A Criação de Ādam em Um Instante Sem Evolução e Acaso: Seu Tempo de Vida, Sua Altura e Sua Inteligência

bismillah (1)

Parte 1

Os arqueólogos, cientistas e historiadores de nossos temos estão continuamente investigando culturas e sociedades antigas, a fim de entender a vida de nossos antepassados, mesmo que o que os alcance seja apenas um minuto. A verdade é que o que eles obtêm do registro arqueológico é contaminado e obscuro e eles têm dificuldade em obter uma verdadeira visão da vida das pessoas que faleceram milhares de anos atrás. Quanto a Revelação que é enviado aos Profetas e Mensageiros que é enviada aos Profetas e Mensageiros – contém verdadeiros registros históricos dos povos antigos. Essas histórias são puras, claras e detalhadas de muitas maneiras diferentes e livres de conjecturas e manchas. Isso ocorre porque a Revelação é enviado do Senhor da criação, de Quem nada está oculto, seja no céu ou na terra.

إِنَّ اللَّهَ لَا يَخْفَىٰ عَلَيْهِ شَيْءٌ فِي الْأَرْضِ وَلَا فِي السَّمَاءِ

هُوَ الَّذِي يُصَوِّرُكُمْ فِي الْأَرْحَامِ كَيْفَ يَشَاءُ ۚ لَا إِلَٰهَ إِلَّا هُوَ الْعَزِيزُ الْحَكِيمُ

﴾Verdadeiramente, de Allāh nada está oculto, seja na terra ou nos céus. Ele é Quem vos molda nos úteros como Lhe agrada. Ninguém tem o direito de ser adorado, exceto Ele, O Poderoso, O Prudentíssimo﴿ [Āli `Imran (3): 5 – 7]

Muito do conhecimento do passado e do começo da criação não pode ser obtido, exceto por meio da Revelação. Daquilo que não pode ser conhecido, exceto através da Revelação, está o ḥadīth a seguir do Mensageiro de Allāh ﷺ, em que encontramos a história do nosso pai, o pai da humanidade, Ādam, `alayhis-salām. Essas histórias não são encontradas apenas no Qur.ān e no Egito, mas também grandes aspectos são registrados no que resta dos Evangelhos e da Torá que foram revelados ao Povo dos Livros.

O Mensageiro de Allāh ﷺ disse:

عَنْ أَبِي هُرَيْرَةَ، قَالَ قَالَ رَسُولُ اللَّهِ صلى الله عليه وسلم لَمَّا خَلَقَ اللَّهُ آدَمَ مَسَحَ ظَهْرَهُ فَسَقَطَ مِنْ ظَهْرِهِ كُلُّ نَسَمَةٍ هُوَ خَالِقُهَا مِنْ ذُرِّيَّتِهِ إِلَى يَوْمِ الْقِيَامَةِ وَجَعَلَ بَيْنَ عَيْنَىْ كُلِّ إِنْسَانٍ مِنْهُمْ وَبِيصًا مِنْ نُورٍ ثُمَّ عَرَضَهُمْ عَلَى آدَمَ فَقَالَ أَىْ رَبِّ مَنْ هَؤُلاَءِ قَالَ هَؤُلاَءِ ذُرِّيَّتُكَ فَرَأَى رَجُلاً مِنْهُمْ فَأَعْجَبَهُ وَبِيصُ مَا بَيْنَ عَيْنَيْهِ فَقَالَ أَىْ رَبِّ مَنْ هَذَا فَقَالَ هَذَا رَجُلٌ مِنْ آخِرِ الأُمَمِ مِنْ ذُرِّيَّتِكَ يُقَالُ لَهُ دَاوُدُ فَقَالَ رَبِّ كَمْ جَعَلْتَ عُمْرَهُ قَالَ سِتِّينَ سَنَةً قَالَ أَىْ رَبِّ زِدْهُ مِنْ عُمْرِي أَرْبَعِينَ سَنَةً فَلَمَّا انْقَضَى عُمْرُ آدَمَ جَاءَهُ مَلَكُ الْمَوْتِ فَقَالَ أَوَلَمْ يَبْقَ مِنْ عُمْرِي أَرْبَعُونَ سَنَةً قَالَ أَوَلَمْ تُعْطِهَا ابْنَكَ دَاوُدَ قَالَ فَجَحَدَ آدَمُ فَجَحَدَتْ ذُرِّيَّتُهُ وَنَسِيَ آدَمُ فَنَسِيَتْ ذُرِّيَّتُهُ وَخَطِئَ آدَمُ فَخَطِئَتْ ذُرِّيَّتُهُ قَالَ أَبُو عِيسَى هَذَا حَدِيثٌ حَسَنٌ صَحِيحٌ وَقَدْ رُوِيَ مِنْ غَيْرِ وَجْهٍ عَنْ أَبِي هُرَيْرَةَ عَنِ النَّبِيِّ صلى الله عليه وسلم

“Quando Allāh criou Ādam, Ele esfregou suas costas e toda pessoa que Ele criou dentre sua descendência até o Dia da Ressurreição caiu das suas costas. Ele colocou um raio de luz entre os olhos de todas as pessoas.

