O Propósito e a Importância dos Cinco Pilares [Islām 2.10/2.11]

Os Pilares são importantes atos de adoração que desenvolvem o caráter do muçulmano e fortalecem o Islām. Os muçulmanos são comandados por Allāh que cumpram esses deveres e sigam o exemplo do Profeta ﷺ na maneira que eles cumprem esses deveres. Então os pilares:

  • Lembram aos muçulmanos sobre os ensinamentos do Islām.
  • Unem os muçulmanos e fortalecem os laços entre eles, pois eles adoram somente a Allāh e seguem o exemplo do Profeta ﷺ.
  • Apoiam o desenvolvimento da consciência de Allāh e taqwa Dele.
  • Ajudam os muçulmanos a colocar Allāh em primeiro lugar em tudo o que fazem.

E cada Pilar tem sua própria importância especial:

Shahādah: Este pilar lembra os muçulmanos sobre o propósito da sua vida que é adorar Allāh sozinho, seguindo os ensinamentos do Seu Mensageiro ﷺ. Quando eles declaram a sua fé, eles se unem com os outros muçulmanos já que todos tentam completar seu propósito e se sentirem próximos a Allāh.

Ṣalāh: A oração lembra os muçulmanos do seu dever com Allāh em adorá-Lo ao longo da sua vida e que todos os muçulmanos são iguais perante Allāh. Isso aproxima os muçulmanos e os fazem sentir que Allāh está assistindo-os em todo momento. Isso os impede de tornar a vida cotidiana mais importante do que servir a Allāh. Isso ocorre porque a vida comum faz uma parada para a oração.

Zakāh: A caridade obrigatória lembra os muçulmanos mais ricos de seu dever para com os pobres e fortalece os sentimentos

Sawn: O jejum lembra aos muçulmanos os ensinamentos do Alcorão, porque todo o Alcorão é recitado ao longo deste mês. Ele os une porque todos estão jejuando juntos e quebram o jejum juntos. Isso faz com que se concentrem em sua fé e os impede de tornar os desejos do corpo mais importantes do que servir a Allāh.

Hajj: O Hajj lemba os muçulmanos de Ibrāhīm (Abraão, alayhi salām) e sua adoração e devoção a Allāh sozinho – então os muçulmanos fazem o mesmo. Reúne a comunidade internacional de muçulmanos. Isso os faz focar em Allāh e ensina a importância do sacrifício.

Qual é a importância dos pilares? Todos os pilares são comandados por Allāh, mas nem todos são deveres para todos os muçulmanos, pois aqueles que são incapazes são desculpados por Allāh. Aqueles que estão doentes demais para jejuar ou pobres para pagar o Zakāh ou ir ao Hajj, ainda podem levar uma vida de total obediência a Allāh. Isso não se aplica a oração – aqueles que não podem fazem os movimentos da oração porque eles estão muito doentes ou muitos velhos, eles podem sentar ou até mesmo deixar para rezar. Isso mostra a grande misericórdia de Allāh, em que: “Allāh não sobrecarrega uma alma mais do que ela pode suportar.” [Alcorão]

Uma pessoa faz o que lhe é exigido em sua capacidade e de acordo com sua força, como Allāh e o Profeta ﷺ explicaram no Alcorão e na Sunnah. Tudo isso para torná-lo um muçulmano melhor e fazer o melhor que puder em todas as situações.

Questões:

  1. O que os muçulmanos lembram quando eles declaram a sua fé?
  2. Como a Ṣalāh unem os muçulmanos?
  3. “Allāh espera mais de uma pessoa rica do que de uma pessoa pobre… não é justo.” O que você acha que um estudioso muçulmano diria sobre esse comentário?
  4. O jejum é uma vez por ano e a oração é diária. Mencione alguns benefícios de cada um.
  5. Os muçulmanos mais pobres podem nunca fazer o Hajj. Isso significa que eles não são bons muçulmanos? O que mais eles podem fazer?
  6. Escreva algumas frases sobre cada um dos Pilares sobre quando e como é realizado.
  7. “Para os muçulmanos, a oração é mais importante do que a peregrinação.” O que você acha? Explique a sua resposta.
  8. Explique o por quê a Ka’bah é importante para os muçulmanos.
  9. Quais são as condições de “la ilāha illAllāh”?
  10. “Os muçulmanos não precisam de um local especial para adorar Allāh.” Você concorda? Dê razões para sua resposta, mostrando que você pensou em mais de um ponto de vista. Você pode trazer um ponto de vista e refutar isso.
  11. Explique como os muçulmanos carregam o dever de jejum no Ramaḍān.
  12. “Allāh sabe de tudo, então não há razão para rezar para Ele.” Isto é errado para um muçulmano pensar. Por que? Dê razões para sua resposta mostrando que você pensou em mais de um ponto de vista. Você pode trazer um ponto de vista e refutar isso.

Tradução: ‘Aishah bint Humberto Barletta
Fonte original: https://www.abukhadeejah.com/the-purpose-and-importance-of-the-five-pillars-islam-2-10/
Escrito originalmente por: Abu Khadeejah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s