As Orações Diárias de Um Muçulmano e as Abluções (Islām 2.3)

bismillah (1)

Introdução

Os muçulmanos são obrigados por Allāh a fazer as orações cinco vezes por dia. Essa oração é chamada de Ṣalāh. É o segundo pilar do Islām. Os muçulmanos tiram um tempo ao longo do dia para se concentrarem nesse ato especial, onde se concentram nas súplicas e recitações para Allāh. O termo Ṣalāh na língua árabe significa: Súplica (du’ā); e religiosamente se refere as cinco orações diárias que são obrigatórias sobre todo muçulmano e muçulmana, adulto, são e capaz.

Os Tempos das Orações

O Profeta ﷺ disse:

“Jibrīl (o Anjo Gabriel) me liderou em oração duas vezes na Casa (Ka’aba). Então ele fez a oração do Dhuhr o primeiro dia quando a sombra era semelhante ao comprimento da tira de uma sandália (logo após o meio dia). Então ele fez a oração do ‘Asr quando um objeto era semelhante ao comprimento de sua sombra. Então ele fez a oração do Maghrib quando o sol se pôs e a pessoa em jejum quebra o jejum. Então ele fez a oração do ‘Ishā quando o crepúsculo desapareceu. Então ele fez a oração do Fajr quando o verdadeiro amanhecer começou (antes do nascer do sol) e quando comer é proibido para o jejuador. Na segunda ocasião, ele fez o Dhuhr quando a sombra de tudo era semelhante ao comprimento disso, que foi o horário do ‘Asr no dia anterior. Ele fez a oração do ‘Asr quando a sombra de um objeto estava duas vezes mais longa do que o objeto. Então ele fez o Maghrib no mesmo horário que ele fez na primeira vez. Então ele fez a oração do ‘Ishā, a última quando um terço da noite tinha passado. Então ele fez a oração do Fajr quando a terra brilhava (antes do amanhecer). Então Jibrīl disse: “Ó, Muḥammad! Estes são os tempos dos Profetas diante de ti, e é o tempo que decorre entre esses dois tempos (para cada oração).” [At-Tirmidhī, nº 146]

Sendo assim, em resumo, temos:

FajrDepois do amanhecer verdadeiro e antes do nascer do sol.
DhuhrLogo depois do meio-dia até que a sombra de um objeto seja do mesmo comprimento do objeto.
‘AsrQuando a sombra do objeto é do mesmo tamanho do objeto até que seja o dobro.
MaghribLogo depois do pôr-do-sol.
‘IshāQuando o crepúsculo* acaba até que a metade da noite tenha passado.

*Crepúsculo: A luz (ou brilho) que permanece no céu ocidental depois que o sol se põe.

As Condições da Oração

Sem essas condições a oração não é aceita por Allāh. Elas são:

  1. Purificação: geralmente ablução com água e se não estiver disponível, com solo.
  2. Cobrir partes importantes do corpo (‘awrah) com roupas grossas e largas: A mulher: cobre tudo, exceto o rosto e as mãos (para saber mais detalhes clique aqui). Quanto ao homem: cobre o umbigo até os joelhos (incluindo os joelhos) e os ombros.
  3. Limpeza da pele, roupas  de impurezas tais como urina, excremento, etc.
  4. Direcionar-se para a Qiblah (Makkah) durante a oração.
  5. Uma intenção sincera no coração (sem pronúncia com a boca) para a oração que está prestes a fazer (por exemplo, o Dhuhr ou o Fajr) e fazendo dessa intenção somente para Allāh.
  6. Ter certeza que está fazendo a oração no horário prescrito correto.