Então Ele mostrou-lhes a Ādam e ele disse: ‘Ó, Senhor! Quem são essas pessoas?’ Allāh disse: ‘Estes são seus descendentes.’ Ādam viu um deles cujo raio entre os olhos dele o surpreendeu, então ele perguntou: ‘Ó Senhor! Quem é esse?’ Allāh disse: ‘Este é um homem das últimas nações da sua prole chamado Dāwūd (Davi, `alayhis-salām).’ Ādam disse: ‘Senhor! Quanto tempo Tu fizeste durar a vida dele?’ Allāh disse: ‘Sessenta anos.’. Ādam disse: Ó Senhor, adicione quarenta anos da minha vida à dele.’

Então, no final da vida de Ādam, o Anjo da Morte veio a ele e ele disse: ‘Não tenho mais quarenta anos?’ Ele disse: ‘Você não deu ao seu filho Dāwūd?’ Ele disse: ‘Ādam negou, então sua descendência negou; e Ādam esqueceu, então sua descendência esqueceu; e Ādam errou, então sua descendência errou.’” [At-Tirmidhī, nº 3356]

At-Tirmidhī disse: “Este hadīth é hasan-sahīh e é relatado de Abu Hurayrah por mais de uma cadeia. Ocorre em outra narração:

Abu Hurayrah narrou que o Mensageiro de Allāh ﷺ disse:

عَنْ أَبِي هُرَيْرَةَ، قَالَ قَالَ رَسُولُ اللَّهِ صلى الله عليه وسلم  ” لَمَّا خَلَقَ اللَّهُ آدَمَ وَنَفَخَ فِيهِ الرُّوحَ عَطَسَ فَقَالَ الْحَمْدُ لِلَّهِ فَحَمِدَ اللَّهَ بِإِذْنِهِ فَقَالَ لَهُ رَبُّهُ يَرْحَمُكَ اللَّهُ يَا آدَمُ اذْهَبْ إِلَى أُولَئِكَ الْمَلاَئِكَةِ إِلَى مَلإٍ مِنْهُمْ جُلُوسٍ فَقُلِ السَّلاَمُ عَلَيْكُمْ . قَالُوا وَعَلَيْكَ السَّلاَمُ وَرَحْمَةُ اللَّهِ . ثُمَّ رَجَعَ إِلَى رَبِّهِ فَقَالَ إِنَّ هَذِهِ تَحِيَّتُكَ وَتَحِيَّةُ بَنِيكَ بَيْنَهُمْ . فَقَالَ اللَّهُ لَهُ وَيَدَاهُ مَقْبُوضَتَانِ اخْتَرْ أَيَّهُمَا شِئْتَ قَالَ اخْتَرْتُ يَمِينَ رَبِّي وَكِلْتَا يَدَىْ رَبِّي يَمِينٌ مُبَارَكَةٌ . ثُمَّ بَسَطَهَا فَإِذَا فِيهَا آدَمُ وَذُرِّيَّتُهُ فَقَالَ أَىْ رَبِّ مَا هَؤُلاَءِ فَقَالَ هَؤُلاَءِ ذُرِّيَّتُكَ فَإِذَا كُلُّ إِنْسَانٍ مَكْتُوبٌ عُمْرُهُ بَيْنَ عَيْنَيْهِ فَإِذَا فِيهِمْ رَجُلٌ أَضْوَؤُهُمْ أَوْ مِنْ أَضْوَئِهِمْ . قَالَ يَا رَبِّ مَنْ هَذَا قَالَ هَذَا ابْنُكَ دَاوُدُ قَدْ كَتَبْتُ لَهُ عُمْرَ أَرْبَعِينَ سَنَةً . قَالَ يَا رَبِّ زِدْهُ فِي عُمْرِهِ . قَالَ ذَاكَ الَّذِي كَتَبْتُ لَهُ . قَالَ أَىْ رَبِّ فَإِنِّي قَدْ جَعَلْتُ لَهُ مِنْ عُمْرِي سِتِّينَ سَنَةً قَالَ أَنْتَ وَذَاكَ . قَالَ ثُمَّ أُسْكِنَ الْجَنَّةَ مَا شَاءَ اللَّهُ ثُمَّ أُهْبِطَ مِنْهَا فَكَانَ آدَمُ يَعُدُّ لِنَفْسِهِ . قَالَ فَأَتَاهُ مَلَكُ الْمَوْتِ فَقَالَ لَهُ آدَمُ قَدْ عَجِلْتَ قَدْ كُتِبَ لِي أَلْفُ سَنَةٍ . قَالَ بَلَى وَلَكِنَّكَ جَعَلْتَ لاِبْنِكَ دَاوُدَ سِتِّينَ سَنَةً فَجَحَدَ فَجَحَدَتْ ذُرِّيَّتُهُ وَنَسِيَ فَنَسِيَتْ ذُرِّيَّتُهُ . قَالَ فَمِنْ يَوْمِئِذٍ أُمِرَ بِالْكِتَابِ وَالشُّهُودِ ” . قَالَ أَبُو عِيسَى هَذَا حَدِيثٌ حَسَنٌ غَرِيبٌ مِنْ هَذَا الْوَجْهِ . وَقَدْ رُوِيَ مِنْ غَيْرِ وَجْهٍ عَنْ أَبِي هُرَيْرَةَ عَنِ النَّبِيِّ صلى الله عليه وسلم مِنْ رِوَايَةِ زَيْدِ بْنِ أَسْلَمَ عَنْ أَبِي صَالِحٍ عَنْ أَبِي هُرَيْرَةَ عَنِ النَّبِيِّ صلى الله عليه وسلم .

