O Papel do Imām e o Aparecimento de Mulheres Imāms nas Mesquitas (Islām 3.5)

Objetivos: Saber e ser capaz de explicar o papel do Imām.

Imām:

“Uma pessoa que lidera as orações congregacionais” (ou seja, as orações em Jamā’ah). Também pode-se referir ao governante muçulmano ou um grande sábio. Tenha certeza que você use a palavra no seu contexto correto.

O Papel do Imām:

Se dois ou mais muçulmanos estão fazendo a oração juntos, um será escolhido para atuar como Imām. Quando uma família ora junta, o pai é o Imām. Ele irá se direcionar para a Qiblah (isto é, Makkah) e as pessoas tomarão seus lugares atrás dele. As fileiras diretamente atrás dele consistem em homens e atrás dos homens, as mulheres. Hoje, o título de Imām é usado para aquele nomeado pelo comitê da mesquita para liderar as orações, fazer o sermão de sexta-feira (khutbah), conduzir os funerais e fornecer orientação e conselhos sobre questões de crença e comportamento muçulmano. Um Imām também ensinará árabe, recitação do Alcorão e estudo. Isso dá ao Imām muita influência na mesquita, então ele deve ser um homem culto e piedoso, que segue os ensinamentos islâmicos e é um bom exemplo.

Qualidades de um Imām:

Um Imām irá ser alguém respeitado pelas pessoas por sua visão, seu conhecimento, sua aderência religiosa e por sua maneira de conduzir sua vida. Um Imām com esta responsabilidade não pode ser uma pessoa que é ignorante das crenças e metodologias islâmicas – ele deve ser bem conhecedor de “fatwas” dos grandes sábios muçulmanos dos nossos tempos e dos tempos passados. Ele será sensato em seu entendimento de como esse ensinamento pode ser aplicado a situações modernas. Ele não deve ser um extremista ou agitador político, já que esse não é do comportamento do Profeta ﷺ. Ele deve ser uma influência sensata e calma. Da mesma forma, ele não deve ser um pecador aberto e alguém deficiente em completar as obrigações. É importante nos países do Ocidente que ele seja capaz de entender árabe, falar inglês e ser capaz de se comunicar bem com os adoradores. Se ele fala eloquentemente, então isso é ainda melhor. Ele deve ser capaz de entender a maneira de vida das pessoas que ele está ajudando – então no Reino Unido ou nos Estados Unidos (n.t. ou em qualquer outro país do Ocidente), ele deve ter um bom entendimento da cultura e do ambiente. O Profeta ﷺ informou a Mu’ādh ibn Jabal do tipo de pessoas e das circunstâncias no Iémen antes de mandá-lo para lá, de modo que ele seria um chamador sensato e capaz: “Eu estou te enviando para o povo dentre o Povo do Livro (Judeus e Cristãos), então que a primeira coisa para a qual você os chame seja: que eles estabeleçam a adoração de Allāh sozinho.” Tenham em mente que o Profeta ﷺ enviou Mu’ādh porque ele era dentre os mais conhecedores dos seus Companheiros – mostrando a importância do conhecimento quando se está pregando. O Imām deve ser capaz de apresentar o Islām para os não-Muçulmanos, falar diretamente com as pessoas jovens e entender as suas preocupações.

As pessoas jovens são encorajadas a ir a Mesquita, mas eles frequentemente somente entendem inglês (n.t., ou no caso do Brasil, português), então o Imām deve ser capaz de alcançá-los na língua que eles entendem. É importante que o Imām (ou qualquer outro professor religioso) faça a sua conversação interessante e relevante para eles, tanto no que ele diz assim como em como ele apresenta isso. Não significa que ele deve simplificar o conhecimento religioso, ao invés disso ele deve manter um alto padrão de ensinamento e expectativa – e ao mesmo tempo ele dever fazer esse ensinamento acessível e interessante. Então ele começa com [os ensinamentos] essenciais da Religião: os pilares do Islām e do Imān (fé).

O Imām, com o suporte do comitê islâmico, pode fazer da Mesquita um importante centro para todos os muçulmanos da comunidade. O “Salafi Mosque” (salafimosque.com) executa atividades em diferentes línguas incluindo inglês, árabe, francês e somali para atender as necessidades de muitas diferentes nacionalidades que vivem na área. Há classes regulares no decorrer da semana, mais de vinte de fato, assim como classes de Qur.ān e Árabe para jovens e adultos, homens e mulheres. Também há um edifício de escola de tempo integral no fundo da Mesquita e uma livraria islâmica em frente.

O Imām pode ser mulher?

Se elas fazem a oração entre si, mulheres e meninas, então, sim. Uma das mulheres lidera as outras mulheres na oração, ficando em pé no meio das outras na primeira fileira. Isto é provado pelo ḥadīth e as tradições dos Companheiros. Portanto, não é provado por qualquer texto do Qur.ān ou da ḥadīth nem que as mulheres lideraram homens na oração no tempo do Profeta ﷺ ou no tempo dos seus Companheiros ou nas primeiras gerações e séculos. A jurisprudência islâmica (fiqh) é claro na designação de homens como Imām das Mesquitas e como Mu’adhin (chamador do adhān). Aqueles que advogam mulheres liderando a oração nas Mesquitas e dando o sermão da sexta-feira tem uma questão inovada que nunca foi praticada no tempo do Profeta ﷺ e seus Companheiros – e é, portanto, proibido.

No Islām, é dado as mulheres um status alto e nobre e Allāh designou a elas papeis, assim como Ele fez para os homens – e Allāh recompensará as mulheres com o Paraíso assim como Ele recompensará os homens também, contanto que eles O adorem e O obedeçam como Ele prescreveu e cumpram com seus respectivos deveres.

O Qur.ān e o Ḥadīth, ao contrário das outras escrituras, foi preservado e é facilmente acessado, então uma pessoa não pode inventar doutrinas, ideologias e práticas sobre o pretexto que a fé islâmica é “incompleta”. Ao contrário, o Qur.ān e a Sunnah foram completados e aperfeiçoados no tempo de vida do Profeta ﷺ. A fé islâmica não menospreza ou rebaixa as mulheres ao mais baixo grau. Allāh favorecem os obedientes e piedosos sem levar em consideração o gênero, a riqueza ou a cor de pele. Alguns anos atrás, Amina Wadud foi convidada para liderar as orações de sexta-feira para os homens no Reino Unido. O próprio coração do Islām em Makkah e Madinah (e em outros lugares) nunca tinham visto tal visão, mas os organizadores “tinham certeza” de que ela tinha as qualidades certas – mas ela tinha o direito de liderar as orações de acordo com os textos islâmicos, tradição profética, consenso das primeiras gerações ou pelas regras de jurisprudência?

Questões:

Uma mesquita precisa indicar um novo Imām. Imagine que você esteja escrevendo a descrição do trabalho para essa posição.

  1. O que você espera que o Imām faça?
  2. Qual é o tipo de caráter e personalidade o Imām deve ter?
  3. Qual seria o seu conselho para uma mulher que desejasse ser o Imām de uma mesquita?
  4. Você acha que os Imāms que você escutou nos sermões da sexta-feira se conectam com os jovens? O que eles podem fazer para alcançar os jovens?

Tradução: ‘Aishah bint Humberto Barletta.

Texto original em: https://www.abukhadeejah.com/the-role-of-the-imam-and-the-appearance-of-female-imams-in-mosques-islam-3-5/

Texto originalmente escrito por: ‘Abu Khadeejah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s