que Allāh esteja satisfeito com ele, deveria ser o líder deles – e que ele os governaria de acordo com o Qur.ān e a Sunnah. Então ele foi o primeiro Khalīfah (Califa). O segundo Khalīfah (Califa), ‘Umar ibn al-Khattāb, que Allāh esteja satisfeito com ele, foi nomeado por Abu Bakr, que Allāh esteja satisfeito com ele. O terceiro Khalīfah foi escolhido por um comitê dos principais Companheiros do Profeta ﷺ que foram designados por ‘Umar antes de falecer. O quarto Khalīfah, `Ali ibn Abī Tālib, que Allāh esteja satisfeito com ele, foi nomeado pelos principais Companheiros após o assassinato de Uthmān. `Ali fez sua promessa de lealdade aos três Khalīfah anteriores e os apoiou totalmente. Ele até nomeou seus filhos em homenagem a eles.

Existem 73 seitas (ou grupos) entre os muçulmanos, de acordo com um autêntico ḥadīth – apenas uma é reconhecida como correta. É aquela (seita) que segue o Profeta ﷺ e seus Companheiros, que Allāh esteja satisfeito com todos eles. Essa seita é conhecida como Ahlus-Sunnah wal-Jamā’ah (O Povo da Sunnah e o Corpo Principal dos Companheiros) ou Ahlul-Ḥadīth (O Povo do Ḥadīth) ou, ainda, os Salafis (Os Seguidores dos Piedosos Antecessores).

Há muita disputa entre os muçulmanos sobre qual é realmente a seita correta. Os Sunitas (ou Salafis) são aqueles que seguem a Sunnah. Os Khalīfah não eram legisladores, mas derivavam seus julgamentos dos textos revelados; eles eram líderes que governavam pelo Qur.ān e pela Sunnah. A aplicação de Leis (Sharī’ah) foi elaborada pelos Companheiros e juristas depois deles, com base em suas pesquisas no Qur.ān e na Sunnah – grande parte da Lei eles concordaram e algumas eles diferiram baseados no seu entendimento do Qur.ān e da Sunnahmas em todos os princípios e fundamentos eram únicos e os mesmos (ou seja, eles não diferiam em questões de crença). O Ahlus-Sunnah (isto é, os Sunitas) são muito meticulosos ao agir sobre os aḥādīth autênticos, com exclusão dos ḥadīth inautênticos. Eles se afastavam das práticas que não eram baseados no Qur.ān e na Sunnah.

Os Shi’ah

Décadas após a morte do Profeta Muḥammad ﷺ, uma seita minoritária apareceu alegando que o Profeta ﷺ havia designado `Ali ibn Abī Ṭālib, que Allāh esteja satisfeito com ele, como seu sucessor. Eles acreditavam que os Companheiros estavam errados ao não designar `Ali como o primeiro Khalīfah. `Ali era primo e genro do Profeta ﷺ. No entanto, os Companheiros que ainda estavam presentes quando os Shi’ah (xiitas) fizeram suas reinvindicações rejeitaram suas doutrinas, incluindo o próprio `Ali!

– A Crença dos Shi’ah (xiitas):

  • Eles acreditam que `Ali e sua esposa Fāṭimah, que Allāh esteja satisfeito com ambos, continuaram a receber a revelação depois que o Profeta ﷺ
  • Eles acreditam que todos os Companheiros provaram ser hereger traiçoeiros, exceto por poucos.
  • Eles acreditam que `Ali, Fāṭimah e seus filhos são divinos, por isso pedem e suplicar por ajuda e resgate a eles.
  • Eles também acreditam que existe um capítulo (Sūrah) do Qur.ān que foi deliberadamente deixado de fora pelos Companheiros chamado de Sūrat al-Wilāyah que nomeia `Ali como sucessor. O Livro Uṣūl al-Kāfi, do principal estudioso Shi’ah Al-Kulaini, declara todas as doutrinas e muitas mais.
  • Eles acreditam que seus Imāms (líderes) têm o direito de serem legisladores ao lado de Allāh (Deus, O Único).
  • Eles acreditam que cada Imām (líder) designaria o próximo Imām antes de sua morte.
  • O termo Shi’ah significa “facção”, e eles acreditam que são a “facção de `Ali”.
  • Eles apenas seguem decisões religiosas que passam pelo Imām ou confirmadas pelos Imāms.
  • Eles rejeitam totalmente os três primeiros Khalīfahs e rejeitam os aḥādīth e as cadeias de narrações relatados por Al-Bukhārī, Muslim, Tirmidhī, Ahmad, Mālik, Abu Dāwud, Ibn Mājah e assim por diante.

Aqui está uma lista dos doze Imāms que os Shi’ah consideram divinos ao lado de Allāh (Deus, O Único):

  1. `Ali (M. 40H)
  2. Hasan (M. 61H)
  3. Husayn (M. 69H)
  4. `Ali (M. 95H)
  5. Muḥammad (M. 114H)
  6. Ja’far (M. 148H)
  7. Mūsā (M. 183H)
  8. `Ali (M. 203H)
  9. Muḥammad (M. 220H)
  10. `Ali (M. 254H)
  11. Hasan (M. 260H)
  12. Muḥammad al-Mahdī (O Imām Escondido)

Os Shi’ah acreditam que são guiados pelo Imām Escondido até hoje. Eles acreditam que, por um milagre, o Imām Escondido se escondeu quando criança, sob a terra, muitos séculos atrás, e que ele se comunica com os clérigos religiosos Shi’ah. No Irã, os Shi’ah (xiitas) rezam pelo retorno do Imām Escondido. Os líderes religiosos iranianos são chamados de aiatolás e acredita-se serem porta-vozes do Imām Escondido.

A doutrina de liderança e adoração entre o Povo da Sunnah é muito diferente da doutrina Shi’ah. Embora o termo “Imām” seja usado entre o Povo da Sunnah, o termo não está ligado à santidade ou divindade. É usado para descrever qualquer governante ou erudito muçulmano ou alguém que lidere a oração. O Povo da Sunnah se refere ao líder geral como um Khalīfah. Um líder menor é chamado de Rei, presidente, Amīr ou Sultān (Sultão) – o Povo da Sunnah defende que estes são governantes legítimos, mesmo que sejam pecaminosos ou opressivos, e é proibida a rebelião contra esses governantes muçulmanos.

Alguns Ditos dos Shi’ah

  • “Obedecer ao [divino] Imām é obedecer a Deus. Desobedecer ao Imām é desobedecer a Deus.”
  • Aquele que morre sem o Imām de seu tempo morre como Kāfir (incrédulo).”
  • Os Imāms estão livres dos pecados guiados por Deus.”
  • Os Imāms têm conhecimento do Universo.”
  • “Os Imāms são perfeitos e sem pecados.”

Atividade:

  1. O conceito de Khalīfah no Islām Sunni é muito diferente do conceito de Imām Shi’ah. Faça duas colunas, escreva “Khalīfah” em uma e Imām Shi’ah em outra, abaixo de cada coluna liste os principais pontos de cada uma: como eles eram escolhidos, qual tipo de autoridade eles tinham; como eles governavam; se eles são divinos ou tomados como santos depois do morte ou enterrados como humanos normais, etc.
  2. Liste os primeiros quatro Khalīfah.
  3. Liste os doze Imāms do Shi’ah.

Tradução: ‘Aishah bint Humberto Barletta As-Salafiyyah

Texto original: https://www.abukhadeejah.com/sunni-and-shiah-islam-islam-1-13/

Texto originalmente escrito por: Abu Khadeejah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s