“Quando Allāh criou Ādam soprou a alma nele e ele espirrou e disse: ‘Al hamdu lillāh (todos os louvores são para Allāh).’ Então ele louvou Allāh pela Sua permissão. Então seu Senhor disse para ele: ‘Que Allāh tenha misericórdia de você (yarhamakallāh), ó Ādam. Vá até aqueles anjos sentados que estão reunidos e diga: as-salāmu `alaykum.’ Então eles (os Anjos) responderam: ‘Wa ‘alaikas-salām wa rahmatullāh’. Então ele retornou ao seu Senhor e Ele disse: ‘Este é o seu cumprimento e o cumprindo dos seus filhos entre eles.’ Então Allāh disse a ele – enquanto Suas Mãos estavam fechadas – ‘Escolha qual deles você deseja’. Ele disse: ‘Eu escolho a Mão direito do meu Senhor. E ambas as mãos do meu Senhor são direitas, benditas. Então Allāh estendeu Sua Mão e havia Ādam e sua descendência nela. Então Ādam disse: ‘O que são, ó meu Senhor?’ Allāh disse: ‘Estes são sua descendência.’ Cada um deles teve sua idade escrita entre seus olhos. Mas dentre eles havia um homem que era o mais iluminado deles – ou dentre os mais iluminados deles. Ādam disse: ‘Ó Senhor! Quem é este?’ Allāh disse: ‘Este é seu filho Dāwūd (Davi, `alayhis-salām), eu escrevi quarenta anos para ele.’ Ādam disse: ‘Ó Senhor! Dê a ele mais sessenta dos meus anos.’ Allāh disse: ‘Então você o terá.’ O Mensageiro de Allāh ﷺ disse: “Então ele residiu no Paraíso pelo tempo que Allāh quis, e depois foi expulso dele e Ādam estava contando (a quantidade de anos) para si mesmo. Então o Anjo da Morte foi até ele e Ādam disse para o Anjo: ‘Você está apressado, mil anos foi escrito para mim.’ Ele disse: ‘Claro! Mas você deu sessenta anos para seu filho Dāwūd, `alayhis-salām.’ Então ele rejeitou, e sua descendência rejeitou e ele esqueceu e sua descendência esqueceu. Assim, desde aquele dia, foi ordenado à humanidade que as questões fossem escritas e testemunhadas.” [At-Tirmidhī, nº 3694]

 At-Tirmidhī disse: ““Este hadīth é hasan-gharīb desta cadeia, no entanto, é relatado através de outras cadeias [de transmissão] de Abu Hurayrah do Profeta ﷺ; da narração de Zayd ibn Aslam de Abu Sālih de Abu Hurayrah do Profeta ﷺ.

O Shaykh Al-Albānī, rahimullāh, declarou ambas as narrações autênticas.

Allāh, O Altíssimo, criou Ādam, da melhor forma e da maneira mais completa, não como aqueles sem conhecimento afirmam que ele eevoluiu de outros animais ou de sementes e de organismos unicelulares. Ao contrário, Allāh o criou em um único instante, inteligente e completo, com a capacidade de compreender o que estava sendo dito a ele ea capacidade de responder de acordo.

Então, depois que a alma foi soprada nele, ele espirrou e disse: “Al hamdu lillāh (todos os louvores são devidos a Allāh” e Allāh respondeu: “Que Allāh tenha misericórdia de você, ó Ādam.” Depois Allāh pediu para que ele fosse até a reunião de Anjos que estavam sentados e que desse o cumprimento de saudações, “as-salāmu `alaykum (que a paz esteja sobre você)”. Então os Anjos responderam a isso com uma saudação melhor. Allāh então nformou a ele que esta era a sua saudação e a saudação de sua descendência entre eles. Assim Ādam poderia andar do começo, e falar, espirrar, pensar e entender a conversa. Esta é a crença dos Muçulmanos e todo o Povo do Livro (isto é, os Judeus e os Cristãos). Allāh disse no Qur.ān:

وَإِذْ قَالَ رَبُّكَ لِلْمَلَائِكَةِ إِنِّي جَاعِلٌ فِي الْأَرْضِ خَلِيفَةً ۖ قَالُوا أَتَجْعَلُ فِيهَا مَن يُفْسِدُ فِيهَا وَيَسْفِكُ الدِّمَاءَ وَنَحْنُ نُسَبِّحُ بِحَمْدِكَ وَنُقَدِّسُ لَكَ ۖ قَالَ إِنِّي أَعْلَمُ مَا لَا تَعْلَمُونَ

﴾E (lembre-se) quando seu Senhor disse aos Anjos: “Em verdade, vou colocar gerações depois de gerações na terra.” Eles disseram: “Estabelecerás nela quem ali farão mal e derramarão sangue – enquanto nós Te louvamos, Te agradecimentos e Te glorificamos?” Ele (Allāh) disse: “Eu sei o que vós ignorais.”﴿ [Al-Baqarah (2): 30]

