Jejuar os Seis Dias de Shawwāl Antes de Fazer os Dias Perdidos do Ramaḍān – Shaykh Ibn Bāz

bismillah (1)

Pergunta: É legislado jejuar os seis dias de Shawwāl antes de fazer Qadā dos dias perdidos para quem tem dias do Ramaḍān para compensar? Algumas pessoas permitem dizer que A’ishah, raḍiAllāhu ‘anhā, não compensou os dias em que ela perdeu do mês do Ramaḍān até o mês de Sha’bān, o mês anterior ao próximo Ramaḍān – então é evidente que ela jejuou nos seis dias de Shawwāl [antes de compensar os dias que ela perdeu] devido ao que se sabe sobre seu desejo de fazer boas ações.

Resposta: Em nome de Allāh, o Misericordioso, o Misericordiador. Que Allāh exalte e louve o Mensageiro na mais alta companhia dos Anjos – e da mesma forma sua família, seus Companheiros e quem é guiado por sua orientação.

O que é evidente neste caso é que não é permitido jejuar os jejuns da Sunnah (nafal) antes dos jejuns obrigatórios devido a duas razões:

  1. O Mensageiro de Allāh ﷺ disse:

“Aquele que jejuou no Ramaḍān e seguiu isso com seis dias de Shawwāl, é como se ele tivesse jejuado o ano todo.”

Então, aqueles que têm dias para compensar (Qadā) do Ramaḍān não podem acompanhar o jejum dos seis de Shawwāl porque ainda têm dias para jejuar desde o Ramaḍān – então eles não podem acompanhar o Ramaḍān com os seis dias de Shawwal até que tenham completado todos os jejuns do Ramaḍān.

Portanto, se um homem, por exemplo, ainda tem dias restantes do Ramaḍān porque perdeu alguns jejuns devido a viagens ou porque estava doente e Allāh o curou – ele deve começar jejuando o que faltou do Ramaḍān (Qadā). É o mesmo para a mulher que não jejuou devido a menstruação ou sangramento pós-natal – ela também deve começar fazendo o que perdeu no Ramaḍān, para poder jejuar nos seis dias de Shawwāl, se puder. Quanto ao começo do jejum dos seis de Shawwāl (antes de pagar os dias perdidos), isso não está correto.

     2. A dívida com Allāh tem mais direito a ser cumprida e é mais digno que se comece com as obrigações com Allāh – e se apresse com elas antes das recomendações (nāfilah). Allāh, o Poderoso e Majestoso, obrigou o jejum do Ramaḍān à mulher, por isso não é conveniente que ela jejue os jejuns opcionais (nāfilah) de Shawwāl antes de completar o que é obrigatório para ela.

A partir disso, vemos que não há validade para uma fatwa (veredito) que permita jejuar os seis de Shawwāl enquanto uma pessoa tem dias para compensar do Ramaḍān. Em vez disso, uma pessoa deve começar cumprindo os jejuns obrigatórios. Posteriormente, se houver dias a partir do mês de Shawwāl e a pessoa puder jejuar pelos seis dias, eles poderão fazê-lo e, caso contrário, poderão deixá-los por serem opcionais – e, portanto, tomarão precauções com relação à sua religião sobre os dois assuntos já mencionados.

Assim, no segundo ponto (acima), afirma-se que as obrigações têm um direito maior que se inicie com elas – e que têm um direito maior de serem cumpridas do que os atos recomendados. É autenticamente relatado em um ḥadīth que o Mensageiro de Allāh ﷺ disse:

“A dívida de Allāh tem mais direito de ser cumprida.”

 E o seu ﷺ dito:

“Realizai o que é devido a Allāh por Allāh é mais digno que Seu direito seja cumprido.”

Quanto ao que é mencionado (na pergunta) sobre Ā’ishah, raḍiAllāhu ‘anhā, então Ā’ishah, raḍiAllāhu ‘anhā, atrasaria o que ela tinha que compensar do Ramaḍān até o mês de Sha’bān e ela disse que era devido a ela estar ocupada com o Mensageiro de Allāh ﷺ. Portanto, ela adiou a obrigação devido ao Mensageiro de Allāh ﷺ ― e é ainda mais apropriado que ela atrasasse os jejuns recomendados por estar ocupada com o Mensageiro ﷺ.

Portanto, não há evidências no ato de A’ishah, raḍiAllāhu ‘anhā, para usá-lo como prova para preceder o jejum nos seis dias de Shawwāl antes dos jejuns obrigatórios do Ramaḍān. Isso porque ela adiou o jejum obrigatório porque estava ocupada com o Mensageiro de Allāh ﷺ, por isso é muito mais conveniente que ela também adiasse os seis de Shawwāl.

Além disso, mesmo que ela tenha jejuado os seis de Shawwāl antes dos jejuns obrigatórios, isso não é uma prova, porque se opõe ao que é aparente nos textos.

Tradução: ‘Aishah bint Humberto Barletta

Fonte original: Nūr ‘alad-Darb (website).

Texto originalmente traduzido em: https://www.abukhadeejah.com/fasting-the-six-days-of-shawwal-before-making-qada-of-the-days-missed-in-ramadan-ibn-baz/

Traduzido para o inglês por: Ustadh Abu Khadeejah Abdul-Wahid

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s