O Mu’adhin e o Palavreado do Adhān e do Iqāmah – O Chamado Para a Oração [Islām 3.4]

Objetivos: Saber e entender o papel do mu’adhin e o uso e significado do adhān.

Mu’adhin:

O mu’adhin é a pessoa que chama os muçulmanos à oração e o adhān é o próprio chamado da oração. As únicas qualificações necessárias para ser um mu’adhin são:

  • Ser um bom muçulmano que conhece as regras em torno do adhān, boa pronúncia e uma voz forte.

No tempo do Profeta ﷺ, o mu’adhin ficaria fora da mesquita, numa parede ou num telhado e chamaria os adoradores à oração cinco vezes por dia. Em tempos posteriores, seria chamado a partir dos minaretes e hoje em dia a partir de microfones amplificados com alto-falantes que são colocados nos minaretes ou no topo das mesquitas. Isto significa que, independentemente do local onde as pessoas se encontrem na cidade de um país muçulmano, podem ouvir o adhān. Nos países não muçulmanos, o adhān é chamadoo na mesquita ou mesmo fora dela. A Sunnah é chamar fora da mesquita e não dentro dela. Nos nossos tempos, os mu’adhins tornaram-se “celebridades” e países como a Turquia tem concursos de adhān – isto é reprovado pelos estudiosos muçulmanos porque muitos destes mu’adhins alongam as palavras do adhān ou mesmo cantam o adhān o que não faz parte da Sunnah. Os aplicativos de smartphones podem tocar agora o adhān para cada oração.

Nota: não confundir a palavra mu’adhin com a palavra adhān.

O Adhān

As próprias palavras árabes do adhān são um lembrete de algumas das verdades mais importantes do Islām. Recordam também aos muçulmanos que devem parar o que quer que estejam a fazer e responder ao chamado de Allāh para O adorarem. Podemos ver isto na oração da alvorada que inclui uma frase extra: “A oração é melhor do que dormir” (as-salātu khayrun minan-nawm). Qualquer viajante visitante saberá que está num país muçulmano quando ouvir o adhān; é um sinal da fé do povo.

O Mu’adhin em Ação:

4:30 da manhã, Cario, Egito. Como em outros países muçulmanos, no silêncio da madrugada antes do nascer do sol, uma simples voz começa à distância, aumentando e diminuindo com frases repetidas, ela começa a ecoar em torno da cidade. É captada por outros vozes à esquerda e à direita, perto e longe, até o céu inteiro estar cheio de som. No Reino Unido (e no Brasil), o mesmo som vem de um despertador ao lado de uma muçulmana adormecida que a acorda com um início. Ela sai da cama e vai à casa de banho para fazer o wuḍū, depois oferece a primeira oração do dia. Os mu’adhins de centenas de mesquitas de todo o país também chamam o adhān nesta madrugada e adoradores devotos fazem o seu caminho até o Masjid.

As Palavras do Adhān

RecitarÁrabe/TransliteraçãoTradução
4xAllāhu akbar, Allāhu akbar ٱللهُ أَكْبَرAllāh é o Maior, Allāh é o Maior.
2xAsh-hadu an-lā ilāha illā allāh أَشْهََدُ أَنْ لاَ إِلَـٰهَ إِلَّا ٱللهُEu testemunho que não há deus verdadeiro, nada é digno de adoração, exceto Allāh.
2xAsh-hadu anna Muhammadan-Rasool ullāh أَشْهََدُ أَنَّ مُحَمَّدًا رُسُولُ ٱللهEu testemunho que Muḥammad é o Mensageiro de Allāh.
2xHayya ‘alas-ṣalāh حَيَّ عَلَىٰ ٱلصَّلاةApressem-se à oração.
2xHayya ʿalal-falāḥ حَيَّ عَلَىٰ ٱلْفَلاَحApressem-se ao sucesso.
2xAs-salatu Khayrun Minan-nawm ٱلصَّلاَةُ خَيْرٌ مِنَ ٱلنَّومA oração é melhor do que o sono (somente no adhān do Fajr.)
2xAllāhu akbar الله أكبرAllāh é o Maior.
1xLā ilāha illā-Allāh لا إله إلا اللهNão há deus verdadeiro digno de adoração, exceto Allāh.