وَعَلَّمَ آدَمَ الْأَسْمَاءَ كُلَّهَا ثُمَّ عَرَضَهُمْ عَلَى الْمَلَائِكَةِ فَقَالَ أَنبِئُونِي بِأَسْمَاءِ هَٰؤُلَاءِ إِن كُنتُمْ صَادِقِينَ

﴾E Ele ensinou Ādam todos os nomes e depois apresentou-os aos Anjos e lhes falou: “Nomeai-os para Mim se sois verídicos.”﴿ [Al-Baqarah (2): 31]

قَالُوا سُبْحَانَكَ لَا عِلْمَ لَنَا إِلَّا مَا عَلَّمْتَنَا ۖ إِنَّكَ أَنتَ الْعَلِيمُ الْحَكِيمُ

﴾Eles disseram: “Glorificado sejas! Não possuímos mais conhecimentos além do que Tu nos proporcionaste, em verdade, somente Tu és Prudente, Sapientíssimo.﴿ [Al-Baraqah (2): 32]

قَالَ يَا آدَمُ أَنبِئْهُم بِأَسْمَائِهِمْ ۖ فَلَمَّا أَنبَأَهُم بِأَسْمَائِهِمْ قَالَ أَلَمْ أَقُل لَّكُمْ إِنِّي أَعْلَمُ غَيْبَ السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضِ وَأَعْلَمُ مَا تُبْدُونَ وَمَا كُنتُمْ تَكْتُمُونَ

﴾Ele disse: “Ó Ādam! Informa-lhes os seus nomes.” E quando ele lhes revelou os seus nomes, Ele disse: “Não vos disse que conheço o Ghaib (o invisível) dos céus e da terra, assim como Eu sei o que manifestais e o que ocultais?﴿ [Al-Baqarah (2): 33]

Então, vemos nisso a grande atenção que Allāh deu a Seu servo Ādam, `alayhis-salām. Allāh disse a ele depois que espirrou: “Que a misericórdia de Allāh esteja com você, ó Ādam!” E a quem quer que Allāh Próprio mostra misericórdia indica Sua preocupação por essa criação, Sua preservação e proteção sobre eles e Seu enobrecimento deles.  Por essa razão Allāh aceitou o arrependimento de Ādam quando ele O desobedeceu:

وَقُلْنَا يَا آدَمُ اسْكُنْ أَنتَ وَزَوْجُكَ الْجَنَّةَ وَكُلَا مِنْهَا رَغَدًا حَيْثُ شِئْتُمَا وَلَا تَقْرَبَا هَٰذِهِ الشَّجَرَةَ فَتَكُونَا مِنَ الظَّالِمِينَ

﴾E Nós dissemos: “Ó Ādam, habita o Paraíso com a tua esposa e comei ambos livremente com prazer e deleite das coisas nesse lugar, onde quer que estejam, mas não cheguem perto desta árvore ou vocês dois serão dentre os Zalimun (injustos).﴿ [al-Baqarah (2): 35]

فَأَزَلَّهُمَا الشَّيْطَانُ عَنْهَا فَأَخْرَجَهُمَا مِمَّا كَانَا فِيهِ ۖ وَقُلْنَا اهْبِطُوا بَعْضُكُمْ لِبَعْضٍ عَدُوٌّ ۖ وَلَكُمْ فِي الْأَرْضِ مُسْتَقَرٌّ وَمَتَاعٌ إِلَىٰ حِينٍ

﴾Então o Shaytān (Satã) os seduziu, fazendo com que saíssem do local em que se encontravam (do Paraíso). Então dissemos: “Descei! Sereis inimigos uns dos outros. Na terra tereis residência e prazer transitórios.”﴿ [Al-Baqarah (2): 36]

O Shaytān era o inimigo declarado.

Parte 2

Ocorre em um ḥadīth no Sahīh Muslim:

فَأَزَلَّهُمَا الشَّيْطَانُ عَنْهَا فَأَخْرَجَهُمَا مِمَّا كَانَا فِيهِ ۖ وَقُلْنَا اهْبِطُوا بَعْضُكُمْ لِبَعْضٍ عَدُوٌّ ۖ وَلَكُمْ فِي الْأَرْضِ مُسْتَقَرٌّ وَمَتَاعٌ إِلَىٰ حِينٍ

Anas relatou o Mensageiro de Allāh ﷺ como tendo dito: “Quando Allāh moldou Ādam no Paraíso, Ele o deixou pelo tempo que desejou deixa-lo lá. Então Iblis vagou ao redor dele para ver o que realmente era essa criatura e quando o encontrou oco por dentro, ele reconheceu que Ādam havia sido criado com uma disposição de que ele não teria controle sobre si mesmo.” [Coletado por Muslim, nº 2611]

Então o Shaytān fez com que Ādam escorregasse, depois disso, ele, `alayhis-salām, pediu perdão, como Allāh afirmou no Qur.ān:

فَتَلَقَّىٰ آدَمُ مِن رَّبِّهِ كَلِمَاتٍ فَتَابَ عَلَيْهِ ۚ إِنَّهُ هُوَ التَّوَّابُ الرَّحِيمُ

﴾Então Ādam recebeu as Palavras do Seu Senhor. E seu Senhor o perdoou (aceitou o seu arrependimento). Em verdade, Allāh é Aquele que Perdoa (aceita arrependimento), O Misericordioso﴿ [Al-Baqarah (2): 37]

Então Allāh, O Altíssimo, perdoa e deixa passar nossas deficiências, e Ele nos fornece uma poderosa certeza e Īmān (fé). Ele nos protege dos nossos inimigos e nos dá força.

