Hajj: Sua Obrigação e Suas Virtudes Tremendas [Islām 2.8 e 2.9]

Allāh, o Poderoso e Majestoso, disse:

لِّيَشْهَدُوا مَنَافِعَ لَهُمْ وَيَذْكُرُوا اسْمَ اللَّهِ فِي أَيَّامٍ مَّعْلُومَاتٍ عَلَىٰ مَا رَزَقَهُم مِّن بَهِيمَةِ الْأَنْعَامِ ۖ فَكُلُوا مِنْهَا وَأَطْعِمُوا الْبَائِسَ الْفَقِيرَ

“Para testemunhar os seus benefícios (isto é, a recompensa do Hajj na Próxima Vida e também algum ganho mundano de comércio etc) e invocar o nome de Allāh nos dias mencionados…” [Hajj (22): 28]

E Ele, o Altíssimo, disse:

فِيهِ آيَاتٌ بَيِّنَاتٌ مَّقَامُ إِبْرَاهِيمَ ۖ وَمَن دَخَلَهُ كَانَ آمِنًا ۗ وَلِلَّهِ عَلَى النَّاسِ حِجُّ الْبَيْتِ مَنِ اسْتَطَاعَ إِلَيْهِ سَبِيلًا ۚ وَمَن كَفَرَ فَإِنَّ اللَّهَ غَنِيٌّ عَنِ الْعَالَمِينَ

“Nisso há sinais manifestos (por exemplo), o Maqam (lugar) de Ibrāhīm (Abraão), e quem quer que nela se refugie estará em segurança. E o Hajj (a Peregrinação) para a Casa (Ka’bah) é um dever para com Allāh, por parte de todos os seres humanos, que estão em condições de pagar as despesas (para o transporte, provisão e residência); entretanto, quem desacreditar [isto é, negar o Hajj, então ele descreu em Allāh], então Allāh não está em necessidade de qualquer dos ‘Alamīn (humanidade e jinns).” [Āli Imrān (3): 97]

Allāh, o Altíssimo, disse:

وَأَذِّن فِي النَّاسِ بِالْحَجِّ يَأْتُوكَ رِجَالًا وَعَلَىٰ كُلِّ ضَامِرٍ يَأْتِينَ مِن كُلِّ فَجٍّ عَمِيقٍ

“E proclama para às pessoas o Hajj [a peregrinação]; elas virão a ti a pé, montando toda espécie de camelos, de todo lugar distante.” [Hajj (22): 27]

Ibn ‘Umar, raḍiAllāhu `anhumā, disse que o Mensageiro de Allāh ﷺ disse:

“O Islām é construído sobre cinco: o testemunho que ninguém merece ser adorado, exceto Allāh e que Muḥammad é o Mensageiro de Allāh, estabelecer a Ṣalāh (oração), pagar o Zakāh, fazer o Hajj e jejuar no mês do Ramaḍān.” [Al-Bukhārī, nº 8 e Muslim, n 16]

Abu Hurayrah, raḍiAllāhu `anhu, disse que o Mensageiro de Allāh ﷺ disse em uma Khutbah:

“Ó, povo! Em verdade, Allāh fez o Hajj obrigatório sobre vocês, então façam o Hajj.” Um homem disse: “Todo ano, ó, Mensageiro de Allāh?” Então ele ﷺ permaneceu em silêncio até que o homem se repetiu três vezes. Então o Mensageiro de Allāh ﷺ disse: “Se eu dizer que sim, isso poderia se tornar obrigatório e vocês poderiam não ser capazes.” [Muslim, nº 1337]

Na narração de Ibn Mājah, nº 2884:

“Não, se eu dissesse que sim, isso se tornaria obrigatório para vocês.” E em uma narração: “Pelo contrário, é uma vez e aquele que puder fazer o Hajj voluntário [após a obrigatória], que ele faça.” [Ibn Majah, nº2886]

Abu Sa`īd al-Khudrī, raḍiAllāhu `anhu, que o Mensageiro de Allāh ﷺ disse:

“Allāh, o Altíssimo, disse: ‘De fato, dei a um servo uma boa saúde e dei-lhe [provisão e] um sustento expansivo, mas cinco anos se passaram e ele não me visitou como alguém que pratica o Hajj.” [As-Sahīhah 4/22, Ibn Hibbān, nº 3703]

Todos esses versículos e narrações nos mostram a importância do Hajj – que é um pilar do Islām e uma poderosa obrigação. A opinião mais correta dos estudiosos é que o Hajj se torna uma obrigação com efeito imediato para quem tem habilidade. Quem tem capacidade de chegar à Casa de Allāh em Makkah, mas se recusa a realizar o Hajj, está em uma situação grave. Ele não sabe se essa oportunidade virá a ele novamente – então ele perde esse tremendo pilar.

