

Imām Abu ‘Uthmān Ismā’īl as-Sābūnī (M. 449H), rahimahullāh, disse:
“Um dos sinais distintivos do Ahlus-Sunnah é seu amor pelos Imāms da Sunnah, e seus Eruditos e seus ajudantes e seus aliados – e também seu ódio pelos Imāms da bid’ah (inovação), aqueles que convidam para o Fogo do Inferno.”
‘Aqīdatus-Salaf As-hāb al-Hadīth (171)
Quando as inovações se espalharam e os adeptos da Sunnah tornaram-se poucos em número, e o Ahlul-Bid’ah alegaram que eles estavam sobre a verdade e esconderiam seu desvio, o Ahlus-Sunnah testaria aqueles que tivessem dúvidas.
Sufyān Ath-Thawrī(M.161H), rahimahullāh, disse:
“Teste as pessoas do Mawsil (no Iraque) com o Mu’āfā ibn ‘Imrān.”
Tahdhīb al-Kamāl (28/153), Siyar (9/82) e at-Tahdhīb (10/181)
Abdur-Rahmān ibn Mahdī, rahimahullāh, disse:
“(Teste) O povo de Basrah com Ibn `Awn, então se você vir um homem que o ama, então fique à vontade com ele. Para o povo de Kūfah, é Mālik ibn Mighwal e Zā’idah ibn Qudāmah, então se você encontrar um homem que o ama, tenha esperança em sua bondade. Quanto ao povo do Shām (Síria, Jordânia, etc) é Al-Awzā’ī (falecido em 157H) e Abu Is-hāq al-Fazārī. Para o povo do Hijāz, é Malik ibn Anas (M. 179H).”
Al-Lālikā’ī (41), Tarīkh Dimashq (7/128)
Ahmad ibn ‘Abdullāh ibn Yūnus, rahimahullāh, disse:
“Teste as pessoas do Mawsil com Mu’āfah ibn ‘Imrān e se eles o amam então eles são do Ahlus-Sunnah e se eles o odeiam, então eles são do Ahlul-Bid’ah – assim como o povo de Kūfah deve ser testado com Yahyā.”
Al-Lālikā’ī (28)
Ibn Mahdī, rahimahullāh, disse:
“Se vocês veem uma pessoa de Basrah amando Hammād ibn Zayd, então ele é uma pessoa da Sunnah.”
Al-Jarh wat-Ta`dīl de Ibn Abī Hātim (1/183), al-Lālikā’ī (38)
Qutaibah ibn Sa`īd, rahimahullāh, disse:
“Se você vir um homem amando o Povo do Hadīth, como: Yahyā Ibn Sa’īd, ‘Abdur-Rahmān Ibn Mahdī, Ahmad Ibn Muhammad Ibn Hanbal, Ishāq Ibn Rāhawaih, então ele está na Sunnah. Aquele que se opõe a eles, sabe que ele é um inovador (mubtadi ‘).”
Al-Lālikā’ī (59), Sharaf As-hāb al-Hadīth (143)
Benefícios do livro: Lammud-Durr al-Manthūr min al-Qawlil-Ma’thūr, de Jamāl al-Hārithī.
E nestes tempos dizemos: Se você encontrar uma pessoa que ama Ibn Bāz, al-Albānī, Ibn Uthaymīn, os grandes eruditos desta era (rahimahumullāh). E da mesma forma, Sālih al-Fawzān, Ahmad an-Najmī (rahimahullāh), Rabī’ ibn Hādī, Muhammad Amān al-Jāmī (rahimahullāh), Muqbil bin Hādī (rahimahullāh), Zayd al-Madkhalī e seus semelhantes, Ubaid al-Jābirī, então saiba que ele é um homem da Sunnah, pois amá-los é um sinal distintivo do Ahlus-Sunnah. E ter ódio e inimizade por eles é um sinal distintivo do Ahlul-Bid’ah.
Veja Sharh ‘Aqīdat us-Salaf As-hāb Al-Ḥadīth, pág. 347) do Shaykh Rabī’ para a permissibilidade de tal comentário.
Fonte: https://www.abukhadeejah.com/testing-a-person-by-his-love-for-ahlus-sunnah-or-his-dislike-of-them/
Escrito por: Abu Khadeejah
Traduzido para o português por: ‘Aishah bint Humberto Barletta