Allāh legislou para Ādam enquanto ele ainda estava no Paraíso e para sua descendência que eles deveriam dizer: “Al hamdu lillāh” quando eles espirrassem e que quem está ouvindo deve dizer ao ouvir isso “yarhamakallāh”. E a saudação de “As-salāmu `alaykum” é o cumprimento dos filhos de Ādam quando eles encontram uns aos outros. `Abdullāh bin `Amr narrou:

“Uma pessoa perguntou ao Mensageiro de Allāh ﷺ: ‘Quais ações no Islām são as melhores?’ Eles responderam: ‘Alimentar o pobre e cumprimentar aqueles que você conhece e aqueles que você não conhece.’” [Al-Bukhārī, nº 28]

Parte 3:

O Mensageiro de Allāh ﷺ nos informou que nosso Senhor esfregou as costas de Ādam, `alayhis-salām, e toda pessoa que Ele criou dentre sua descendencia até o Dia da Ressurreição caiu das suas costas. Então Allāh disse a ele – enquanto Suas Duas Mãos estavam fechadas – “Escolha qual delas você deseja.” Ele disse: “Eu escolho a mão direita, meu Senhor.” E ambas as Mãos do Senhor direitas, benditas. Então Ele a estendeu e havia Ādam e sua descendência nela. Allāh criou da descendência de Ādam um grupo para o Paraíso e um grupo para o Inferno.

Abu Dāwūd relatou que Muslim ibn Yasar al-Juhani disse: Quando Umar al-Khaṭṭāb foi perguntado sobre o versículo: ﴾Quando teu Senhor extraiu das entranhas dos filhos de Ādam os seus descendentes…﴿ Umar disse que o Mensageiro de Allāh ﷺ foi perguntado sobre isso e ele ﷺ respondeu:

أَنَّ عُمَرَ بْنَ الْخَطَّابِ، سُئِلَ عَنْ هَذِهِ الآيَةِ، {  وَإِذْ أَخَذَ رَبُّكَ مِنْ بَنِي آدَمَ مِنْ ظُهُورِهِمْ }  .

فَقَالَ عُمَرُ سَمِعْتُ رَسُولَ اللَّهِ صلى الله عليه وسلم سُئِلَ عَنْهَا فَقَالَ رَسُولُ اللَّهِ صلى الله عليه وسلم ” إِنَّ اللَّهَ عَزَّ وَجَلَّ خَلَقَ آدَمَ ثُمَّ مَسَحَ ظَهْرَهُ بِيَمِينِهِ فَاسْتَخْرَجَ مِنْهُ ذُرِّيَّةً فَقَالَ خَلَقْتُ هَؤُلاَءِ لِلْجَنَّةِ وَبِعَمَلِ أَهْلِ الْجَنَّةِ يَعْمَلُونَ ثُمَّ مَسَحَ ظَهْرَهُ فَاسْتَخْرَجَ مِنْهُ ذُرِّيَّةً فَقَالَ خَلَقْتُ هَؤُلاَءِ لِلنَّارِ وَبِعَمَلِ أَهْلِ النَّارِ يَعْمَلُونَ ” . فَقَالَ رَجُلٌ يَا رَسُولَ اللَّهِ فَفِيمَ الْعَمَلُ فَقَالَ رَسُولُ اللَّهِ صلى الله عليه وسلم ” إِنَّ اللَّهَ عَزَّ وَجَلَّ إِذَا خَلَقَ الْعَبْدَ لِلْجَنَّةِ اسْتَعْمَلَهُ بِعَمَلِ أَهْلِ الْجَنَّةِ حَتَّى يَمُوتَ عَلَى عَمَلٍ مِنْ أَعْمَالِ أَهْلِ الْجَنَّةِ فَيُدْخِلَهُ بِهِ الْجَنَّةَ وَإِذَا خَلَقَ الْعَبْدَ لِلنَّارِ اسْتَعْمَلَهُ بِعَمَلِ أَهْلِ النَّارِ حَتَّى يَمُوتَ عَلَى عَمَلٍ مِنْ أَعْمَالِ أَهْلِ النَّارِ فَيُدْخِلَهُ بِهِ النَّارَ

“Allāh criou Ādam, então passou Sua Mão direita sobre suas costas e gerou dela seus descendentes dizendo: ‘Eu criei estes para o Paraíso e eles farão as ações daqueles que vão para o Paraíso.’ Ele então passou a Mão sobre suas costas e gerou seus descendentes, dizendo: ‘Eu criei estes para o Inferno e eles farão ações daqueles que vão para o Inferno.’

