Introdução aos Cinco Pilares (Islām 2.1)

bismillah (1)

O Profeta ﷺ disse:

“O Islām é construído sobre cinco: a declaração que não há nada merecedor de adoração exceto Allāh e que Muḥammad é o Mensageiro de Allāh; o estabelecimento das orações; o pagamento do Zakāh; fazer a peregrinação para a Casa (Ka`bah) e o jejum no mês do Ramaḍān.” [Al-Bukhārī e Muslim]

Palavra em árabe para “Pilar”: Rukn; cujo plural é: Arkān.

ÁrabeSignificadoDetalheFrequência
ShahādahDeclaração/ Testemunho de féNão há deus verdadeiro digno de adoração, exceto Allāh e Muḥammad é Seu servo e MensageiroPermanece com você durante sua vida.
SalāhRitual diário de orações.Fazer cinco orações obrigatórias por dia.Cinco horários separados durante cada dia.
ZakāhCaridade obrigatóriaTirado do rico e dado ao necessitado.Uma vez por ano.
SawnJejum obrigatório.Jejuar durante o mês do Ramaḍān.Um mês por ano.
HajjPeregrinação.Visitar Makkah (Meca) em locais específicos.Uma vez durante a vida.

Eles são conhecidos como os Cinco Pilares do Islām, porque apoiam o Islām, assim como os pilares de um edifício sustentam a estrutura do edifício. Esses cinco deverem foram legislados por Allāh sobre todo muçulmano capaz, são e adulto. A Shahādah é o mais importante desses cinco, porque faz com que uma pessoa entre no Islām e os torna muçulmanos. O restante dos quatro pulares só é válido se a Shahādah já tiver sido declarada. O Profeta ﷺ enviou seu companheiro, Mu`adh ibn Jabal, que Allāh esteja satisfeito com ele ao Iêmen, dizendo a ele:

“Você está indo ao Povo do Livro (os Judeus e os Cristãos), então que a primeira coisa que você os chama seja: ‘Que nada tem o direito de ser adorado, exceto Allāh. Se eles afirmarem isso, então informe-os que Allāh lhes obrigou as cinco orações diárias…”

Os muçulmanos acreditam que Allāh lhes ordenou que cumprissem esses Cinco Pilares para seu próprio benefício – e que, ao cumpri-los, tornam-se melhores muçulmanos e melhores crentes. O Islām é se submeter a Allāh em adoração e mostrar a Ele obediência completa. A palavra muçulmano refere-se aquele que submeteu sua vida a Allāh. O que quer que os muçulmanos façam, eles devem fazê-lo da maneira que Allāh ordenou. Os Cinco Pilares são os fundamentos desses atos externos de obediência. Ao realizar esses Pilares, um muçulmano aumenta em piedade e retidão – e ele se aproxima espiritualmente de Allāh – desta maneira, ele se torna feliz neste mundo e é recompensado com o Paraíso na Próxima Vida.

Após a Shahādah, o pilar mais importante é a oração. O Profeta ﷺ disse:

“A diferença entre nós e os não muçulmanos é a Salāh. Então aquele que abandona isso descreu.”

Esta foi a primeira coisa que o povo do Iêmen foi comandado a fazer depois do testemunho de fé (isto é, a Shahādah). Adicionalmente Abdullāh ibn Shaqīq, que Allāh esteja satisfeito com ele, disse depois de encontrar os Companheiros:

“Os Companheiros do Profeta não consideravam o abandono de qualquer ação uma descrença, exceto o abandono das Orações.” [Coletado por Tirmidhī].

Então, depois de entrar no Islām com a Shahādah, o pilar mais importante é a oração, depois o resto dos Pilares. É considerado um grande pecado deixar o resto dos três pilares sem uma desculpa válida.

Quando os muçulmanos têm “consciência de Deus” (Taqwa: piedade/virtuosidade) eles estão sempre cientes de que Allāh está “com eles” com Seu conhecimento, ajudando-os, protegendo-os e que Ele os observa constantemente. Essa consciência constante de que Allāh está observando você é chamada al-Murāqabah. Este é o maior dos sucessos alcançados por um muçulmano, e os Cinco Pilares são a chave para o desenvolvimento disso. Eles são a chave para viver a melhor vida, começando naturalmente com a Shahādah, que reúne a crença em Allāh e seguir o Mensageiro ﷺ.

Atividade:

  1. Todos os Cinco Pilares são igualmente importantes?
  2. Tem importância se você simplesmente se você não deseja fazer um desses pilares ou mais dentre eles? (Pensa em uma construção que é apoiada pelos seus pilares e na narração de Abdullāh ibn Shaqīq).
  3. De que maneira a adesão firme ao cumprimento desses pilares torna uma pessoa um muçulmano melhor?
  4. O pilar que precisa ser feito uma vez na vida é: ______________.
  5. O pilar que precisa ser feito cinco vezes ao dia é:_____________.
  6. O pilar que precisa ser cumprido uma vez ao ano é: ____________.
  7. De que maneira estar ciente de que Allāh está observando você o tempo todo torna alguém um muçulmano melhor?

Tradução: ‘Aishah bint Humberto Barletta

Fonte: https://www.abukhadeejah.com/introduction-to-the-five-pillars-islam-2-1/

Autor: Abu Khadeejah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s