A Ablução (Wuḍū)

O método do wuḍū (ablução) é dito no Qur.ān:

﴾Quando se posicionares para a oração, lavai o rosto e as mãos e os antebraços até os cotovelos. Depois passei a mão molhada na cabeça e lavei os pés até os tornozelos﴿ [Al-Maidah (5): 6]

Em um ḥadīth:

“Uthmāh, que Allāh esteja satisfeito com ele, pediu água para fazer a ablução. Ele lavou as palmas das mãos três vezes, depois enxaguou a boca e aspirou água pelo nariz (em um único movimento) e depois assoou. Ele então lavou o rosto três vezes. Depois disso, ele lavou a mão direita até o cotovelo três vezes, depois a esquerda, e passou as mãos molhadas na cabeça (e empurrou os dedos indicadores em cada orelha e o polegar atrás dos lóbulos das orelhas). Então ele lavou o pé direito até o tornozelo três vezes, depois o esquerdo da mesma forma. Ele então disse: ‘Vi o Mensageiro de Allāh ﷺ realizando a ablução como esta minha ablução’.” [Al-Bukhārī e Muslim]

Quando a água não está disponível, então é feito uma ablução seca (tayammum), mostrando que o propósito mais importante da purificação não é somente a limpeza física (a qual é muito importante no Islām), mas também a limpeza espiritual. É relatado por Al-Bukhārī (nº 343) que:

“O Profeta ﷺ bateu na terra com as suas mãos e então as passou no seu rosto e nas costas das suas mãos (enquanto demonstrando o tayammum).”

A terra e seu solo são purificadores físicos e espirituais.

  • Os propósitos espirituais do wuḍū:
  1. Separar a oração das outras atividades mundanas da vida e ajudar o muçulmano a focar na adoração a Allāh.
  2. Prepará-los para se encontrar com seu Senhor enquanto estando ambos física e espiritualmente purificados.
  3. Não é adequando que uma pessoa se levante em frente ao seu Criador enquanto estando impuro física ou espiritualmente.
  4. Isto lembra-os da Grandeza de seu Senhor.

Direcionar-se Para Makkah:

Os muçulmanos se direcionam para Makkah durante a oração. Assim, centenas de milhões de muçulmanos coletivamente em todo o mundo estão unidos na adoração, concentrado em uma direção única (a Qiblah) adorando Allāh sozinho e rejeitando a adoração de ídolos. Essa oração é normalmente realizada nas Mesquitas (e é obrigatória para o homem fazer oração nas Mesquitas se ouvir o Adhān que vem da Mesquita). No entanto, se alguém não ouve o Adhān (chamado da oração), ele é obrigado a fazer a oração onde quer que ele esteja. O Profeta ﷺ disse:

“Toda a terra foi feita para mim como um lugar de purificação e oração.”

Portanto, um muçulmano adulto, são e saudável não tem desculpa para perder a oração. O Profeta ﷺ disse:

“Entre uma pessoa e cometer Shirk (politeísmo) e Kufr (descrença) está o abandono da oração.” [Muslim, nº 88]

Atividade:

  1. De acordo com as evidências do Qur.ān e da Sunnah, quais partes do corpo devem ser lavados no wuḍū antes da Ṣalāh?
  2. O que uma pessoa faz se ele não consegue encontrar água?
  3. Qual é a oração mais cedo do dia?
  4. Por que poderia ser difícil para alguns muçulmanos rezarem a oração mais cedo? O que uma pessoa poderia fazer para ser consistente em rezar essa oração?

Os muçulmanos na Grã-Bretanha (nota da tradutora: no ocidente de um modo geral) vivem em uma sociedade que (geralmente) não levam em consideração o fato de que os muçulmanos devem fazer as cinco orações diárias. Como você faria para fazer essas orações se estivesse na universidade ou no trabalho, e o equilíbrio entre estudo e trabalho e sua oração? Pense nisso e discuta antes de responder.

Tradução: ‘Aishah bint Humberto Barletta.

Texto original em: https://www.abukhadeejah.com/the-daily-prayers-of-a-muslim-and-the-ablutions-islam-2-3/

Texto originalmente escrito por: ‘Abu Khadeejah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s