Um homem perguntou:

“Qual é a vantagem de fazer alguma coisa, ó Mensageiro de Allāh? O Mensageiro de Allāh ﷺ disse: “Quando Allāh cria um servo para o Paraíso, Ele o emprega para fazer as ações daqueles que irão para o Paraíso, de modo que sua ação final antes da morte seja uma das ações daqueles que vão para o Paraíso, ação pela qual Allāh irá leva-lo ao Paraíso. Mas qual Ele cria um servo para o Inferno, Ele o emprega para fazer ações daqueles que irão para o Inferno, de modo que sua ação final antes da morte seja uma das ações daqueles que vão para o Inferno, ações das quais Allāh o levará ao Inferno.” [Abu Dāwūd, nº 4703]

O versículo do qual este ḥadīth se refere é:

﴾E lembrem-se de quando teu Senhor extraiu das entranhas dos filhos de Ādam os seus descendentes e os fez testemunhar contra si próprios, dizendo: “Não é verdade que sou o vosso Senhor?” Disseram: “Sim! Nós testemunhamos.” Dizemos isto com o fim de que no Dia da Ressureição não dissésseis: “Em verdade, não estávamos cientes disso.”﴿ [Al-A’raf (7): 172]

Aqueles que acreditam em Allāh, O adoram e O obedecem são aqueles que foram gerados para o Paraíso; e aqueles que descreem em Allāh, não O adoram sozinho e O desobedecem, então eles são aqueles que foram gerados para o Inferno.

Ādam, `alayhis-salām, viu sua descendência que viria depois dele e Allāh colocou entre os olhos de cada um deles uma luz como se ele visse seus tempos de vida escritos entre seus olhos. Então ele viu um homem que tinha uma luz bonita e perguntou sobre ele. Ele foi informado que este homem é da sua descendência que chegará ao fim das nações, e seu nome é Dāwūd, sua vida útil é de 60 anos; e ocorre em uma narração que sua vida útil será de 40 anos, mas 60 anos é mais correto. Ādam, `alayhis-salām, considerou que isso era muito pouco para Dāwūd então ele pediu ao Senhor que aumentasse sua vida útil, mas lhe disseram que essa era a vida útil que foi escrita para ele. Então ele pediu que se tirassem anos de sua vida para que completassem 100 anos para seu filho, Dāwūd.

O que é evidente a partir do ḥadīth é que Allāh falou para Ādam que seu tempo de vida era de 1000 anos. Então, quando 960 anos se passaram de sua vida, o Anjo da Morte veio a ele para tirar sua alma, mas Ādam contestou o Anjo e o repreendeu por ter vindo por sua alma muito cedo, pois sua vida útil era de 1000 anos. O que é evidente a partir do ḥadīth é que Ādam contou o que restou e percebeu que ele tinha mais anos restantes. Assim, o Anjo da Morte lembrou-lhe que ele havia presenteado os anos restantes a Dāwūd. Então Ādam negou e isso aconteceu porque ele havia esquecido o que havia acontecido quase mil anos antes. Posteriormente, os filhos de Ādam, `alayhis-salām, herdaram essa característica dele, e eles negaram como ele negou e esqueceram como ele esqueceu. E, por essa razão, Allāh comanda com a escrita e com testemunhas. Allāh escreveu e tinha isso testemunhado para que pudesse ser apresentado àqueles que negam e aos que esquecem.

Parte 4:

Benefícios adicionais:

  1. Allāh criou Ādam e o modelou perfeita e completamente desde o começo da sua existência. E isso refuta o que foi reivindicado pelo povo equivocado e ignorante de que ele foi criado como deficiente, ou que foi desenvolvido a partir de algo menor e incompleto no corpo e no intelecto, e depois por um longo período de tempo ele se tornou completo. Shaykh Ibn `Uthaymīn, rahimahullāh, afirma em seu Sharh Uṣūlil-Imān que todas as coisas criadas, do primeiro ao último devem ter tido um criador que as criou. Um ser ou alma não pode criar a si mesmo, nem pode ser criado por coincidência, sorte ou acaso. Não é possível que um ser criado ou uma alma se crie porque uma coisa não pode se criar, devido ao fato de que antes de sua existência não era nada, inexistente, portanto, como pode ser um criador? Pura coincidência e acaso não podem criar, porque toda ocorrência deve ter algo ou alguém causando sua ocorrência. Além disso, a existência da criação de maneira tão inédita e ordenada; a coordenação entre os vários seres e corpos aliados, a harmonia e a união necessárias entre as causas e as consequências e entre os seres e objetos criados removem completamente a ideia de que a criação surgiu por mera coincidência e o acaso não podem colocar ordem nas coisas desde o início. Como toda a criação pode ser ordenada por si mesma durante sua existência e desenvolvimento casual? Portanto, se não é possível que a criação se crie [porque algo que não existia não pode criar] e essa criação imensamente complexa [dos céus, da terra e da vida dentro dela] não ocorreu, e não pôde acontecer por acaso ou por coincidência. Portanto, é determinado com certeza que ele deve ter um criador, e Ele é Allāh, o Senhor de todos os mundos. De fato, Allāh, O Altíssimo, mencionou essa prova racional e inequívoca em Seu dito:

