Fé, Moralidade e Ética Islâmica [Ética 1.1]

A ética é definida como o estudo da moralidade que ajuda a informar as pessoas no momento de decidir o que é um comportamento certo e errado em uma determinada situação. Essa decisão pode envolver algo trivial, como comer uma barra de chocolate em vez de uma maçã no caminho para casa! Também pode ser algo muito importante e de longo prazo, como a recusa de um muçulmano em beber álcool. Essas decisões para um muçulmano envolvem buscar a orientação de Deus (Allāh). Por exemplo: comer chocolate é aceitável com moderação, beber álcool não.

A Fé Islâmica

O Islām é a religião seguida pelos muçulmanos. A definição do Islām é: “Submeter-se a Deus adorando somente a Ele, se submeter a Ele em obediência e abandonar a idolatria.” Os muçulmanos acreditam que quem fizer isso sinceramente estará verdadeiramente em paz consigo mesmo e com sua vida, independentemente das provações que enfrente.

Objetivo de um Muçulmano

O objetivo do muçulmano em sua vida é agradar Allāh adorando-O Sozinho e, fazendo isso, ele entra no Paraíso depois da morte. Um muçulmano atinge o agrado de Allāh e o Seu Paraíso através de viver uma vida “ética” por:

  1. Sincera observação religiosa do Caminho do Profeta ﷺ: Shahādah (Testemunho de Fé), Ṣalāh (orações diárias), Zakāh (caridade), Sawm (jejum), Hajj (peregrinação) e outras obrigações tais como a Umrah, Oração da Sexta-feira etc.
  2. Levando uma vida virtuosa, mantendo-se longe do que Allāh proibiu e sendo uma pessoa moralmente correta: generosa, gentil, modesta, misericordiosa, humilde, sincera etc.

Alcorão, Sunnah e Ḥadīth

Este modo de vida ético é guiado pelo Alcorão e pela Sunnah. Os muçulmanos acreditam:

  1. O Alcorão é verdadeiramente a Fala de Allāh que foi revelado a Muḥammad ﷺ, trazido a ele pelo Anjo Gabriel (Jibrīl). O mesmo Anjo que trouxe a Revelação aos outros Profetas, como Abraão, Moisés e Jesus (que a paz esteja com eles).
  2. A Sunnah é o “caminho” ou “maneira” do Profeta Muḥammad ﷺ que consiste em quatro questões: I. Seus ditos. II. Suas ações. III. Suas aprovações silenciosas. IV. Suas características.
  3. O Ḥadīth (plural: aḥadīth) é a tradição oral e escrita do Profeta ﷺ: os ditos, ações, aprovações silenciosas e características do Profeta ﷺ relatadas; estes estão em livros compilados de ḥadīth, tais como Sahīh Al-Bukhārī, Sahīh Muslim, Abu Dawūd etc.

Os muçulmanos, e especificamente os “Salafis” acreditam que o Alcorão e a Sunnah são atemporais e podem ser praticados ao longo dos séculos. Eles acreditam que o Islām é para todas as pessoas, todas as raças e todos os tempos. Os muçulmanos salafis acreditam que a Sunnah é um guia para o Alcorão e explica o Alcorão. O modo de vida religioso promovido no Alcorão e na Sunnah não é amplamente aberto a interpretações. Os salafis acreditam que tanto o Alcorão quanto a Sunnah devem ser entendidos como os Discípulos (Sahābah) do Profeta ﷺ os entendiam.

Questões:

  1. Explique o termo ética.
  2. Qual é o seu objetivo na vida? Isso está de acordo com o ensinamento da ética islâmica? Explique.
  3. Como você intenciona alcançar esse objetivo?

Muçulmanos ao Redor do Mundo e na Grã-Bretanha:

Muitos países islâmicos são governados por muçulmanos de acordo com sua fé e o ensino do Alcorão e Ḥadīth. Eles podem ouvir o chamado para fazer a oração, não podem coabitar com o sexo oposto e devem se casar se quiserem constituir uma família, não podem beber álcool, apostar e assim por diante. Portanto, essas leis ajudam os muçulmanos a viver uma vida mais islâmica. Crimes como estupro, pedofilia e assassinato acarretam punições severas porque são: a) crimes destrutivos b) vão contra os ensinamentos islâmicos c) arruínam a construção da sociedade civil.

O governo britânico é um governo secular (ou seja, não baseado na religião). Permitindo práticas que os muçulmanos não podem práticas, como beber álcool, comer carne de porco, participar de transações de juros, ter relações sexuais antes do casamento. No entanto, os muçulmanos não precisam participar de práticas que vão contra a sua fé. Muitas práticas ocorreram em Makkah (Meca) quando o Profeta ﷺ viveu lá durante os primeiros treze anos de sua missão profética, sendo a pior delas a idolatria. Outras oposições ao Islām também ocorreram (como o assassinato de meninas), mas ele perseverou com paciência com o povo e não desistiu de chamá-los para adorar somente a Allāh e à boa conduta e moral. Ele ﷺ vivia entre eles e tinha grande preocupação com seu bem-estar espiritual.

O Alcorão é a principal fonte de religião e autoridade ética/moral no Islām. A Sunnah complementa o Alcorão e o ensina. Os Salafis acreditam que o Alcorão e a Sunnah são ambas Revelações de Allāh e elas são a base da crença, lei, religião e ética. A Sunnah do Profeta ﷺ foi observada pelos seus Discípulos (os Sahābah) e memorizada e então repassadas através da palavra de boca e escrita para as gerações seguintes.

Discussão:

Você acha que o muçulmano deve fazer o que quer que seja legalmente permitido no seu país, mesmo se a sua fé não permite isso? Dê as suas razões e as liste.

Questões:

  1. Explique a diferença de Alcorão, Sunnah e Ḥadīth.
  2. Por que você acha que os muçulmanos são perspicazes em seguir o exemplo do Profeta Muḥammad ﷺ? Use alguns versículos do Alcorão ou Ḥadīth para expressar o seu ponto.
  3. Explique por que algumas pessoas acreditam que o Islām é um pouco desatualizado? Como um muçulmano responderia? O Islām permite tecnologias modernas? Você pode dar exemplos de casos em que os muçulmanos adoraram a vida moderna e se mantiveram firmes nos ensinamentos do Alcorão e da Sunnah?

Resumo:

Você deve compreender a ligação em fé e ética no contexto do Islām; que os muçulmanos são guiados em seus valores morais e perspectivas pelo Alcorão e pela Sunnah.

Tradução: ‘Aishah bint Humberto Barletta.

Texto original em: https://www.abukhadeejah.com/educate-yourself-ethics-1-1-faith-and-ethics-redstone-academy/

Texto originalmente escrito por: ‘Abu Khadeejah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s