A Sala de Oração (Musallā) na Mesquita e Suas Características (Islām 3.2)

Objetivos: Compreender as principais características de uma sala de orações (Musallā) e compreender os seus usos. 

A mesquita está no centro da comunidade muçulmana e a sala de orações (Musallā) é a parte mais importante da mesquita. Homens e mulheres entram na sala de orações por portas separadas. Os homens oram na frente imediatamente atrás do Imām e as mulheres oram atrás dos homens. Algumas mesquitas têm salas de oração separadas para mulheres por um dos dois motivos:

  1. O salão principal não consegue acomodar um grande número.
  2. Para que não se distraiam.

Mulheres (e homens) são obrigados a manter estrita segregação e código de vestimenta na mesquita. Tudo na sala de oração é projetado para criar a atmosfera certa para a oração – livre de distrações mundanas. É importante que os muçulmanos tratem a mesquita com respeito e a mantenham limpa e livre de odores desagradáveis. Um muçulmano não tem permissão para comparecer à mesquita depois de comer alho e cebola crus devido ao odor que prejudica os Anjos e outros devotos – o mesmo se aplica a outros odores desagradáveis. A maioria das mesquitas tem uma sapateira na entrada para manter o salão de orações livre de sujeira. É claro que um muçulmano pode orar em seus sapatos – na verdade é Sunnah fazê-lo, assim como também é Sunnah não orar neles (então ambos devem ser praticados) – mas para manter a limpeza do salão de orações, a maioria das mesquitas proíbe o uso de sapatos – no entanto, remover os sapatos não é uma exigência da Sharī’ah. As prateleiras de sapatos devem ser cuidadosamente organizadas, porque milhares de pessoas podem estar tentando encontrar seus sapatos após a oração!

Qiblah e Minrāb: A direção da oração em qualquer mesquita é em direção a Makkah. Muitas mesquitas mostram essa direção usando um Mihrāb, que é um nicho ou alcova na frente da mesquita onde o Imām está. Este Mihrāb na verdade não foi usado pelo Profeta ﷺ ou pelos Khalifas corretamente guiados, então é melhor evita-lo de acordo com a maioria dos estudiosos Salafis. Makkah fica ao sudeste do Reino Unido, então esta é a Qiblah (ou direção de oração) para os muçulmanos que vivem de lá. Quando os muçulmanos se concentram em uma única direção na oração, eles são lembrados de que suas vidas devem se concentrar na adoração de apenas um Deus. Eles também sentem que são parte de uma grande comunidade mundial que tem estado nessa direção em oração por mais de 1400 anos – e mesmo antes disso, de acordo com os estudiosos do Qur.ān. O Mihrāb às vezes é muito decorado, mas também pode ser simples para não distrair os adoradores (e isso é melhor). O Imām fica no Mihrāb para liderar a oração, mas isso também deve ser evitado, uma vez que não há evidência textual para a prática e muitas vezes bloqueia a visão dos adoradores que devem seguir suas ações. Portanto, é melhor evitar construir um Mihrāb em uma Mesquita, devido à ausência de evidência que comprovem sua permissão.

Mimbar (Púlpito): Quando o Imām profere seu sermão (Khutbah), ele fica em um Mimbar que é construído ou colocado na frente da sala de oração. Consiste em três etapas. Deve ser simples, mas algumas mesquitas o tornam um elemento decorativo ornamentado, que também não é correto de acordo com muitos estudiosos. Seu propósito é simplesmente permitir que a congregação veja e ouça o pregador (Khatīb).

Sala de orações (Musallā): A sala de orações, como o resto da estrutura da mesquita, não deve conter fotos ou estátuas. Isso porque a criação de imagens de humanos e animais (mostrar seus rostos) foi proibida pelo Profeta Muhammad ﷺ. Imagens e elementos decorativos excessivamente em uma mesquita distraem as pessoas da adoração. Além disso, imagens do Profeta ou de qualquer outro Profeta (ou Companheiro) são estritamente proibidas. Os muçulmanos acreditam fortemente que Allāh não pode ser representado por imagens e desenhos porque Ele é o Único, livre de qualquer semelhança com a Criação. Os muçulmanos rejeitam totalmente a adoração de imagens, estátuas e quadros porque apenas Allāh deve ser adorado e Ele não pode ser representado por imagens. Em vez disso, muitas mesquitas decoram as paredes e a cúpula om versículos do Qur.ān ou da Shahādah. No entanto, mesmo essa não era a prática do Profeta nem dos Khalifas corretamente guiados. Um Mesquita deve ser limpa, confortável, serene e acolhedora. Deve ter prateleiras para o Qur.ān para que as pessoas possam ler e memorizar. Também deve ter livros religiosos autênticos e livros de Tafsīr (comentários do Qur.ān), porque a Mesquita também é um lugar de estudo e contemplação.

O chão e carpete: O tapete de oração pode ter um padrão simples que marca o espaço para cada pessoa orar. É colocado de forma que os adoradores fiquem de frente para Makkah em fileiras. Eles ficam em pé, com pé de uma pessoa encostando com o pé da outra e ombros com ombros, não deixando nenhum espaço (entre uma pessoa e outra na fileira) para que o Shaytān não passe entre eles. Em uma parede do corredor, muitas vezes há um mostrador de relógio ou um horário que mostra os horários das cinco orações diárias e a oração da sexta-feira (Jumu’ah).

Questões:

Explique e descreva cada uma das seguintes palavras:

  1. Musalā
  2. Qiblah
  3. Mihrāb
  4. Carpete
  5. Mimbar

Tradução: ‘Aishah bint Humberto Barletta.

Texto original em: https://www.abukhadeejah.com/the-prayer-hall-musalla-in-the-mosque-and-its-features-islam-3-2/

Texto originalmente escrito por: ‘Abu Khadeejah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s