أَمْ خُلِقُوا مِنْ غَيْرِ شَيْءٍ أَمْ هُمُ الْخَالِقُونَ

﴾Porventura, não foram eles criados do nada, ou são eles os criadores?﴿ [At-Tūr (52): 35]

Significando que eles não foram criados sem um criador e nem eles mesmos se criaram. Portanto, com isso, é determinado, sem dúvida, que Allāh, o Mais Abençoado e O Altíssimo, é o Criador deles. Quando Jubayr ibn Mut’im, como um não muçulmano, ouviu o Mensageiro de Allāh ﷺ recitar a Sūrah At-Tūr e ele alcançou o versículo:

أَمْ خُلِقُوا مِنْ غَيْرِ شَيْءٍ أَمْ هُمُ الْخَالِقُونَ

أَمْ خَلَقُوا السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضَ ۚ بَل لَّا يُوقِنُونَ

أَمْ عِندَهُمْ خَزَائِنُ رَبِّكَ أَمْ هُمُ الْمُصَيْطِرُونَ

أَمْ لَهُمْ سُلَّمٌ يَسْتَمِعُونَ فِيهِ ۖ فَلْيَأْتِ مُسْتَمِعُهُم بِسُلْطَانٍ مُّبِينٍ

﴾Porventura, não foram eles criados do nada, ou são eles os criadores? Ou criaram acaso os céus e a terra? Qual! Mas eles não têm crença firme. Ou possuem, porventura, os tesouros do teu Senhor? Ou são eles os tiranos com a autoridade de fazerem o que eles quiserem? Ou possuem alguma escada (para o Paraíso). A fim de detectar ali, os segredos (as conversas dos Anjos)? Então que os espreitadores apresentem uma prova manifesta!﴿ [At-Tūr (52): 35-38]

Jubayr, raḍiAllāhu ‘anhu, disse:

“Meu coração quase voou do peito, cheio de felicidade, e foi a primeira vez que o Imān se estabeleceu em meu coração.” [Al-Bukhārī]

Retornando a Ādam, `alayhis-salām: O Mensageiro de Allāh ﷺ nos informou que a altura de Ādam era sessenta cúbitos o qual é equivalente a 27, 5 metros. Após o falecimento de Ādam, seus filhos continuaram a diminuir de altura até se estabelecerem como estão hoje. No Dia do Julgamento, no entanto, os crentes serão introduzidos no Paraíso em sua forma original, assim como Allāh criou Ādam, `alayhis-salām. O Mensageiro de Allāh ﷺ disse:

“Allāh criou Ādam à Sua imagem, Ele fez sessenta cúbitos (cerca de 27, 5 metros) de altura. Quando Ele o criou, disse-lhe: “Vá cumprimentar aquele grupo de anjos sentados lá, e ouça o que eles dirão em resposta a você, pois essa será sua saudação e a de seus filhos.” Ādam disse-lhes: “As-salāmu `alaykum (que a paz esteja sobre você).” Eles responderam: “Wa’alaykum us-salām wa rahmatullāh (e que a paz e as bênçãos de Allāh estejam sobre você.).” Então eles aumentaram com: wa rahmatullāh.

O Profeta ﷺ acrescentou:

عَنْ أَبِي هُرَيْرَةَ، عَنِ النَّبِيِّ صلى الله عليه وسلم قَالَ  ” خَلَقَ اللَّهُ آدَمَ عَلَى صُورَتِهِ، طُولُهُ سِتُّونَ ذِرَاعًا، فَلَمَّا خَلَقَهُ قَالَ اذْهَبْ فَسَلِّمْ عَلَى أُولَئِكَ النَّفَرِ مِنَ الْمَلاَئِكَةِ جُلُوسٌ، فَاسْتَمِعْ مَا يُحَيُّونَكَ، فَإِنَّهَا تَحِيَّتُكَ وَتَحِيَّةُ ذُرِّيَّتِكَ. فَقَالَ السَّلاَمُ عَلَيْكُمْ. فَقَالُوا السَّلاَمُ عَلَيْكَ وَرَحْمَةُ اللَّهِ. فَزَادُوهُ وَرَحْمَةُ اللَّهِ، فَكُلُّ مَنْ يَدْخُلُ الْجَنَّةَ عَلَى صُورَةِ آدَمَ، فَلَمْ يَزَلِ الْخَلْقُ يَنْقُصُ بَعْدُ حَتَّى الآنَ

“Portanto, quem quer que entre no Paraíso estará na forma de Ādam e a altura dos filhos de Ādam não parou de diminuir até agora.” [Al-Bukhārī, nº 6277 e Muslim, nº 2841]

O Profeta ﷺ disse:

“O melhor dia em que o sol nasce é a sexta-feira, neste dia Ādam foi criado; neste dia ele entrou no Paraíso; neste dia ele foi expulso do Paraíso e neste dia a Hora será estabelecida.” [Coletado por Muslim]

Muslim relata de Abu Hurayrah que o Profeta ﷺ disse:

“Ādam foi criado na última hora do dia de sexta-feira.”

Ibn Kathīr, rahimahullāh, disse: Ibn `Abbās, Mujārid e Ad-Dahhāk disse: O comprimento desses seis dias no Jannah (Paraíso) era seis mil anos – e essa é a opinião preferida de Ibn Jarīr.