Algumas pessoas falam o adhān aos ouvidos de um recém-nascido, no entanto a narração que atribui isso ao Profeta ﷺ não é autêntica, pelo que as pessoas de conhecimento não o recomendam – e, por isso, não é uma Sunnah (uma tradição profética).

O que é o Iqāmah

Há outro chamado à oração que é feito e que se chama de iqāmah. Isto é feito quando o Imām está pronto para liderar a oração. As palavras do iqāmah são muito semelhantes às palavras do adhān e são recitadas como se segue:

RecitarÁrabe/TransliteraçãoTradução
1xAllāhu akbar, Allāhu akbar ٱللهُ أَكْبَرAllāh é o Maior, Allāh é o Maior.
1xAsh-hadu an-lā ilāha illā allāh أَشْهََدُ أَنْ لاَ إِلَـٰهَ إِلَّا ٱللهُEu testemunho que não há deus verdadeiro, nada é digno de adoração, exceto Allāh.
11xAsh-hadu anna Muhammadan-Rasool ullāh أَشْهََدُ أَنَّ مُحَمَّدًا رُسُولُ ٱللهEu testemunho que Muḥammad é o Mensageiro de Allāh.
1xHayya ‘alas-ṣalāh حَيَّ عَلَىٰ ٱلصَّلاةApressem-se à oração.
‘xHayya ʿalal-falāḥ حَيَّ عَلَىٰ ٱلْفَلاَحApressem-se ao sucesso.
2xqad qāmat aṣ-ṣalāh

قد قامت الصلاة
A oração iniciou.
1xAllāhu akbar الله أكبرAllāh é o Maior.
1xLā ilāha illā-Allāh لا إله إلا اللهNão há deus verdadeiro digno de adoração, exceto Allāh.

Uma vez que o iqāmah é feito o Imām inicia a oração e os adoradores atrás dele seguem seus movimentos na adoração do seu Senhor, Allāh.

O Que é Que o Mu’adhin Fala Se Chover Ou Se Houver Uma Crise e as Pessoas Tiverem de Rezar Em Casa?  – Texto escrito por: The Salafi Masjid, Wright St, Birmingham, B10 9SP

As Mesquitas continuam a chamar o adhān durante o Coranavírus, mas com o palavreado ligeiramente alterado:

‘Abdullāh bin ‘Abbās, raḍiAllāhu ‘anhum, narrou que ele disse ao mu’adhin em um dia de chuva:

“Quando chamar para o adhān e diga:

‘Eu testemunho que não há deus verdadeiro, digno de adoração, exceto Allāh; eu testemunho que Muḥammad é o Mensageiro de Allāh.’ Depois disso não diga: ‘Venham para a oração.’ Ao invés disso, diga: ‘Rezem em suas casas.’ O narrador disse: ‘Isso foi como se as pessoas desaprovassem isso.’ Então, Ibn ‘Abbās, raḍiAllāhu ‘anhu, disse: ‘Vocês estão impressionados? Aquele que era melhor do que eu, fez isso (ou seja, o Mensageiro de Allāh ﷺ). A oração Jumu’ah é sem dúvida obrigatória, mas eu não gosto de coloca-los em dificuldade tal que você deva sair e andar na lama e na chuva.” [Abu Dawūd, nº 1066 e foi considerado sahīh por Al-Albānī]

Questões e Discussão:

  1. Discutir se os muçulmanos devem ser autorizados a transmitir o adhān a partir de mesquitas na Grã-Bretanha. Dê as suas razões e esteja preparado para discutir as suas ideias com a turma.
  2. Encontre três crenças muçulmanas no adhān e escreva-as.
  3. Escreva cada uma das linhas do adhān (em transliteração em português ou melhor ainda em árabe, se puder) após memorizar as palavras.
  4. O que é um Mu’adhin? O que é o adhān?
  5. Qual é a redacção extra acrescentada ao amanhecer no adhān?
  6. Quando é que o iqāmah é chamado?

Tradução: ‘Aishah bint Humberto Barletta.

Texto original em: https://www.abukhadeejah.com/the-muadhin-the-adhan-and-the-iqamah-the-call-to-prayer-islam-3-4/

Texto originalmente escrito por: ‘Abu Khadeejah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s