O Testemunho Muçulmano de Fé: Shahādah e Suas Condições (Islām 2.2)

bismillah (1)

O Profeta ﷺ disse:

“O Islām é construído sobre cinco: A declaração de que não há deus verdadeiro, nada é digno de adoração, exceto Allāh e que Muḥammad é o Mensageiro de Allāh…” [Al-Bukhārī e Muslim]

O primeiro pilar é o dever de declarar as duas grandes crenças do Islām que são: A crença na Unicidade de Deus Todo-Poderoso em adorá-Lo sozinho e na Profecia de Muḥammad como o Profeta Final e o melhor exemplo a ser seguido.

A Shahādah é declarar: Ash-hadu an lā ilāha illallāh wa ash-hadu anna Muḥammadan ‘abduhu wa rasūluhu (Eu testemunho que não há deus verdadeiro, nada é digno de adoração, exceto Allāh – e que Muḥammad é Seu servo e Mensageiro).

Estas palavras, lā illāha illallāh especificamente, são repetidas ao longo da vida do muçulmano. Lā ilāha illallāh é a mais pesada das boas ações na balança no Dia do Julgamento (ḥadīth). É o melhor que o Profeta ﷺ e seus seguidores declararam em ‘Arafah durante o Hajj (ḥadīth). É a melhor expressão de lembrança (dhikr). A Shahādah completa é declarada em voz alta durante o Adhan (o chamado da oração). É declarada durante toda oração no tashahhud enquanto está sentando por obrigação. É o melhor que pode ser dito antes que morra: “Aquele que as últimas palavras for lā illāha illallāh (não há deus verdadeiro, nada é digno de adoração, exceto Allāh) entrará no Paraíso.” (ḥadīth). A Shahādah é a chave do Paraíso, sem esta declaração uma pessoa não pode ser um muçulmano. A Shahādah também é escrita na bandeira verde da Arábia Saudita.

Alguns muçulmanos exibem a Shahādah nas paredes de mesquitas e casas – isso não é apoiado pela Sunnah. As próprias palavras não são consideradas supersticiosas, de modo que devem ser escritas e penduradas para afastar o mal. Em vez disso, seu poder e força estão em sua expressão e compreensão do que significam e implicam. Pelo pronunciamento das palavras pelos muçulmanos sinceros, Allāh responde às suas necessidades e os protege.

A primeira parte da Shahādah é chamada de “Kalimah”: lā illāha illallāh (não há deus verdadeiro, nada é digno de adoração, exceto Allāh) e tem oito condições. Olhe para isso desta maneira:

A “chave” para o Paraíso é o lā illāha illallāh (não há deus verdadeiro, nada é digno de adoração, exceto Allāh). Toda chave tem “dentes” únicos que permite que a porta seja destrancada. Os “dentes” da chave lā illāha illallāh tem sete condições conhecidas. Todo muçulmano deve conhece-las, elas são:

  1. Conhecimento do que isso significa e implica – que ninguém verdadeiramente tem o direito de ser adorado, exceto Allāh.
  2. Certeza de que Allāh sozinho deve ser adorado, o que nega a dúvida.
  3. Sinceridade em adorar Allāh sozinho em oposição a hipocrisia.
  4. Verdadeiramente acreditar nisso. É que a pessoa é sincera quando faz a declaração de lā illāha illallāh – verdadeiramente com seu coração.
  5. Aceitar o que isso significa e implica e não o recusar.
  6. Submeter-se ao que é necessário e não rejeitar.
  7. Amar isso e ao que isso significa, em oposição ao ódio.

A Shahādah tem um lugar especial no Islām – este é a base do Islām. O restante dos quatro pilares e os outros aspectos da religião colocam em prática essas duas declarações de fé.

Há um ḥadīth que afirma que o Adhan deve ser feito no ouvido do recém-nascido. No entanto, o ḥadīth não é autêntico, como o Shaykh Al-Albānī apontou.

A Shahādah na Prática:

NÃO FAZER:

  • Adorar os ídolos ou outros deuses além de Allāh – fazer isso é shirk (politeísmo);
  • Seguir o exemplo de outras pessoas quando isso contradiz o Islām;
  • Tratar qualquer coisa em sua vida como sendo mais importante do que servir e adorar Allāh.

FAZER:

  • Seguir o Alcorão que é a Palavra de Allāh revelada ao Profeta Muḥammad ﷺ;
  • Seguir os ensinamentos e o exemplo do Profeta ﷺ;
  • Colocar Allāh em primeiro lugar em tudo que você faz.

Os muçulmanos convidam os não-muçulmanos para a Shahādah e o que significa, ou seja, adorar apenas a Allāh e seguir o Profeta ﷺ. Um não-muçulmano aprende o Islām com muçulmanos conhecedores, que podem citar provas do Alcorão e o aḥādīth e ensiná-los enquanto são pacientes e gentis.

A Shahādah Para os Shi’ah

Os shi’ah adicionam uma terceira frase à Shahādah. Eles fazem isso mesmo que não tenha sido feito no tempo Profeta ﷺ ou dos seus Companheiros. Eles declaram: “Não existe deus verdadeiro, nada é digno de adoração, exceto Allāh, Muḥammad é o Profeta de Allāh e ‘Alī é amigo de Allāh.” Eles fazem isso devido à crença de que ‘Alī, raḍiAllāhu ‘anhu, genro e primo do Profeta ﷺ, é o único e verdadeiro sucessor de Muḥammad ﷺ – e que ele e seus descendentes (e mais tarde os líderes shi’ah) são os únicos que conhecem o verdadeiro significado da revelação dada ao Mensageiro de Allāh ﷺ. Eles acreditam que SOMENTE eles têm uma verdadeira compreensão de como Allāh quer que as pessoas vivam. Essa crença é considerada herética pelos muçulmanos sunitas ortodoxos, pois é um desvio do que é encontrado no Alcorão e na Sunnah.

Atividade:

  1. Quais são as duas declarações de fé que compõem a Shahādah?
  2. Anote duas ocasiões em que a Shahādah seria falada.
  3. Os muçulmanos devem mostrar que estão seguindo a Shahādah pela maneira como vivem. Dê dois exemplos de como eles fazem isso.

Resumo:

Você deve saber que a Shahādah é a declaração islâmica de fé, e essa é uma palavra que é constantemente repetida e posta em prática ao longo da vida de um muçulmano. Os muçulmanos que repetem e agem de acordo com ela a Shahādah será testemunha de sua fé.

Traduzido por: ‘Aishah bint Humberto Barletta

Texto original em: https://www.abukhadeejah.com/the-muslim-testimony-of-faith-shahadah-and-its-conditions-islam-2-2/

Texto originalmente escrito por: Abu Khadeejah

Um comentário em “O Testemunho Muçulmano de Fé: Shahādah e Suas Condições (Islām 2.2)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s