Isso prova ainda o que já foi afirmado que Ādam foi criado em forma humano completa desde o início, desde o momento em que a alma foi soprada nele, assim como Allāh disse: “Allāh criou Ādam à Sua imagem.” Então Allāh não mudou a vida de uma forma para outra, ou de uma criatura para outra. Os filhos de Ādam, no entanto, são criados no ventre de suas mães como uma gota de fluido seminal, depois um coágulo de sangue, depois um pedaço de carne, depois que a alma é soprada nele, ela se move para outro estágio:

Sob a autoridade de `Abdullāh ibn Masūd que disse: O Mensageiro de Allāh ﷺ, e ele é o verdadeiro o crente, narrou para nós:

“Em verdade, a criação de cada um de vocês é reunida no ventre de sua mãe por quarenta dias na forma de uma nutfah (uma gota), então ele se transforma em `alaqah (sangue coagulado) pelo menos período, então uma mudghah (pedaço de carne) pelo mesmo período, então é enviado um Anjo que sopra sua alma nele e que é comandado com quatro questões: a escrever seu rizq (sustento), seu tempo de vida, suas ações e se ele será feliz ou triste (isto é, se ele entrará no Paraíso). Pelo Único, além de Quem não há divindade digna de adoração, em verdade um de vocês realiza as ações do Povo do Paraíso até que acha apenas um comprimento de braços entre ele e isto, e o que foi escrito o ultrapassa, e assim ele age com as ações do povo do Fogo do Inferno e assim entra nele; e, na verdade, um de vocês realiza as ações do povo do Fogo do Inferno, até que haja apenas um comprimento de braço entre ele e isto, e o que foi escrito o ultrapassa e, assim, ele age com as ações do povo do Paraíso e, assim, ele entra.” [Al-Bukhārī e Muslim]

Aqueles que rejeitam a criação de Ādam por Allāh é como Iblīs, que se recusou a prostrar-se por causa de sua arrogância e orgulho e por ver a si próprio como sendo melhor. No entanto, até Iblīs aceitou que Allāh havia criado Ādam! Iblīs disse: “Sou melhor do que ele, Tu me criaste do fogo e o criou do barro.”

  1. Esta narração afirma nossa crença no Qadā e no Qadr (o Pré Decreto) de Allāh. Allāh conhece por toda a eternidade e por todo e qualquer momento o caso de Sua criação: o que era e o que deve ser no futuro. Ele conhece todos os assuntos, escreveu tudo o que deve acontecer na Tábua Preservada, Ele deseja que ocorra e Ele cria isso. É por essa razão que Ādam foi capaz de ver sua descendência diante dele; porque Allāh já tinha decretado todas as questões e as escrito no Livro Claro, o Lawh al-Marfūdh cinquenta mil anos antes da criação dos Céus e da terra – tal que era aparente para Ādam o tempo de vida de sua descendência entre os olhos deles.
  2. Nós afirmamos as duas Mãos de Allāh, O Todo-Poderoso e Majestoso, e Ele as fecha quando Ele deseja, como e como quer que Ele deseja, sem que nós o comparemos à criação (tamthīl) e sem discutir “como” (takyīf). Não há nada como Ele e Ele é o que tudo ouve e que tudo vê.
  3. A virtude e excelência do Profeta Dāwūd (Davi, `alayhis-salām), e o fato de que a luz entre seus olhos era forte é uma indicação da força de sua fé.
  4. A habilidade, proficiência e inteligência de Ādam, `alayhis-salām, de contar e calcular as diferenças entre os anos que ele viveu e o que restou – e usar essa habilidade para argumentar com o Anjo da Morte que havia chegado para levar a alma dele.
  5. Esse ḥadīth esclareceu para nós a idade de Ādam, `alayhis-salām, que ele viveu por 1000 anos e isso corrige o que é encontrado na Torá, que afirma em Gênesis 5:5 que ele viveu por 930 anos. O ḥadīth também nos informa sobre a vida útil de Dāwūd, `alayhis-salām, que durou 60 anos. Tanto a Torá (o que resta dela) quanto o Alcorão nos informam que as pessoas de antigamente viveriam muito mais do que as de épocas posteriores, como a vida útil de Nūh, `alayhis-salām, que chamou seu povo para adorar Allāh por 950 anos.
  6. Da natureza dos humanos e do filho de Ādam é ser resistente e esquecido.
  7. A Sharī’ah legisla que acordos e tratados sejam anotados e testemunhados para evitar esquecimento e negação.
  8. O fato de o homem primitivo, Ādam e sua descendência, incluindo Nūh (Noé), viverem por muitos séculos, não é contestado entre muçulmanos, cristãos e judeus, exceto por aqueles que deixaram os ensinamentos das escrituras e adoraram as teorias, filosofias modernas, envolta em pseudociência que está enraizada em conjecturas e pensamentos desprovidos de provas e razão.

Fim

Tradução: ‘Aishah Barletta

Texto original: https://www.abukhadeejah.com/the-creation-of-adam-in-one-instant-without-evolution-and-chance-his-lifespan-his-height-and-his-intelligence/

Traduzido originalmente por: Abu Khadeejah

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