A Mesquita: Sua Construção e Seu Design [Islām 3.1]

A Mesquita: Design Exterior

A Mesquita: O Profeta ﷺ disse:

“Aquele que construiu um Masjid (Mesquita) por Allāh, então Allāh construirá para ele uma casa no Paraíso.”

Um Masjid (ou mesquita) é um local de adoração e prostração para os muçulmanos. O termo Masjid vem de Sajdah (prostração). Então não é feito a prostração para nada nem nada é adorado no Masājid, exceto Allāh. É muito provável que onde quer que você esteja na Inglaterra ou na Europa, haja uma mesquita não muito longe. Se a comunidade muçulmana local é pequena, a mesquita poderá ser apenas uma sala reservada para a oração ou uma pequena casa convertida ou um apartamento ou uma frente de loja. Mesquitas construídas podem ser encontradas em vilas e cidades, como Birmingham, que têm grandes comunidades muçulmanas. Eles receberão muitos adoradores e fornecerão todas as facilidades necessárias para a oração e muitas vezes muito mais. Uma das maiores mesquitas do Reino Unido e talvez a mais famosa fica na Regent’s Park, Londres. Foi projetado para receber 4.500 pessoas para oração e, no verão, outras 1000 pessoas podem adorar em seu pátio ao ar livre. No leste de Londres, uma igreja foi recentemente convertida em uma mesquita, chamada de Masjid Abdul-Azeez Ibn Baaz. Também em Birmingham, temos duas mesquitas Salafis: “The Salafi Mosque” em Small Heath e “Masjid as-Sunnah an-Nabawiyyah” em Aston (outro edifício de igreja convertida).

Design da Mesquita: O Qur.ān e os aḥādīth não mencionam especificamente como deve ser uma mesquita, mas os muçulmanos encontram um exemplo na Mesquita do Profeta ﷺ em seu tempo. Era básica e simples, livre de distrações mundanas. Os muçulmanos Salafis em geral tomam esse exemplo e, portanto, não decoram desnecessariamente suas mesquitas e não veem nenhuma obrigação em cúpulas e minaretes ornamentados. No entanto, existem certos recursos que são compartilhados por todas as mesquitas. Eles estão posicionados para que aqueles que usam a sala de oração estejam de frente para Makkah. Algumas mesquitas são fáceis de reconhecer porque possuem uma cúpula e uma ou mais torres (minaretes). Há um símbolo no topo de muitos minaretes ou cúpulas da lua crescente e da estrela. As pessoas pensam erroneamente que estes são um símbolo do Islām, assim como a cruz para os cristãos e a estrela de Davi para os judeus. Na realidade, não existe esse símbolo do Islām. Algumas mesquitas têm trabalho em pedra, que pode ser decorada com escritas islâmicas – novamente, isso não é necessário, nem a prática do Profeta ﷺ.

Minaretes e cúpulas da Mesquita Azul em Istambul, Turquia.

Minarete e cúpula: No passado, o minarete era usado pelos mu’adhin que chamavam os muçulmanos para fazer a oração. Hoje em dia é puramente decorativo. Em alguns países, contém os alto-falantes através dos quais a chamada à oração é tocada. A cúpula fica acima do salão de oração. Seu design ajuda o som da oração a percorrer toda a área de oração e a manter a sala de oração fresca. Muitas vezes é lindamente decorado por dentro e por fora. Quando uma mesquita tem quatro minaretes e uma cúpula, é dito (por alguns) que eles simbolizam os Cinco Pilares do Islām!

Uma das salas de ablução da Mesquita “Hasan II”.

Salas para abluções rituais (instalações para o wuḍū): As mesquitas precisam de ter algum local para os adoradores fazerem o wuḍū. Isso pode ser em uma fonte no pátio ou em salas de ablução especiais perto do corredor da oração. Mesquitas grandes que acomodam muitas pessoas precisam de salas de wuḍū maiores. Isso porque todos precisam fazer o wuḍū no mesmo tempo. A Mesquita “Hasan II” no Marrocos suporta mais de 25.000 adoradores dentro e mais de 80.000 fora. Essa mesquita tem duas salas de wuḍū grandes, uma para as mulheres e outra para os homens, construída por baixo da Mesquita.

Resumo:

Você deve ser capaz agora de descrever a parte de fora da Mesquita, identificar suas principais estruturas externas e explicar seus significados já que alguns muçulmanos veem isso. Você deve saber também que decorar as mesquitas excessivamente com domas e minaretes não é algo aconselhado pelo Profeta ﷺ.

Mesquita:  Um local de adoração muçulmano. Não é permitido adora qualquer coisa nas mesquitas, exceto Allāh. Allāh disse:

قد نرى تقلب وجهك في السماء فلنولينك قبلة ترضاها فول وجهك شطر المسجد الحرام وحيث ما كنتم فولوا وجوهكم شطره وإن الذين أوتوا الكتاب ليعلمون أنه الحق من ربهم وما الله بغافل عما يعملون

“Então, Nós vamos te voltar para uma Qiblah (direção da oração) que te agrade, então volta tua face em direção a Al-Masjid Al-Harām (em Makkah). E onde quer que vocês estejam, então voltem as suas faces nessa direção.” [Al-Baqarah (2): 144]

وَأَنَّ الْمَسَاجِدَ لِلَّهِ فَلَا تَدْعُوا مَعَ اللَّهِ أَحَدًا

“E as mesquitas são para Allāh, então não invoquem a nada junto com Allāh.” [Jinn (72):18]

O Profeta ﷺ disse:

“Uma oração na minha mesquita é melhor do que mil orações em qualquer outro lugar, exceto na Mesquita Sagrada e uma oração na Mesquita Sagrada é melhor do que cem mil orações em qualquer outro lugar.” [Ibn Majah]

E o Profeta ﷺ também disse:

“Não impeçam as servas de Allāh de visitarem as mesquitas de Allāh. Eles podem ir (para a mesquita) não tendo se perfumado.” [Abu Dawūd, nº 565]

Então as não devem ser impedidas de visitar as mesquitas.

Atividades e Questões:

  1. As maiores mesquitas do mundo são na Arábia Saudita: Al-Masjid Al-Harām em Makkah, Al-Masjid An-Nabawī em Madīnah e Masjid Quba em Madīnah. Procure essas Mesquitas no Wikipédia e compare seus tamanhos a Mesquita local.
  2. Há uma grande mesquita em Istambul – Turquia chamada “A Mesquita Azul” que os turistas visitam frequentemente.  Procure no Wikipédia e ache o que os turistas devem ver antes de entrarem.
  3. Visite os websites salafimasjid.com e masjidibnbaz.com e procure sobre estas mesquitas.

Fonte original: https://www.abukhadeejah.com/the-mosque-exterior-design-islam-3-1/

Escrito originalmente por: Abu Khadeejah

Traduzido para o português por: ‘Aishah bint Humberto Barletta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s