De Ibn Abbās ou al-Fadl que o Mensageiro de Allāh ﷺ disse:

“Aquele que intenciona fazer o Hajj, então que ele se apresse, pois ele pode ficar doente, perder sua montaria ou enfrentar uma necessidade.” [Ibn Majah, nº 2883]

Virtudes do Hajj

Primeiro: O Hajj apaga quaisquer pecados que foram cometidos anteriormente.  É relatado por Amr ibn Al-‘Ās, raḍiAllāhu ‘anhu, sobre ele se tornar um muçulmano, ele disse:

“Lembro-me de quando ninguém era mais odiado por mim do que o Mensageiro de Allāh ﷺ e não havia nada que eu queria mais do que dominá-lo e matá-lo. Se eu tivesse morido naquela época, teria sido uma das pessoas do Inferno. Mas quando Allāh colocou o Islām no  meu coração, eu vim ao Profeta ﷺ e disse:

“Estenda a mão direita para que eu possa jurar lealdade a você.” Ele ﷺ disse: “Qual é o problema, ó, Amr?” Eu disse: “Desejo estipular uma condição.” Ele ﷺ disse: “O que você deseja estipular?” Eu disse: “Que serei perdoado.” Então o Mensageiro de Allāh ﷺ disse: “Você não sabe, ó, Amr, que o Islām apaga o que veio antes, a Hijrah apaga o que veio antes e que o Hajj apaga o que veio antes?” Então, nenhum homem era mais amado por mim do que o Mensageiro de Allāh ﷺ e ninguém era mais querido aos meus olhos. Eu não conseguia nem olhá-lo nos olhos devido ao respeito e reverência. Se me pedissem para descrevê-lo, não poderia fazê-lo, porque não podia olhá-lo nos olhos. Se eu tivesse morrido naquele estado, espero ter pertencido ao Povo do Paraíso. Então fomos designados para posições [de autoridade] nas quais não sei qual é meu status. Se eu morrer, não permita que nenhuma mulher lamentando ou lamento me acompanhem. Quando você me enterrar, encha a cova com terra para mim – então fique perto do meu túmulo pelo tempo que leva para abater um camelo e distribuir sua carne, para que eu possa ser consolado por você e possa ver como responderei aos Mensageiros do meu Senhor (os Anjos).” [Muslim, nº 192]

Abu Hurayrah, raḍiAllāhu `anhu, narrou que o Mensageiro de Allāh ﷺ disse:

“Aquele que faz o Hajj por Allāh sem cair em paixões sexuais e sem cometer pecado, ele retornará para casa como o dia que sua mãe lhe deu a luz.” [Al-Bukhārī, nº 1521 e Muslim, nº 1350]

Segundo: O Hajj é a ação mais virtuosa depois do Imān (Fé) e o Jihād. Abu Hurayrah, raḍiAllāhu ‘anhu, narrou que o Mensageiro de Allāh ﷺ foi perguntado:

“Qual ação e a mais virtuosa?” Ele ﷺ respondeu: “Imān em Allāh e em Seu Mensageiro.” Foi dito: “Depois o que?” Ele respondeu: “O Jihād no Caminho de Allāh.” Ele foi perguntado: “E depois?” Ele ﷺ respondeu: “Um Hajj virtuoso aceitado.” [Bukhārī, nº 26 e Muslim, nº 83]

Terceiro: A riqueza que uma pessoa gasta no Hajj multiplica a recompensa para aquele que a gasta, assim como a recompensa do Mujāhid é multiplicada. Buraidah, raḍiAllāhu ‘anhu, relatou que o Profeta ﷺ disse:

“Gastar uma riqueza para o Hajj é como gasta-la na Causa de Allāh, é multiplicada setecentas vezes.” [Musnad de Ahmad, 5/355]

Quarto: Se o Hajj é realizado sinceramente por amor a Allāh, de acordo com a Sunnah do Profeta ﷺ usando a riqueza do bom ganho Halal (lícito), a recompensa é a Jannah (Paraíso). Abu Hurayrah, raḍiAllāhu ‘anhu, disse que o Mensageiro de Allāh ﷺ disse:

“De uma ‘Umrah a outra ‘Umrah é uma expiação por quaisquer pecados cometidos entre elas e não há recompensa para o Hajj virtuoso aceito, exceto o Paraíso.”

Quinto: Realizar o Hajj e a ‘Umrah é o melhor meio de evitar a pobreza e ganhar riqueza. Ibn ‘Abbās, raḍiAllāhu ‘anhumā, disse que o Mensageiro de Allāh ﷺ  disse:

“Siga entre o Hajj e a ‘Umrah, pois eles removem a pobreza e o pecado como o fole remove a impureza do ferro.” [An-Nasā’ī, nº 2630]

A Virtuosidade do Du’ā do Peregrino:

Ibn ‘Umar, raḍiAllāhu ‘anhumā, disse que o Mensageiro de Allāh ﷺ disse:

“O peregrino que realiza o Hajj e a ‘Umrah é uma delegação de Allāh, Ele os convidou e eles responderam ao Seu convite – e eles pedem e Ele dá.” [Ibn Majah, nº 2893, hasan]

Umm Dardā, raḍiAllāhu ‘anhu, disse a seu genro, Safwān ibn ‘Abdillāh:

“Você pretende fazer o Hajj este ano?” Ele disse: “Sim.” Então ela disse: “Então faça du’ā para que Allāh nos conceda bondade, pois o Profeta ﷺ costumava dizer:

‘A súplica de um homem por seu irmão em sua ausência será respondida. Próxima a sua cabeça está um Anjo que diz Āmīn à sua súplica. E cada vez que ele ora por seu irmão, o Anjo diz: ‘Āmīn e o mesmo a você.” [Ibn Mājah, nº 2895, sahīh]

Atividade: Faça uma ilustração, um poster ou um guia demonstrando os ritos, rituais e localizações do Hajj: a Ka’bah, Minā, Arafah, Ihrām e etc.

Tradução: ‘Aishah bint Humberto Barletta
Fonte Original: https://www.abukhadeejah.com/hajj-its-obligation-and-its-tremendous-virtues-islam-2-7/
Escrito originalmente por: Abu Khadeejah

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